- Advertisement -

brasileirao

A língua portuguesa tem esta riqueza. Apesar de, por vezes, não se conseguir entender o significado de palavras ou expressões idiomáticas próprias, permite-nos compreender vocábulos e representações de outras línguas. Neste caso é a nossa língua mãe: o latim. Ela já morreu, mas deixou-nos um grande legado. E não é difícil entender o que esta frase significa: “em Memória do Rei”.

Foi na pequena cidade piscatória de Santos, estado de São Paulo, que se fundou, em 1912, um clube de gente humilde. Uma equipe que dominou o futebol do Brasil e do mundo. Alguns anos mais tarde, na cidade mineira de Três Corações, nascia um rei. “Um rei negro fora de África?” Nada mais certo. E os destinos do Santos Futebol Clube e de Edson Arantes do Nascimento cruzaram-se para a vida – e para bem do futebol.

– “Edson? Quem é este moço?” Diziam que ficou conhecido por Pelé. – “Pelé quem? O grande Pelé?” Esse mesmo. Tricampeão do mundo pela seleção brasileira entre 1958 e 1970 e hexacampeão pelo Santos na década de 60. Aquele que encantou gerações e fez sonhar a maior potência futebolística já alguma vez vista. O homem dos mil golos. O artista operário e o atleta do século XX. Falar em Santos é falar em Pelé. E vice-versa. Para além destes títulos, somam-se ainda duas Taças Libertadores da América e duas Intercontinentais no mesmo ano: 1962, contra o Rei da Europa Benfica, e 1963, com os italianos do Milan.

Pelé campeão do mundo em 1970, no México / Fonte: lendasdoesporte.blogspot.com
Pelé campeão do mundo em 1970, no México / Fonte: lendasdoesporte.blogspot.com

Costuma dizer-se que o Santos é o clube mais simpático do Brasil. Com uma massa adepta relativamente pequena para o gigantismo do clube, os seus torcedores são calmos. Ostentam na alma um semblante de vitórias e glórias. O Peixe – o animal representativo e autêntico amuleto do Santos, nada mais próprio – pode dormir descansado nas águas mansas do porto da cidade com o mesmo nome. Será difícil ser pescado. Com o novo formato do Brasileirão, que entrou em vigor a partir de 1971, o S.F.C. só foi feliz em duas ocasiões: em 2002 e 2004. É verdade que Neymar, Paulo Henrique Ganso e companhia ainda fizeram o tri-campeonato no estadual Paulista, mais uma Copa do Brasil, e ganharam a Libertadores da América em 2011. Na Vila Belmiro vimos nascer os maiores talentos do futebol mundial. De Robinho a Diego, passando por Carlos Alberto Torres e Neymar, os santistas podem ter a esperança de um futuro risonho. Se é certo que continuam a ser defensores de um ideal tão brilhante, também é certo afirmar que, com Pelé, o Peixe nunca tinha sido tão feliz.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Torreense x Fafe das meias-finais da Taça de Portugal

O Torreense recebe o Fafe nas meias-finais da Taça de Portugal. Já há onzes da segunda mão das meias-finais da prova.

Atenção, Sporting: Yeremay Hernández rejeita ser operado

Yeremay Hernández não tem qualquer intenção em ser operado. O jogador encontra-se com uma pubalgia.

Olhar tático ao FC Porto x Sporting: o papel das marcações individuais, a pressão alta dos dragões e a dupla largura dos leões

Análise tática ao FC Porto x Sporting, com destaque para as dinâmicas implementadas por Francesco Farioli e Rui Borges no encontro.

Gabri Veiga pode ser castigado com 10 jogos de suspensão depois de entrada a Morten Hjulmand

Gabri Veiga corre o risco de ser suspenso por algumas partidas, depois do Sporting ter apresentado queixa contra o espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Iñigo Martínez de cabeça perdida com Jorge Jesus: defesa manda garrafa ao chão e tem que ser levado por colegas do Al Nassr

Iñigo Martínez mostrou-se muito insatisfeito com Jorge Jesus durante a partida entre o Al Nassr e o Al Ahli.

Mundial 2026: FIFA rejeita proposta de Donald Trump

A FIFA rejeitou a possibilidade da Itália estar presente no Mundial 2026, no lugar do Irão. A sugestão foi de Donald Trump.

Manchester City: principal candidato à sucessão de Pep Guardiola ainda tem contrato com o… Chelsea

O Manchester City pode perder Pep Guardiola no final da época. Enzo Maresca é o grande candidato à sua sucessão.