Cruzeiro e o bicampeonato: inédito?

    brasileirao

    Sei, meu caro leitor, que volto a frisar o mesmo ponto em que toquei algumas vezes. Não, não estou a falar daquele ponto específico feminino – e por sinal muito sensível – que uma equipe de investigação veio agora desmentir. Vamos discutir a classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol. Falemos do poleiro mais apetecido de todos: o de campeão.

    Quem se encontra em melhor posição para acabar nesse posto é o Cruzeiro. Uma igualdade com o campeonato anterior. O Cruzeiro Esporte Clube está perto de alcançar essa proeza pela segunda vez consecutiva. Seria o tetra e um bicampeonato. Mas antes de falar nisso; vocês estão a pensar – “Sim, Daniel, nós sabemos ver uma tabela e interpretá-la. É fácil. O Cruzeiro tem 56 pontos, o São Paulo tem 49, etc, etc. Ou seja, o Cruzeiro tem sete pontos de vantagem para o segundo classificado, com 27 jogos disputados, faltando jogar 11 partidas”. Tudo verdade. Mas também nem tudo se resume a números. Penso que efetivamente a Raposa tem claras hipóteses de renovar o título. Tem o mesmo técnico – a mão de mestre de Marcelo de Oliveira -, mexeu pouco na equipa e tem uma organização preparada. Às vezes é melhor pegar o embalo da onda do que remar contra ela. E esta onda é de vitórias.

    Para além do mérito do Cruzeiro, vem depois a singularidade do Brasileirão: a perda de pontos de todos os concorrentes, em vários campos. Não decorre uma jornada em que não haja um clássico. E a clássico não me refiro a encontros disputados entre equipas campeãs. Refiro-me a partidas entre clubes que sabem o que é ser campeão mais do que uma vez e que têm atualmente equipa para bater os oponentes. Mesmo já tendo perdido o comboio do título a esta altura. Ou seja, mesmo que uma equipa consiga ganhar pontos e subir numa jornada, na outra tudo pode acontecer de maneira diferente. O Brasileirão deverá ser, com toda a certeza, a Liga do mundo com mais mexidas na tabela por rodada. Uma vantagem de sete pontos numa Liga onde todos perdem pontos acaba por ser boa. Não determinante. Apenas boa. Mesmo o Cruzeiro tendo perdido o último jogo. E o São Paulo ganho.

    cruzeiro2
    Uma imagem que todos os cruzeirenses querem ver repetida
    Fonte: veja.abril.com.br

    Voltemos à vaca-fria: porquê inédito? Já houve bicampeões seguidos tantas vezes: Flamengo, Palmeiras, Santos, Internacional… Porque apenas o São Paulo conseguiu, no novo sistema de pontos, alcançar a glória de seguida. E foram três vezes. 2006, 2007 e 2008. É claro que não é inédito para o Brasileirão. Já uma equipa o conseguiu. Inédito significa algo novo. Mas seria a primeira vez que outro clube para além do São Paulo o fizesse. Isso, sim, é algo inédito.

    Engraçado é que se pensarmos que a luta está acesa entre os dois, podemos concluir que o São Paulo luta pelo campeonato, mas também luta para que seja ele o único a ter a glória consecutiva. Só o tempo (ah, sempre ele, o mariola!) ficará encarregado de nos informar sobre o que acontece.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    José Mourinho provocado por jornalista após derrota do Fenerbahçe: «Estás a falar a sério ou a gozar?»

    José Mourinho foi provocado por um jornalista turco, após a derrota do Fenerbahçe frente ao Galatasaray. O técnico português foi confrontado à saída do estádio.

    Os 3 pontos antes do Sporting x AVS SAD | Rugidos insaciáveis

    O Sporting defronta o AVS SAD na 6ª jornada da Liga Betclic. Consulta a antevisão, os jogadores em destaque e os onzes prováveis.

    Moreirense e Famalicão empatam para a Primeira Liga

    O Moreirense e o Famalicão empataram a zero durante a noite deste sábado, em jogo relativo à sexta jornada da Primeira Liga.

    Marítimo eliminado da Taça de Portugal pelo Pevidém: eis os resultados deste sábado

    O Marítimo foi eliminado este sábado da Taça de Portugal, ao perder com o Pevidém, equipa que milita no Campeonato de Portugal.

    PSG tropeça frente ao Reims mas João Neves faz assistência

    O PSG não foi além de um empate frente ao Reims, num desafio que era válido pela quinta jornada da Ligue 1.
    Daniel Melo
    Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.