Os 5 pontos-chave da Liga Brasileira: o resumo de 2020/21

- Advertisement -

4.

As desilusões da temporada – Das 20 equipas que disputam a Liga Brasileira, apenas duas, 15ª e a 16ª posição, ficam numa ilha, onde não existe nem descida, nem qualificações. As equipas que ficaram entre a 17ª e a 20ª posição, são despromovidos. Da 14ª à 1ª dá acesso a disputar as competições sul-americanas (Taça dos Libertadores e Copa Sudamericana). Deste modo, a diferença de um simples lugar, pode ser significativa. Tendo em conta este prisma, equipas como o Botafogo FR, CR Vasco da Gama, e SC Corinthians ficaram muito abaixo das expectativas. Os dois primeiros, dois clubes clássicos do futebol brasileiro, acabaram mesmo por descer à Série B. O Vasco da Gama, que chegou a ser orientado por Ricardo Sá Pinto, viu oficializada a descida, já perspetivada, na derradeira jornada. É a quarta nos últimos 12 anos. Muito pesado para um emblema tão renomado no futebol sul-americano.

Já o Botafogo viu o seu destino traçado quando ainda faltavam algumas jornadas para o fim do campeonato. As contratações de Salomon Kalou e Keisuke Honda ainda deram esperanças no início da temporada, revelaram-se dois “flops” e a equipa acabou por se conformar e optar por recorrer às camadas jovens para enfrentar os últimos momentos do campeonato, perspetivando um novo recomeço mais positivo.

O caso do SC Corinthians é bastante diferente. Ainda que se tenha mantido na elite, a 12ª posição certamente não deixou os adeptos felizes. Um dos mais titulados emblemas do Brasil teve um ano muito abaixo do esperado e é preciso reação na próxima temporada, antes que seja tarde demais. Entrar numa espiral negativa é tudo o que se deve evitar neste momento tão conturbado.

SE Palmeiras e Santos FC, sétimo e oitavo classificados, camuflaram um campeonato menos conseguido com as boas campanhas na Taça dos Libertadores.

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos avança por André Luiz e há novidades sobre o negócio

O Olympiacos quer fechar a contratação de André Luiz. O clube grego quer contratar o jogador de imediato, após a aprovação do técnico José Luis Mendilibar.

Francesco Farioli critica gestão do tempo no Viktoria Plzen x FC Porto: «Só havia quatro bolas à volta do campo»

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.

Sean Dyche critica relvado do Braga x Nottingham Forest e lamenta: «Um minuto de loucura num jogo em que nunca parecemos estar em apuros»

Sean Dyche analisou a derrota do Nottingham Forest frente ao Braga. O técnico inglês deixou críticas para o relvado do encontro.

Francesco Farioli elogia Samu Aghehowa e admite: «O próximo penálti será de novo para ele»

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli aborda situação física de Victor Froholdt: «Estava com dores e vai ser reavaliado»

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.

Al Nassr garante médio iraquiano a pedido de Jorge Jesus

Hayder Abdulkareem vai ser reforço do Al Nassr. O médio iraquiano de 21 anos foi contratado ao Al Zawraa Club, a pedido de Jorge Jesus.

Francesco Farioli analisa Viktoria Plzen x FC Porto: «Não foi a nossa melhor exibição, mas criámos tanto na frente e permitimos tão pouco ao...

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.