A orfandade do Maracanã

    Cabeçalho Futebol Internacional

    “Pátria que me pariu!

    Quem foi a pátria que me pariu?!”

    (Gabriel “O Pensador”)

     

    Na semana que findou, a brasileira Globo – uma das maiores cadeias televisivas do mundo – mostrou uma pequena reportagem sobre o verdadeiro “Estado de Sítio” em que se encontra o recinto desportivo mais emblemático do Brasil. Goteiras, infiltrações, ferrugem no gradeamento de fora, o relvado sequíssimo. Enfim, foram cerca de 400 milhões de euros gastos pelo Estádio Brasileiro, na renovação deste belíssimo anfiteatro: que, por sinal, era muito mais bonito e acessível antes das obras do que depois delas. Falo com conhecimento de causa, em virtude de ter conhecido bem as duas versões do estádio e de ter visitado ambas.

    Ponto número um: a contextualização. O problema, segundo testemunhos recolhidos pela Globo, deve-se a um conflito entre a concessionária do espaço (Maracanã S.A.) e a comissão organizativa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que não terá devolvido o Estádio, depois das Olimpíadas, no mesmo estado em que o recebeu.

    Assim se encontra o “ervado” do Maracanã Fonte: O Globo
    Assim se encontra o “ervado” do Maracanã
    Fonte: O Globo

    A parceria foi estabelecida ainda em 2013. Nesse ano, a exploração comercial e a administração do estádio foram entregues pelo governo do estado do Rio de Janeiro, por 35 anos, ao tal consórcio Maracanã S.A., liderado pela famosa empresa de construção civil Odebrecht. Em março de 2016, e tendo em vista as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa, este consórcio cedeu o Maracanã ao Comité Organizador Rio 2016. Só que no momento da devolução do estádio, a empresa detentora dos direitos de exploração não aceitou por considerar que o recinto não estava nas condições de conservação em que tinha sido cedido.

    Ou seja, assiste-se a uma coisa muito comum na sociedade portuguesa, espelhada na brasileira, claro está – o empurrar com a barriga, em que cada parte aponta responsabilidades à outra e nenhuma delas assume o seu grau de comprometimento para com o caso, com o governo do Rio de Janeiro e a Maracanã S.A. a culparem o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos.

    Os assaltos aos peões nas áreas circundantes e próximas daquela região do Rio tornaram-se muito mais frequentes, subindo cerca de 75%; enquanto os roubos comerciais subiram 93% ca comparação com o período homólogo de 2015. Os turistas ficam desapontados e as visitas ao Estádio são cada vez menos frequentes.

    Estranhamente, o Maracanã vem recebendo jogos importantes, todos eles oficiais. Curiosamente, o último encontro realizado no grande templo do futebol brasileiro foi um amigável de homenagem a Zico – o ainda maior artilheiro daquele estádio, com precisamente 333 golos.

     

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Daniel Melo
    Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vitinha foi o melhor em campo no Arsenal x PSG e entrega prémio a Donnarumma

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Vitinha foi eleito o melhor em campo.

    Mikel Arteta após Arsenal 0-1 PSG: «Temos de fazer algo especial em Paris»

    O Arsenal perdeu esta terça-feira com o PSG por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Mikel Arteta.

    Luis Enrique e o Arsenal x PSG: «0-1 é bom, mas tudo está no ar»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Luis Enrique.

    Liverpool quer receber 50 a 55 milhões de euros por Diogo Jota

    Diogo Jota tem sido muito associado a uma saída do Liverpool. Reds querem 50 a 55 milhões de euros pelo internacional português.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Anderlecht anuncia a contratação do jovem Mihajlo Cvetkovic

    O Anderlecht anunciou a contratação do jovem avançado sérvio Mihajlo Cvetkovic. O jogador de 18 anos chega ao clube belga oriundo do Cucaricki da Sérvia.

    Jason Kidd, lenda da NBA, entra no grupo de investidores do Everton

    Jason Kidd, lenda da NBA e atual treinador dos Dallas Mavericks, entrou no grupo de investidores que é dono do Everton.

    Moçambique anuncia Nadir Narotam como novo selecionador de futsal

    Moçambique anunciou Nadir Narotam como o novo selecionador nacional de futsal. O técnico de 40 anos irá acumular as funções de selecionador com as de treinador da Liga Desportiva de Maputo.

    Tondela pode garantir subida à Primeira Liga já na próxima jornada: eis as contas

    O Tondela pode assegurar a subida de divisão já na próxima jornada da Segunda Liga. O cenário pode concretizar-se mediante dois resultados.

    Erik ten Hag apontado como sucessor de Xabi Alonso no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen já definiu o sucessor de Xabi Alonso, caso o técnico espanhol deixe a equipa. Erik ten Hag é um candidato sério.

    Sporting tenta convencer Georgios Vagiannidis: eis os pormenores do contrato

    O Sporting continua interessado em Georgios Vagiannidis. Os leões querem oferecer um contrato de cinco temporadas ao lateral grego.

    Benfica toma decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti

    O Benfica já tomou a sua decisão em relação ao futuro de Andrea Belotti. As águias querem a continuidade do experiente avançado italiano.

    FC Porto de olho na contratação de antigo lateral do Vitória SC

    O FC Porto está a ser apontado como o destino de Gideon Mensah. O lateral ganês está ao serviço do Auxerre.

    São Paulo de Cédric Soares vence Náutico na Taça do Brasil

    O São Paulo de Cédric Soares venceu em casa o Náutico, na primeira-mão da terceira ronda da Taça do Brasil. O lateral português foi titular.

    Boston Celtics afastam Orlando Magic dos playoffs com Neemias Queta de volta às opções

    Os Boston Celtics estão nas meias-finais da Conferência Este da NBA. A equipa de Joe Mazulla eliminou os Orlando Magic e Neemias Queta foi utilizado.