Chapecoense: Um ano depois, sorrimos por ver-te erguida

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

A “Culpa do sobrevivente” é um síndrome traumático associado aos que sobreviveram a grandes tragédias.

Hélio Neto, Alan Ruschel e Jackson Follmann poderiam-no ter sentido, por terem sido os únicos sobreviventes do plantel da Chapecoense que sobreviveu à queda do voo 2399 da companhia La Mia. Mas não sentiram. Ou se o sentiram, ganharam forças para se reerguer.

Follmann, apesar de já não ter parte de uma perna, quer ir aos Jogos Paralímpicos. Neto e Ruschel, depois de ultrapassarem, respetivamente um coma de 14 dias e uma semana sem andar, ganharam forças e re-integraram o plantel da Chapecoense.

Ganharam uma coragem hérculea (vinda de um sítio que vai além da vida, dirão alguns) e voltaram a vestir a camisola com que muitos dos seus companheiros de equipa (e amigos) perderam a vida. E em vez de se focarem na lamúria, centraram-se na missão de orgulhar aqueles que partiram.

E não, não iriam deixar que a ida deles tivesse sido em vão. Iam fazer de tudo para que aquele emblema deixasse de ser recordado pelo desastre e passasse a ser visto como um exemplo de superação perante a tragédia.

Conseguiram-no. Terão passado a mensagem a todos os novos jogadores. Do ‘goleiro’ suplente Artur Moraes ao goleador Wellington Paulista. E eles interiorizaram-na. Fizeram da missão dos sobreviventes a sua, e orgulharam uma camisola que deixou de ficar marcada de negro pelo luto e voltou a ser verde, da esperança.

Contra todas as previsões, a Chapecoense garantiu a manutenção do Brasileirão de forma confortável e deve garantir o acesso à Copa Sul-Americana na próxima jornada. A tal que os seus colegas queriam disputar mas não conseguiram. A tal que os seus colegas conquistaram sem jogar. A tal que eles querem conquistar no campo… pelos seus colegas.

Hoje o mundo do futebol já não associa a Chape a fumos negros na “camisola”. Pelo contrário. Faz-nos sorrir, por sabê-la reerguida.

Foto de capa: Chapecoense

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Salvador comenta campanha do Braga na Europa League e deixa promessa: «Não terão de esperar mais 15 anos para ver o Braga numa...

António Salvador recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de orgulho pela campanha do Braga na Europa League.

Manchester United já escolheu o possível sucessor de Bruno Fernandes

O médio do Aston Villa, Morgan Rogers, pode vir a ser o sucessor de Bruno Fernandes, caso o português deixe o Manchester United no mercado de verão.

Giro d’Italia 2026: Jonas Vingegaard contra o mundo

A Visma regressa à Corsa Rosa com ambição de repetir a dose e, para tal, traz desta feita a sua maior arma, Jonas Vingegaard

Onde ver o Liverpool x Chelsea da 36.ª jornada da Premier League?

O Liverpool recebe o Chelsea em Anfield na 36.ª jornada da Premier League. O encontro terá transmissão televisiva na DAZN.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal já não poderá ter três equipas na Champions League 2026/27

Portugal não poderá ter três representantes na Champions League 2026/27, na sequência da eliminação do Braga na Europa League.

Federico Valverde nega agressões com Aurélien Tchouaméni e explica traumatismo: «Bati acidentalmente numa mesa»

Federico Valverde falou sobre o desentendimento com Aurélien Tchouaméni e negou qualquer agressão entre os dois jogadores.

Dois clubes da Premier League tentam desviar Hidemasa Morita do Leeds United

Numa altura em que Hidemasa Morita está muito perto de assinar pelo Leeds United, o Aston Villa e o Brighton juntaram-se à corrida pelo médio do Sporting.