Três cabeças para uma coroa

Cabeçalho Liga Brasileira

Emocionante. A edição do Brasileirão 2016 caminha para a reta final (faltam 10 jornadas) e tudo pode acontecer. Como se previa, de seis candidatos, passaram a quatro; e destes quatro, parece agora que apenas três terão possibilidades de lutar até final.

O (ainda) campeão em título, Corinthians, começou a perder terreno e desde a derrota em casa com o líder Palmeiras – um clássico paulistano de grande magnitude, o maior da cidade, talvez – e a partir daí seria óbvio que o título voaria para outras paragens. O Grémio também começou a perder terreno e vai caindo por ai abaixo. O Santos está na quarta posição, mas já algo longe do primeiro lugar (a nove pontos). Portanto, a luta será a três: Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. Vamos por partes.

O Palmeiras está a fazer uma bela campanha, sem dúvida. Não tem errado muito e apresenta apenas cinco derrotas no campeonato e com uma média de 68% dos jogos ganhos. O que é ótimo na Séria A Brasileira.

Já a nação flamenguista exaspera pelo Hepta; mas o “cheirinho” do sétimo título, como por brincadeira lhe chamam os torcedores do Flamengo, ficou agora um pouco mais longe; com o empate dos rubro-negros cariocas a zero, em S.Paulo, o Flamengo está a três pontos do Plameiras.

Quem também não desiste da corrida é o Galo Mineiro. Uma equipa interessante, com Robinho e Fred, entre outros. Está a quatro pontos do líder e tem vencido muitos jogos, procurando o segundo título nacional, depois de ter ganho aquela que foi a sua única competição, na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971.

O Palmeiras continua firme, na frente Fonte: Guia do Boleiro
O Palmeiras continua firme, na frente
Fonte: Guia do Boleiro

Porém, há uma novidade que surgiu esta semana: a partir de agora não são apenas os quatro primeiros classificados a ir à Libertadores do ano seguinte. São seis. Portanto, se o campeonato acabasse agora, a Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, juntar-se-iam, ainda, o Fluminense e o Atlético Paranaense; por ordem do primeiro colocado ao sexto. Pessoalmente, concordo com esta medida. O Brasileirão, em comparação com outros campeonatos sul-americanos, é muito mais forte. Tem de ter mais vagas, pelo que parece justo. Já outros, dizem que será uma banalização daquilo a que chamam o G-4 (os quatro primeiros), lamentando que assim muitos clubes só jogarão para se classificar para a Libertadores, esquecendo o título. Posições.

Uma palavra para o Internacional de Porto Alegre, – treinado por Argel no início da época – que terá de dar o tudo por tudo para não cair de divisão. Algo que nunca aconteceu para o colorado. Tal como o Cruzeiro, que também pode estar em perigo de queda, embora não se encontre em zona de despromoção.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus querem levar mais um internacional português para o Al Nassr

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus estão a tentar convencer Bruno Fernandes a rumar ao Al Nassr neste mercado de transferências.

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira e o Benfica District: «São as mesmas imagens que esses arquitetos fizeram para nós em 2019»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira e a transferência de João Felix: «Um jogador que sai do Benfica, para mim, só podia regressar se tivesse 31 ou...

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.

Luís Filipe Vieira critica manutenção do Estádio da Luz: «Os arcos estão todos amarelados»

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao NOW, onde falou sobre as eleições presidenciais do Benfica, marcadas para outubro.