Brasileirão 2023 | A conquista de Abel e do seu “Verdão”

    Abel Ferreira foi o principal protagonista da série A brasileira, chegou a ter 14 pontos de atraso para o Botafogo FR, mas pela sua liderança, a equipa lutou até ao fim e sagrou-se bicampeã.

    O treinador português conquistou o seu nono troféu ao serviço do SE Palmeiras e fica na história do clube – dois campeonatos, duas Copas Libertadores, uma Recopa Sudamericana, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e dois campeonatos Paulistas.

    O Palmeiras teve uma época difícil e ainda assim, conquistou o campeonato, o Paulista e a Supercopa. Na Libertadores, a equipa orientada por Abel Ferreira acabou por ser eliminada na meia-final, pelos argentinos do CA Boca Juniores.

    Recordar a caminhada do “verdão” nesta edição do Brasileirão, remete-nos para o jogo que acabou por ser absolutamente determinante. Na 31.ª jornada, o SE Palmeiras deslocou-se ao Estádio Olímpico Nilton Santos, para defrontar o Botafogo FR. No Engenhão, o “fogão” vencia 3-0 ao intervalo, depois com uma segunda parte de sonho a equipa de Abel venceu 4-3 e relançou a luta pelo título.

    A partir da vitória frente ao Botafogo FR, o SE Palmeiras somou quatro vitórias, dois empates e uma derrota frente ao CR Flamengo. Uma caminhada de uma equipa, com uma liderança forte e que, lutou até ao fim pela conquista do título, sendo um justo campeão. Recorde-se que na jornada 27 do Brasileirão, o Palmeiras estava a 14 pontos da liderança, no 5.º lugar do campeonato e alcançou o 1.º lugar à jornada 34.

    Se o SE Palmeiras mereceu o título, em sentido oposto o Botafogo FR foi a maior desilusão do campeonato. Nos últimos onze jogos do campeonato, o “fogão” não venceu nenhum, somando apenas seis pontos, em 33 possíveis. No entanto, até à saída de Luís Castro a equipa liderava com uma enorme vantagem a tabela classificativa. O Botafogo FR acabou por ter três treinadores, terminando a época com Tiago Nunes, após a passagem sem sucesso de Bruno Lage. O “fogão” fez uma segunda-volta horrível, se não fosse a primeira volta a equipa seria despromovida.

    O SE Palmeiras foi um justo campeão, terminou o campeonato com o melhor ataque, com 64 golos marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas 33 golos sofridos. Além disso, o “verdão” foi a equipa com menos derrota, apenas oito desaires no Brasileirão 2023. Uma equipa que vale pelo seu coletivo, mas tem sempre em destaque nomes como os experientes, Weverton e Gustavo Gómez, os médios Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga e os talentos de Rony e Endrick.

    Outro dos treinadores portugueses, Pedro Caixinha fez um grande trabalho do RB Bragantino, conquistando a vaga no play-off de acesso à Libertadores, com o 6.º lugar. Já o Cuiabá EC de António Oliveira terminou no 12.º posto, que vale a presença na Copa Sudamericana na próxima época.

    O campeonato brasileiro termina com Paulinho (Club Atlético Mineiro) como melhor marcador, com 20 golos. O jogador com mais assistências foi o emblemático Luis Suárez, que se despediu dos relvados brasileiros e somou onze assistências e 17 golos no Brasileirão.

    Uma época que termina ainda com a queda de um clube histórico, para a série B. O Santos FC de Pelé e de Neymar, ficou no 17.º lugar da tabela classificativa, com apenas 43 pontos e desce assim, ao segundo escalão do futebol brasileiro.

    Abel Ferreira é a grande figura do Palmeiras, deixa uma marca histórica no clube e no futebol brasileiro, com os seus nove títulos. O treinador português tem contrato com o “verdão” até 2025, será que irá continuar ao serviço do clube paulista? Ou poderá Abel Ferreira assumir um novo projeto, eventualmente no futebol europeu?

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Bruno Génésio responde ao Bola na Rede: «Sei que o Mandi pode jogar no meio, tem qualidades para isso, consegue defender»

    Bruno Génésio analisou a derrota do Lille frente ao Sporting, relativa à primeira jornada da Champions League.

    Manchester United ‘esmaga’ para a Taça da Liga Inglesa: eis os resultados

    O Manchester United recebeu e venceu o Barnsley por sete bolas a zero, em jogo relativo aos 16avos de final da Taça da Liga Inglesa.

    Rúben Amorim fala da lesão de Gonçalo e Inácio e assume: «Não foi um jogo brilhante da nossa parte»

    Rúben Amorim já reagiu ao triunfo do Sporting frente ao Lille, relativo à primeira jornada da Champions League.

    Tiago Santos: «O lance de Angel Gomes não era para segundo amarelo»

    Tiago Santos já reagiu à vitória do Sporting frente ao Lille, em jogo relativo à quinta jornada da Champions League.

    Viktor Gyokeres: «É um sonho para mim jogar na Champions League»

    Viktor Gyokeres já reagiu à vitória do Sporting frente ao Lille, em jogo relativo à quinta jornada da Champions League.
    Jorge Faria Sousa
    Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.