Três cabeças para uma coroa

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

Emocionante. A edição do Brasileirão 2016 caminha para a reta final (faltam 10 jornadas) e tudo pode acontecer. Como se previa, de seis candidatos, passaram a quatro; e destes quatro, parece agora que apenas três terão possibilidades de lutar até final.

O (ainda) campeão em título, Corinthians, começou a perder terreno e desde a derrota em casa com o líder Palmeiras – um clássico paulistano de grande magnitude, o maior da cidade, talvez – e a partir daí seria óbvio que o título voaria para outras paragens. O Grémio também começou a perder terreno e vai caindo por ai abaixo. O Santos está na quarta posição, mas já algo longe do primeiro lugar (a nove pontos). Portanto, a luta será a três: Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. Vamos por partes.

O Palmeiras está a fazer uma bela campanha, sem dúvida. Não tem errado muito e apresenta apenas cinco derrotas no campeonato e com uma média de 68% dos jogos ganhos. O que é ótimo na Séria A Brasileira.

Já a nação flamenguista exaspera pelo Hepta; mas o “cheirinho” do sétimo título, como por brincadeira lhe chamam os torcedores do Flamengo, ficou agora um pouco mais longe; com o empate dos rubro-negros cariocas a zero, em S.Paulo, o Flamengo está a três pontos do Plameiras.

Quem também não desiste da corrida é o Galo Mineiro. Uma equipa interessante, com Robinho e Fred, entre outros. Está a quatro pontos do líder e tem vencido muitos jogos, procurando o segundo título nacional, depois de ter ganho aquela que foi a sua única competição, na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971.

O Palmeiras continua firme, na frente Fonte: Guia do Boleiro
O Palmeiras continua firme, na frente
Fonte: Guia do Boleiro

Porém, há uma novidade que surgiu esta semana: a partir de agora não são apenas os quatro primeiros classificados a ir à Libertadores do ano seguinte. São seis. Portanto, se o campeonato acabasse agora, a Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos, juntar-se-iam, ainda, o Fluminense e o Atlético Paranaense; por ordem do primeiro colocado ao sexto. Pessoalmente, concordo com esta medida. O Brasileirão, em comparação com outros campeonatos sul-americanos, é muito mais forte. Tem de ter mais vagas, pelo que parece justo. Já outros, dizem que será uma banalização daquilo a que chamam o G-4 (os quatro primeiros), lamentando que assim muitos clubes só jogarão para se classificar para a Libertadores, esquecendo o título. Posições.

Uma palavra para o Internacional de Porto Alegre, – treinado por Argel no início da época – que terá de dar o tudo por tudo para não cair de divisão. Algo que nunca aconteceu para o colorado. Tal como o Cruzeiro, que também pode estar em perigo de queda, embora não se encontre em zona de despromoção.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o FC Porto x Sporting

Uma meia-final da Taça de Portugal é sempre um desafio intenso em que as duas equipas se batem até ao limite das suas forças por um lugar no Jamor.

Olivia Rodrigo na camisola do Barcelona para o El Clásico

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo, de 23 anos, foi selecionada pelo Spotify para aparecer na camisola do Barcelona no próximo clássico frente ao Real Madrid, a 10 de maio.

Estreia histórica de Jaime Faria no Masters 1000 de Madrid

Jaime Faria garantiu um lugar no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, enquanto Henrique Rocha foi eliminado na última ronda de qualificação frente a Adolfo Vallejo.

Um precioso bilhete para o Jamor | FC Porto x Sporting CP

Numa caminhada que começou em outubro de 2025, FC Porto e Sporting preparam agora para descolar rumo à tão desejada final da Taça

PUB

Mais Artigos Populares

Lens continua época de sonho e apura-se para a final da Taça de França

O Lens continua a realizar uma época em grande e alcançou o apuramento para a final da Taça de França, depois de vencer o Toulouse.

Inter Milão vence Como 1907 e apura-se para a final da Taça de Itália

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por três bolas a duas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália.

Brighton goleia Chelsea e provoca 5ª derrota consecutiva aos blues na Premier League

A má fase do Chelsea vai-se prolongando. Desta feita, foi o Brighton quem não só venceu, como goleou os blues na Premier League.