Brasileirão não terá VAR: Retrocesso continua

Cabeçalho Liga Brasileira

O Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro rejeitou a proposta de começar a utilizar o VAR (vídeo-árbitro) na próxima edição do Brasileirão. A justificativa dada pela maioria dos clubes que votaram contra a utilização do VAR foi o valor do custo da implementação (20 milhões de reais por todo o campeonato), com isso o projeto fica “engavetado” na CBF. A CBF propôs que cada um dos 20 participantes do Campeonato Brasileiro 2018 pagasse 1 milhão de reais para que atingisse a meta dos 20 milhões.

A proposta da CBF é ridícula. Uma Confederação de futebol que arrecada milhões de dólares por ano, deveria se sentir na obrigação em investir na melhoria do campeonato que administra. Em todos os países que utilizam o VAR são as Confederações locais que financiam o serviço. Outra questão que compete a CBF foi o valor calculado para a sua implementação. Vinte milhões de reais é um valor exagerado.

Em Portugal o custo pela implementação do VAR é de quatro milhões de reais por temporada. Porque no Brasil o valor é cinco vezes maior? Quem ganharia com isso? Essa é mais uma prova que a CBF não se importa com o nosso futebol. Para concluir o assunto CBF, a nossa “gloriosa” Confederação liberou a venda do mando de campo para o Brasileirão. Isso é uma aberração, que prejudica o equilíbrio e a competividade da competição.

O recurso do VAR é utilizado em várias ligas. Porém, no Brasil esse avanço no esporte parece estar distante Fonte: Bundesliga
O recurso do VAR é utilizado em várias ligas. Porém, no Brasil esse avanço no esporte parece estar distante
Fonte: Bundesliga

Os clubes também são culpados. Votar contra o VAR é deixar o futebol brasileiro estagnado. O que espanta é que a justificativa não foi apenas o valor orçado pela CBF, a incerteza da eficiência do serviço também serviu como argumento. A ideia, dos clubes, é esperar para ver como o serviço será utilizado na Copa do Mundo, para depois avaliar a sua eficácia. Isso é ignorar e mostrar desconhecimento do futebol mundial. Na Alemanha, Itália e em Portugal já utilizam o VAR. Pode se questionar algumas questões de sua utilização como maneira para aperfeiçoar o serviço durante os jogos, mas nunca ignorar que o VAR pode legitimar, justamente, um vencedor.

Esse é mais um retrocesso do futebol brasileiro. Venda de mando de campo, campeonato nacional até apenas a quarta divisão, futebol feminino abandonado, estádios vazios em boa parte da temporada, a maioria dos profissionais do futebol desempregados a maior parte do ano e agora sem um investimento, do VAR, que seria simples para a CBF aplicar. Brasil o país do futebol? Nunca foi.

Abaixo a relação dos clubes que votaram a favor e contra a utilização do VAR:

Clubes que votaram contra:
América, Atlético-MG, Atlético-PR, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Paraná, Sport, Vasco e Vitória.

Clubes que votaram a favor:
Bahia, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Internacional e Palmeiras.

O São Paulo não participou da votação, pois o seu presidente saiu da reunião antes da votação.

Foto de Capa: Lucas Uebel

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Golaço de Cristiana Girelli adianta Itália contra Portugal no Euro 2025 Feminino

Portugal está a perder por 1-0 com a Itália no Euro 2025 Feminino. Cristiana Girelli marcou grande golo pelas transalpinas.

Divulgada a lista de árbitros principais para a Primeira e Segunda Ligas

Já é conhecida a lista dos árbitros principais que podem apitar encontros nas próximas edições da Primeira e Segunda Ligas.

Benfica define preço de Florentino Luís e prepara-se para receber nova abordagem da Juventus

O Benfica está ciente do interesse da Juventus em contratar Florentino Luís. Águias já definiram preço do médio.

Martim Mayer conta com lenda do Benfica como Mandatário Nacional

Martim Mayer anunciou que António Simões vai ser o Mandatário Nacional da sua candidatura à liderança do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles recusa 60 milhões de euros do Galatasaray: eis as últimas novidades sobre o futuro de Victor Osimhen

O futuro de Victor Osimhen está em aberto. O avançado nigeriano é desejado pelo Galatasaray e pelo Al Hilal e pertence ao Nápoles.

Newcastle United prepara-se para pagar 63 milhões por pupilo de Nuno Espírito Santo

O Newcastle United está muito interessado em garantir a contratação de Anthony Elanga, jogador que atua no Nottingham Forest.

Luiz Felipe troca Olympique Marselha pelo Rayo Vallecano

Luiz Felipe é a mais recente contratação do Rayo Vallecano. O defesa-central italiano deixou o Olympique Marselha.