5 jogadores do Brasileirão que podem dar o salto para a Europa

    Está terminada mais uma edição do Campeonato Brasileiro de futebol, vulgo Brasileirão. A SE Palmeiras, de Abel Ferreira, voltou a vencer uma corrida que teve tanto de louca quanto de dramática pelo título de campeão, mas é impossível não olhar para a monumental avalanche do Botafogo FR. Noutras lutas, o Santos FC caiu para a Série B pela primeira vez na sua história, num ano marcado também pela morte do ‘Rei’ Pelé. O Vasco da Gama, juntamente com o Bahia, resistiu à pressão e venceu na última ronda, conseguindo manter-se na elite do futebol brasileiro.

    Numa prova sempre marcada pelo talento – quase que já se pode dizer que é uma herança genética do povo brasileiro -, o Brasileirão 2023 foi de valorização, afirmação e revelação para alguns jogadores.

    Excluindo os ‘adolescentes’ Endrick, que está a caminho do Real Madrid CF, Vítor Roque, de malas feitas para Barcelona, e Gabriel Moscardo, cobiçado em Inglaterra, segue-se a lista de cinco jogadores brasileiros já preparados para sair do Brasileirão e dar o salto rumo ao futebol europeu.

    5.

    Nino (Fluminense FC) – Não é propriamente um jovem e até começou a ‘dar cartas’ mais tarde do que é ‘normal’ nos dias de hoje, mas Nino voltou a mostrar esta temporada que está mais do que na altura de rumar ao futebol europeu. Não é por acaso que o central brasileiro de 26 anos é capitão, patrão da defesa tricolor e um dos jogadores mais utilizados por Fernando Diniz, esta época. Peça fundamental na conquista da Taça Libertadores, Marcílio Filho (Nino no mundo do futebol) já começou a despertar o interesse de alguns clubes europeus, dos quais se destaca o atual campeão neerlandês, o Feyenoord.

    A estampa física – 188 cm e 92 kg – impressiona, mas não resume o atleta do Fluminense. Controla muito bem os timings de corte e antecipação, é imperial no jogo aéreo e exímio no posicionamento. Não é diferenciado com bola, mas está longe de ser caótico. Cumpre.

    A evolução nas mãos de Diniz levou-o a estrear-se recentemente pela Seleção Brasileira. Fez 45 minutos na recente derrota contra a Argentina, no Maracanã. Pelo perfil, preço e também pela qualidade, seria uma boa opção para qualquer um dos ‘grandes’ em Portugal, por exemplo.

    Segundo o transfermarkt, o seu valor de mercado é de sete milhões de euros. O facto de só ter contrato com o ‘Flu’ durante mais um ano poderá beneficiar o possível clube comprador.

    4.

    Paulinho (Clube Atlético Mineiro) – Formado no CR Vasco da Gama, Paulinho estreou-se no futebol profissional com apenas 17 anos. Seguiram-se quatro épocas e meia sem grande sucesso no futebol alemão, ao serviço do Bayer 04 Leverkusen, nas quais realizou 79 jogos, apontou nove golos e assistiu outros quatro.

    No regresso ao Brasil, e pela porta do Atlético Mineiro, os números impressionam e refletem na perfeição aquela que foi a melhor época da carreira do jogador de 23 anos. Paulinho participou em 61 jogos, apontou 31 golos e fez oito assistências, esta temporada. A época super-produtiva do avançado brasileiro valeu-lhe o primeiro prémio individual da carreira – melhor marcador do Brasileirão 2023 – e a estreia com a camisola da ‘canarinha’.

    Juntamente com Hulk, Paulinho foi um pesadelo para as defesas contrárias, participando ativamente em 42% dos golos da sua equipa, só no Campeonato Brasileiro. Na Taça Libertadores, por exemplo, a dependência do extremo brasileiro foi ainda maior – sete golos e quatro assistências em 11 jogos, somando uma participação direta em 79% dos remates certeiros da equipa mineira.

    São dados que não deverão passar ao lado de vários clubes europeus. Não é de esperar que Paulinho venha a ter tubarões no seu encalço, mas está aqui uma boa oportunidade de negócio para alguns clubes da parte cimeira da tabela nas principais ligas europeias.

    Contratualmente ligado ao Atlético-MG até 2026, o seu valor de mercado é de 10 milhões de euros.

    3.

    Lucas Beraldo (São Paulo FC) – O São Paulo é tradicionalmente um dos clubes que mais e melhores jogadores ‘revela’ no continente sul-americano. Kaká, Casemiro, Cafu, Lucas Moura e Éder Militão são alguns exemplos de craques ‘Made in Cotia’. Lucas Beraldo é um dos próximos na lista. Fez a estreia pela equipa principal em 2022, mas foi durante este ano que se impôs definitivamente no Tricolor do Morumbi.

    O jovem central de 20 anos participou em 48 jogos, distribuídos por Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Taça Sul-Americana, e rapidamente agarrou a titularidade na equipa de Dorival Júnior. Foi, aliás, uma das peças fundamentais do tricolor paulista na conquista inédita da Copa do Brasil.

