📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Escrete: um voo tranquilo pelos ares do Sul

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Como estamos cientes, o futebol – até esta nomenclatura o indica – é um desporto cheio de palavras britânicas. Pudera: foi inventado pelos ingleses! Porém, para quem não sabe, a seleção nacional brasileira (de futebol) é conhecida por alguns apelidos queridos. A verde e amarela; a canarinha; a Seleção; o escrete. Esta última palavra, remete para o inglês scratch, que, literalmente, significa linha de partida. Isto é, na tradução para o português, são os atletas mais bem preparados e escolhidos para representar uma equipa específica. A Seleção tem de ter os melhores. Ponto final.

O Brasil cresceu a olhos vistos. A qualidade do futebol, a magia ao serviço da equipa e, sobretudo, noções defensivas avançadas, fazem que o Brasil atinja, calmamente e sem percalços, a velocidade de cruzeiro no grupo da Conmebol de apuramento para o Mundial – as seleções da América do Sul.

É incrível como Tite fez o escrete subir a pulso. Marca muitos golos. Sofre pouquíssimos. Aliás, contra o Uruguai sofreu o seu primeiro e único até agora (desde que Tite assumiu o leme).

Brasil tem estado imparável Fonte: Bluerayvids.com
Brasil tem estado imparável
Fonte: Bluerayvids.com

Os jogadores são diferentes do Brasil de há um ou dois anos atrás? Alguns, mas não é por aí. A maioria esteve presente naquele desastre em Minas Gerais, onde um tanque alemão espezinhou a canarinha. Aliás, a maioria dos jogadores que compõem este elenco mais ou menos fixo – isto porque algumas convocatórias vão sendo algo voláteis, pela periodicidade reduzida de jogos de seleções ao longo do ano – são dessa altura. O que mudou? Tudo.

Tite é preparado. Quis estudar. Aprender. Saber mais. Questionar-se. Teve humildade. Fez um ano sabático na Europa, depois de ter vencido tudo com o Corinthians. Voltou ao gigante paulista para ainda ser campeão nacional uma última vez e partir para a seleção mais titulada do mundo. Poucos brasileiros, na minha opinião, poderiam neste momento gerir o escrete com sucesso. Felizmente, Tite é um deles. Já se começa a ver bons hábitos, igualmente, em (algumas) equipas do Brasileirão. Veremos se são sustentados e duradouros.

Quanto ao querido escrete, vai passeando calmamente. Foi, de resto, a primeira seleção a conseguir o apuramento para o Mundial. A Rússia está já ali. E, a jogar assim, algo me diz que o Brasil será mesmo um candidato.

Foto de capa: Guia do Boleiro

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

Ruben Amorim continua a não contar com jogador, que deixará Manchester United

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United. Lateral neerlandês continua fora dos planos de Ruben Amorim.

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho e os últimos jogos do Benfica: «Com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.

José Mourinho elogia Moreirense e diz: «Temos de ir com a vitória no pensamento»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.