Os campeonatos estaduais têm que acabar

- Advertisement -

Já começaram os Campeonatos Estaduais no Brasil, disputas, que por serem regionais, afetam de forma direta a paixão dos grandes e pequenos clubes de futebol do país. Para muitos times significa um teste de sobrevivência, para outros,meras competições irrelevantes. No entanto, o que ninguém pode discordar é que graças aos estaduais os grandes clássicos brasileiros acontecem ao menos uma vez no ano. E talvez seja esse o único ponto positivo deles.

Diferente do peso que tinha há décadas atrás, os estaduais no país encontram-se extremamente enfraquecidos, tanto pela super-valorização da Taça Libertadores e Copa do Brasil quanto pelas más organizações das federações responsáveis.

As fracas arbitragens e a participação de equipes que beiram o amadorismo também desvaloriza – e muito – as competições estaduais. Outro fator que pesa contra é o exaustivo e insano calendário brasileiro, que, durante a temporada, leva ao limite do corpo até os jogadores mais resistentes.

A grande verdade é que as disputas estaduais são boas apenas para as torcidas, que prestigiam os espetáculos promovidos pelos jogos de grandes rivais. Para os clubes de grande expressão do país, até mesmo para os atletas, são competições que atrapalham o planeamento e o condicionamento físico da equipe para as competições que realmente importam. Até porque, entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana, o campeonato estadual é o que tem menos prioridade.

Infelizmente a alegria de ganhar o título de um estadual dura somente alguns dias – sendo otimista. E ainda há estados onde o troféu se alterna somente entre duas equipes, como é o caso do Campeonato Cearense, que desde 1995 não tem um campeão diferente de Ceará e Fortaleza.

O campeonato pernambucano, por exemplo, desde sua primeira edição, em 1915, nunca teve um campeão de fora da capital. Todos esses fatores, somados aos baixos investimentos em infraestrutura, fazem dos estaduais brasileiros competições irrelevantes para o futebol nacional e para os próprios clubes de expressão no país.

jogo entre Lagarto e Guarany, válido pelo campeonato sergipano de 2019
Fonte: FSF (Federação Sergipana de Futebol)

Algumas equipes como Grêmio, Palmeiras e Athlético Paranaense já encontraram soluções para amenizar os desgastes causados pelos estaduais. Grêmio e Palmeiras, desde o ano passado vêm escalando equipes alternativas. Já o Athético Paranaense chegou a escalar jogadores juvenis para disputar alguns jogos. A tendência é que, se nada mudar no formato dessas competições, cada vez mais times jogarão com equipes reservas ou juvenis, baixando ainda mais o nível das competições.

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF -, deveria, além de colecionar escândalos de corrupção, articular uma reformulação do modelo das disputas estaduais no país, promovendo campeonatos mais abrangentes e consequentemente mais fortes.

A Copa do Nordeste é um exemplo de que deveria ser seguido também no Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Outra provável solução seria voltar às competições bi estaduais como Rio-São Paulo e Sul-Minas.

Enquanto os estaduais forem sustentados somente pela tradição e não pela viabilidade, continuaremos a ver crassos erros de arbitragem, campos esburacados, times de várzea e estádios sem a mínima estrutura. Uma mudança é necessária e urgente.

 

Foto de Capa: FCF – Federação Catarinense de Futebol

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.