Dia D na Conference League | Real Betis x Chelsea

Conference League, final: quarta-feira, 28 de maio de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: NA POLÓNIA, BÉTIS E CHELSEA QUEREM FAZER HISTÓRIA NO JOGO DAS GRANDES DECISÕES

140 partidas depois, onde 32 clubes estiveram envolvidos, a quarta edição da Conference League encontra-se praticamente finalizada. Num formato altamente revolucionário (a par das outras competições europeias), este foi um torneio altamente emotivo para todas as turmas que fizeram parte. Porém, tal como o futebol sempre decretou, o troféu irá sempre pertencer a apenas um nome, ficando os restantes participantes como atores secundários.

Numa prova que contou com a participação do Vitória SC, a final irá coloca frente a frente, o Bétis e o Chelsea, com os sevilhanos a terem uma etapa de ‘mata-mata’ perfeita, depois de um 15.º lugar na fase de Liga. Os espanhóis deixaram pelo caminho os vitorianos, nos oitavos-de-final e venceram ainda turmas como Jagiellonia Bialystok e Fiorentina e defrontam agora os londrinos.

Do outro lado da barricada, os ‘blues’ colocam-se como os favoritos a levantar a prova ainda nos primeiros capítulos da mesma. Num registo impecável na fase de Liga – seis vitórias onde abanaram as redes por 35 ocasiões – o emblema inglês quer voltar a fazer história a nível europeu. De recordar que, em 2021, o Chelsea levantou a Liga dos Campeões e pretende assim quebrar esse jejum internacional.

Assim sendo, esta será uma partida repleta de emoções com os dois coletivos a colocarem as suas miras apontadas à conquista da quarta edição da Liga Conferência. De realçar que, o Bétis, turma onde alinham atualmente os portugueses William Carvalho e Guilherme Fernandes, nunca levantaram um título internacional.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta será o primeiro embate entre Bétis e Chelsea em toda a história.
  2. Será também a estreia do emblema de Sevilha em finais europeias.
  3. Na presente edição da Conference League, os londrinos foram apenas derrotados por uma ocasião, diante do Legia de Varsóvia.
  4. Se vencerem o embate frente ao Bétis, os ingleses tornar-se-ão a primeira equipa de sempre a alcançar os três troféus europeus – Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
  5. Cédric Bakambu (avançado) é o melhor marcador do lado dos espanhóis na presente edição da Liga Conferência com sete golos em 13 partidas.
  6. William Carvalho, Guilherme Fernandes (Bétis) e Pedro Neto (Chelsea) são os portugueses que fazem parte dos dois plantéis finalistas.
  7. Bétis chega à final da Conference League depois de um empate a uma bola frente ao Valência.
  8. Já o Chelsea derrotou o Nottingham Forest por 1-0, no fecho da Premier League.
  9. O Estádio Miejski Wroclaw (habitual casa do Slask Wroclaw) será o palco da final entre espanhóis e ingleses.
  10. O árbitro deste embate será Irfan Peljto (Bósnia e Herzegovina).

JOGADORES A TER EM CONTA

Cédric Bakambu Betis
Fonte: Galatasaray SK

Cédric Bakambu (Real Betis) – O ponta-de-lança congolês tem sido um dos destaques da caminhada do Bétis na Liga Conferência, com sete golos e duas assistências em 13 jogos e coloca-se assim como um dos perigos para o coletivo liderado por Enzo Maresca. O futebolista não fatura desde abril e quererá certamente quebrar esse jejum, numa partida de exigência máxima.

Chelsea Cole Palmer
Fonte: Chelsea FC

Cole Palmer (Chelsea) – O avançado de 23 anos posiciona-se igualmente como um dos aspetos a ter em consideração naquilo que será o ‘Ás de trunfo’ dos londrinos. O internacional inglês tem sido destaque no setor ofensivo do Chelsea e embora ainda não tenha faturado na Liga Conferência, este poderá ser o jogo perfeito para o fazer. Na presente temporada, o camisola 20 contabiliza, em todas as competições, 15 tentos certeiros.

XI´s PROVÁVEIS

Bétis – Fran Vieites, Ricardo Rodríguez, Natan, Marc Bartra, Aitor Ruibal, Johnny Cardoso, Sergi Altimira, Pablo Fornals, Isco, Antony e Cédric Bakambu.

Treinador: Manuel Pellegrini

«O Chelsea, conhecendo o Enzo Maresca como conheço, é uma equipa que entra em campo para praticar um bom futebol desde o apito inicial. As duas equipas vão protagonizar um jogo muito interessante, ainda que com uma certa dose de cautela tendo em conta o equilíbrio entre ambos, mas acredito que o Chelsea vai tentar pegar no controlo do jogo desde o início».

Chelsea: Filip Jorgensen, Malo Gusto, Benoit Badiashile, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella, Jadon Sancho, Cole Palmer, Tyrique George e Nicolas Jackson.

Treinador: Enzo Maresca

«Temos feito uma boa época, mas pode passar de boa a excelente se ganharmos a Conference League, já depois de termos conseguido terminar no quarto lugar do campeonato. Seria uma forma de dizer que estamos de volta e que somos um clube vencedor na Europa, e esperamos conseguir isso mesmo. Tornar-nos-íamos o primeiro clube da Europa a conquistar todos os troféus e isso é importante».

PREVISÃO DE RESULTADO: Bétis 1-3 Chelsea

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.