Conference League, final: quarta-feira, 28 de maio de 2025, 20h00
A ANTEVISÃO: NA POLÓNIA, BÉTIS E CHELSEA QUEREM FAZER HISTÓRIA NO JOGO DAS GRANDES DECISÕES
140 partidas depois, onde 32 clubes estiveram envolvidos, a quarta edição da Conference League encontra-se praticamente finalizada. Num formato altamente revolucionário (a par das outras competições europeias), este foi um torneio altamente emotivo para todas as turmas que fizeram parte. Porém, tal como o futebol sempre decretou, o troféu irá sempre pertencer a apenas um nome, ficando os restantes participantes como atores secundários.
Numa prova que contou com a participação do Vitória SC, a final irá coloca frente a frente, o Bétis e o Chelsea, com os sevilhanos a terem uma etapa de ‘mata-mata’ perfeita, depois de um 15.º lugar na fase de Liga. Os espanhóis deixaram pelo caminho os vitorianos, nos oitavos-de-final e venceram ainda turmas como Jagiellonia Bialystok e Fiorentina e defrontam agora os londrinos.
Do outro lado da barricada, os ‘blues’ colocam-se como os favoritos a levantar a prova ainda nos primeiros capítulos da mesma. Num registo impecável na fase de Liga – seis vitórias onde abanaram as redes por 35 ocasiões – o emblema inglês quer voltar a fazer história a nível europeu. De recordar que, em 2021, o Chelsea levantou a Liga dos Campeões e pretende assim quebrar esse jejum internacional.
Assim sendo, esta será uma partida repleta de emoções com os dois coletivos a colocarem as suas miras apontadas à conquista da quarta edição da Liga Conferência. De realçar que, o Bétis, turma onde alinham atualmente os portugueses William Carvalho e Guilherme Fernandes, nunca levantaram um título internacional.
10 DADOS RÁPIDOS
- Esta será o primeiro embate entre Bétis e Chelsea em toda a história.
- Será também a estreia do emblema de Sevilha em finais europeias.
- Na presente edição da Conference League, os londrinos foram apenas derrotados por uma ocasião, diante do Legia de Varsóvia.
- Se vencerem o embate frente ao Bétis, os ingleses tornar-se-ão a primeira equipa de sempre a alcançar os três troféus europeus – Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
- Cédric Bakambu (avançado) é o melhor marcador do lado dos espanhóis na presente edição da Liga Conferência com sete golos em 13 partidas.
- William Carvalho, Guilherme Fernandes (Bétis) e Pedro Neto (Chelsea) são os portugueses que fazem parte dos dois plantéis finalistas.
- Bétis chega à final da Conference League depois de um empate a uma bola frente ao Valência.
- Já o Chelsea derrotou o Nottingham Forest por 1-0, no fecho da Premier League.
- O Estádio Miejski Wroclaw (habitual casa do Slask Wroclaw) será o palco da final entre espanhóis e ingleses.
- O árbitro deste embate será Irfan Peljto (Bósnia e Herzegovina).
JOGADORES A TER EM CONTA

Cédric Bakambu (Real Betis) – O ponta-de-lança congolês tem sido um dos destaques da caminhada do Bétis na Liga Conferência, com sete golos e duas assistências em 13 jogos e coloca-se assim como um dos perigos para o coletivo liderado por Enzo Maresca. O futebolista não fatura desde abril e quererá certamente quebrar esse jejum, numa partida de exigência máxima.

Cole Palmer (Chelsea) – O avançado de 23 anos posiciona-se igualmente como um dos aspetos a ter em consideração naquilo que será o ‘Ás de trunfo’ dos londrinos. O internacional inglês tem sido destaque no setor ofensivo do Chelsea e embora ainda não tenha faturado na Liga Conferência, este poderá ser o jogo perfeito para o fazer. Na presente temporada, o camisola 20 contabiliza, em todas as competições, 15 tentos certeiros.
XI´s PROVÁVEIS
Bétis – Fran Vieites, Ricardo Rodríguez, Natan, Marc Bartra, Aitor Ruibal, Johnny Cardoso, Sergi Altimira, Pablo Fornals, Isco, Antony e Cédric Bakambu.
Treinador: Manuel Pellegrini
«O Chelsea, conhecendo o Enzo Maresca como conheço, é uma equipa que entra em campo para praticar um bom futebol desde o apito inicial. As duas equipas vão protagonizar um jogo muito interessante, ainda que com uma certa dose de cautela tendo em conta o equilíbrio entre ambos, mas acredito que o Chelsea vai tentar pegar no controlo do jogo desde o início».
Chelsea: Filip Jorgensen, Malo Gusto, Benoit Badiashile, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella, Jadon Sancho, Cole Palmer, Tyrique George e Nicolas Jackson.
Treinador: Enzo Maresca
«Temos feito uma boa época, mas pode passar de boa a excelente se ganharmos a Conference League, já depois de termos conseguido terminar no quarto lugar do campeonato. Seria uma forma de dizer que estamos de volta e que somos um clube vencedor na Europa, e esperamos conseguir isso mesmo. Tornar-nos-íamos o primeiro clube da Europa a conquistar todos os troféus e isso é importante».
PREVISÃO DE RESULTADO: Bétis 1-3 Chelsea