    Beraldo é o segundo central desta lista de jogadores do Brasileirão, mas qualquer tipo de comparação com Nino será injusta para o jovem brasileiro. Ainda tem muito para crescer/evoluir e até é normal que dando o salto para o futebol europeu venha a precisar de um pequeno período de adaptação. No entanto, parece claro que Lucas é um protótipo de ‘central moderno’. E com um potencial gigante. Tendo 182 cm, o atleta do São Paulo não é propriamente dominante no jogo aéreo (disfarça com uma boa capacidade de impulsão), mas dá muito à sua equipa, principalmente com bola. Também por isso – por ter características de central de equipa grande – Beraldo faria muito sentido no futebol português, copiando o percurso de sucesso realizado por Éder Militão, por exemplo.

    É rápido, muito forte no passe, tem uma excelente leitura de jogo e demonstra ser bastante astuto nas antecipações e timings de corte. Beraldo tem um valor de mercado a rondar os seis milhões de euros, mas não deverá sair assim tão barato, até porque o seu contrato só termina no final de 2028.

    2.

    Marcos Leonardo (Santos FC) – O Santos escreveu recentemente a página mais negra da sua história. O clube de Pelé e Neymar desceu para o segundo escalão do Brasileirão após uma derrota caseira perante o Fortaleza EC, por 1-2. Apesar disso, o ‘Peixe’ continua a formar talento, principalmente na frente de ataque. Depois das saídas de Deivid Washington e Ângelo Gabriel (atualmente emprestado ao RC Strasbourg) para o Chelsea FC, deverá seguir-se a saída de Marcos Leonardo. O avançado de apenas 20 anos concluiu a sua quarta época no plantel principal do Santos – estreou-se com 17 anos – e, à semelhança da temporada anterior, voltou a superar a barreira dos 20 golos.

    Durante o verão, foi apontado como possível reforço do Sporting CP, mas os leões voltaram-se para um perfil diferente e escolheram Viktor Gyokeres. Marcos Leonardo atua como ponta de lança, marca a diferença dentro de área (bom finalizador), mas apresenta recursos para ser mais do que um ‘homem de área’. É inteligente a romper as defesas adversárias e suficientemente dotado do ponto de vista técnico para combinar constantemente com os restantes colegas.

    Pessoalmente, não creio que tenha o potencial de outros nomes como Endrick e Vítor Roque, mas é jogador para outros voos. Para bem da sua carreira, será essencial escolher bem a próxima paragem (que o digam Kaio Jorge, ex-Santos, e Reinier, ex-CR Flamengo).

    Está avaliado em 17 milhões de euros, segundo o transfermarkt, e tem contrato até 31 de dezembro de 2026.

    1.

    André (Fluminense FC) – Com 22 anos, o médio do Fluminense é uma das caras do famoso Dinizball. Realizou a quarta época no plantel principal do tricolor e a segunda consecutiva a superar a barreira dos 60 jogos. Foi o segundo jogador mais utilizado por Fernando Diniz em toda a temporada, apenas atrás do guarda-redes Fábio.

    André também chegou a ser apontado como possível reforço de um dos ‘grandes’ portugueses, mas este parece-me, de longe, o jogador do futebol brasileiro mais inacessível para SL Benfica, FC Porto e Sporting CP. Aliás, diz-se mesmo que o Fluminense recusou uma proposta do Fulham FC, da Premier League, e que o Liverpool FC está interessado na sua aquisição.

    Dono de uma excecional leitura de jogo e grande capacidade de passe, André é sobretudo um ‘6’ de construção. Há Cano, Ganso, Nino, Marcelo, Keno, John Kennedy e Arias, mas é André que se assume como a peça basilar do modelo de Diniz. Daqueles que dão muito mais ao jogo do que a alguma vez as estatísticas irão conseguir mostrar. A importância de André no Fluminense é incalculável através de golos e/ou assistências.

    O seu valor de mercado ronda os 15 milhões de euros, mas André não deverá sair por um valor abaixo dos 25M. O contrato do médio brasileiro termina a 31 de dezembro de 2026.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rúben Amorim explica ao Bola na Rede o porquê da saída de Morita ao intervalo

    Rúben Amorim analisou a vitória do Sporting frente ao Lille, relativa à primeira jornada da Champions League.

    Bruno Génésio responde ao Bola na Rede: «Sei que o Mandi pode jogar no meio, tem qualidades para isso, consegue defender»

    Bruno Génésio analisou a derrota do Lille frente ao Sporting, relativa à primeira jornada da Champions League.

    Manchester United ‘esmaga’ para a Taça da Liga Inglesa: eis os resultados

    O Manchester United recebeu e venceu o Barnsley por sete bolas a zero, em jogo relativo aos 16avos de final da Taça da Liga Inglesa.

    Rúben Amorim fala da lesão de Gonçalo e Inácio e assume: «Não foi um jogo brilhante da nossa parte»

    Rúben Amorim já reagiu ao triunfo do Sporting frente ao Lille, relativo à primeira jornada da Champions League.

    Tiago Santos: «O lance de Angel Gomes não era para segundo amarelo»

    Tiago Santos já reagiu à vitória do Sporting frente ao Lille, em jogo relativo à quinta jornada da Champions League.