Reportagem BnR – Outra mentalidade, outro espetáculo: um(a) Fortuna no Futebol

À PROCURA DE SE AFIRMAR NA ELITE RESTRITA

Usando uma analogia da sociedade da Idade Média, o Fortuna não é um clube tão histórico como muitos que frequentam atualmente a elite alemã, mas é um verdadeiro pequeno burguês à procura de se voltar a afirmar. Com um palmarés consistente, ninguém lhe tira os troféus que até agora já conquistou (uma 1. Bundesliga, duas 2. Bundesliga e duas DFB Pokal – a última em 1980) e isso é tão certo como o céu ser azul. Falta apenas encontrar o seu caminho, que aviso já que será difícil, para se afirmar, novamente, no Futebol alemão.

O estádio pintou-se de vermelho e branco mesmo com a equipa no antepenúltimo lugar da 1. Bundesliga… Algo há a aprender nesta pequena cidade alemã!
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

Foi uma viagem a uma cidade que me mostrou que há muito ainda para aprender com o Futebol germânico, tanto dentro como fora das quatro linhas. Como se costuma dizer, foi um verdadeiro «banho de bola» que não só me fez olhar de outra forma para a Liga Alemã, mas também para a nossa, a Liga Portuguesa, que não está em crise… Não! Está no fundo de um poço à espera de ser resgatada. Se oportunidade houver para experienciar momentos como estes? Vão sem pensar duas vezes. Dos tubarões aos mais modestos, a experiência fora de Portugal é 100% diferente e especial.

Ah! Ao sairmos do estádio, tivemos de esperar numa longa fila para chegar ao metro e estávamos acompanhados por um adepto do Borussia. Felicíssimo mostrava com orgulho, através de cânticos, que o seu clube tinha ganho a um rival. Os do Fortuna respondiam com picardia, relembrando que o Borussia Mönchengladbach estava eliminado da DFB Pokal, a Taça da Alemanha. Por isso, aquilo que mais se ouvia era «Nós vamos a Berlim!». Apesar de tudo, respeito foi a palavra que sempre esteve acima de tudo e de todos, tal como ao longo do dia.

A incerteza quanto à situação no clube paira e o “medo” de voltar a ser despromovido já é um sentimento que consome os adeptos do Fortuna Düsseldorf
Fonte: João Barbosa/Bola na Rede

Dentro do metro na volta para o centro da cidade um novo habitat, mas o mesmo respeito sempre. Adeptos do Fortuna Düsseldorf e do Borussia Mönchengladbach continuavam a entoar cânticos uns contra os outros, mas sempre com a mesma amizade. E assim seguiu o comboio da 1. Bundesliga. Os clubes não saíram da mesma posição: o Fortuna continua a sofrer perto da zona de despromoção e o Borussia a lutar pelo título. Mas quem diria que ao longo de todo o texto «violência» não foi uma palavra presente. Assim é o Futebol e assim é o Futebol alemão.

Foto de Capa: Manuela Baptista Coelho / Bola na Rede

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da novela: Jonathan David define futuro e vai jogar na Serie A

A Juventus garantiu a contratação de Jonathan David. O avançado internacional canadiano vai assinar a custo zero.

Jogo entre Borussia Dortmund e Monterrey do Mundial de Clubes esteve em risco de suspensão devido a cânticos homofóbicos

O encontro entre o Borussia Dortmund e o Monterrey esteve em risco de ser suspenso devido a cânticos homofóbicos proferidos pelos adeptos nas bancadas.

Real Madrid x Borussia Dortmund não vai ter duelo entre os irmãos Bellingham

O Real Madrid x Borussia Dortmund dos quartos de final do Mundial de Clubes tem uma baixa de peso: Jobe Bellingham.

Está definido o quadro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid e o Borussia Dortmund foram as últimas equipas a garantirem a qualificação para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.