Paulo Bento: Uma passagem fugaz

Não me lembro de uma equipe que tenha sido campeã com trocas de treinadores a meio do ano – apenas o Flamengo em 2009, quando trocou Cuca por Andrade. Quanto mais com três técnicos.

Bento foi o capitão despedido deste autêntico barco em naufrágio Fonte: goal.com
Bento foi o capitão despedido deste autêntico barco em naufrágio
Fonte: goal.com

Vamos por partes: Paulo Bento é um treinador difícil? É. Paulo Bento está nos cinco melhores treinadores portugueses da atualidade? Não, não está. Paulo Bento é uma pessoa de trato problemático? Pocha, sem dúvida. Mas é preciso ter paciência. O futebol brasileiro está morto (infelizmente) e tem de voltar a reorganizar-se e a soltar-se das amarras do passado. Mas não era apenas com Bento que o futebol Brasileiro se iria organizar… eu já escrevi sobre isso. Tinha que começar na base. A Série A do Brasileirão não pode ter tantas equipas.

Os calendários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) são absurdos. Muitos jogos. Muitos minutos. Equipas que jogam em estádios diferentes todas as semanas: um dia em Manaus, noutro em Brasília… Há uma crise de identidade. No caso específico do Cruzeiro, a chegada de Mano Menezes e a saída de Paulo Bento, são vistas como uma fórmula mágica que só por si solucionará todos os problemas dos celestes. Mas não é só o Cruzeiro que está mal: o futebol brasileiro, meus amigos, parou no tempo! E digo isto com mágoa, porque é o futebol que mais me apaixona, mas neste momento não é o melhor, como já o foi. São ciclos. E o Brasil tem de se reinventar neste ciclo.

Tem de deixar a teoria do “orgulhosamente sós” e tem de se abrir. Tem de ter a humildade de reconhecer: “pessoal, antes dava, mas agora já não dá!”. A crise do futebol brasileiro é grave. Enquanto for mais importante um jogador dar três canetas no adversário ao invés de cumprir com os seus objetivos táticos, quase passando despercebido do jogo (esses são os melhores jogadores, aqueles cujo trabalho é quase invisível), isso não funcionará.

O Cruzeiro até poderia nem ter muito a ganhar ao ficar com Paulo Bento (pelo menos a curto-prazo; a longo nunca saberemos). Agora, e disso podem ter a certeza: a Raposa terá muito mais a perder com a expulsão de Paulo Bento deste barco em naufrágio.

Foto de capa: Cruzeiro EC

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

Jesi Rossman aproveita má abordagem de Lena Pauels e Torreense carimba reviravolta contra o Benfica na Supertaça Feminina

Está feita a cambalhota no marcador. Torrense marcou o 2-1 diante do Benfica num lance em que Jesi Rossman aproveitou má abordagem de Lena Pauels.

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

Fabrizio Romano garante que André Onana vai deixar o Manchester United

André Onana vai deixar o Manchester United nas próximas horas. O jogador prepara-se para assinar com o Trabzonspor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting conta com o ‘rival’ de Lamine Yamal nas suas fileiras: como se está a sair em 2025/26?

Paulo Iago era considerado o grande rival de Lamine Yamal no futebol de formação espanhol. O jogador atua no Sporting.

Nem 1 minuto demorou para Diana Silva se estrear a marcar pelo Benfica na Supertaça Feminina

Diana Silva abriu o marcador na Supertaça Feminina muito cedo. 30 segundos e a avançada colocou o nome na lista de marcadoras.

Benfica em mudanças causou consequências: várias promessas da formação abandonaram o clube

O Benfica realizou várias mudanças no plantel principal e alguns jovens mudaram-se para outros emblemas para somarem mais minutos.