Dia D na Conference League | Real Betis x Chelsea

Conference League, final: quarta-feira, 28 de maio de 2025, 20h00

A ANTEVISÃO: NA POLÓNIA, BÉTIS E CHELSEA QUEREM FAZER HISTÓRIA NO JOGO DAS GRANDES DECISÕES

140 partidas depois, onde 32 clubes estiveram envolvidos, a quarta edição da Conference League encontra-se praticamente finalizada. Num formato altamente revolucionário (a par das outras competições europeias), este foi um torneio altamente emotivo para todas as turmas que fizeram parte. Porém, tal como o futebol sempre decretou, o troféu irá sempre pertencer a apenas um nome, ficando os restantes participantes como atores secundários.

Numa prova que contou com a participação do Vitória SC, a final irá coloca frente a frente, o Bétis e o Chelsea, com os sevilhanos a terem uma etapa de ‘mata-mata’ perfeita, depois de um 15.º lugar na fase de Liga. Os espanhóis deixaram pelo caminho os vitorianos, nos oitavos-de-final e venceram ainda turmas como Jagiellonia Bialystok e Fiorentina e defrontam agora os londrinos.

Do outro lado da barricada, os ‘blues’ colocam-se como os favoritos a levantar a prova ainda nos primeiros capítulos da mesma. Num registo impecável na fase de Liga – seis vitórias onde abanaram as redes por 35 ocasiões – o emblema inglês quer voltar a fazer história a nível europeu. De recordar que, em 2021, o Chelsea levantou a Liga dos Campeões e pretende assim quebrar esse jejum internacional.

Assim sendo, esta será uma partida repleta de emoções com os dois coletivos a colocarem as suas miras apontadas à conquista da quarta edição da Liga Conferência. De realçar que, o Bétis, turma onde alinham atualmente os portugueses William Carvalho e Guilherme Fernandes, nunca levantaram um título internacional.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Esta será o primeiro embate entre Bétis e Chelsea em toda a história.
  2. Será também a estreia do emblema de Sevilha em finais europeias.
  3. Na presente edição da Conference League, os londrinos foram apenas derrotados por uma ocasião, diante do Legia de Varsóvia.
  4. Se vencerem o embate frente ao Bétis, os ingleses tornar-se-ão a primeira equipa de sempre a alcançar os três troféus europeus – Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
  5. Cédric Bakambu (avançado) é o melhor marcador do lado dos espanhóis na presente edição da Liga Conferência com sete golos em 13 partidas.
  6. William Carvalho, Guilherme Fernandes (Bétis) e Pedro Neto (Chelsea) são os portugueses que fazem parte dos dois plantéis finalistas.
  7. Bétis chega à final da Conference League depois de um empate a uma bola frente ao Valência.
  8. Já o Chelsea derrotou o Nottingham Forest por 1-0, no fecho da Premier League.
  9. O Estádio Miejski Wroclaw (habitual casa do Slask Wroclaw) será o palco da final entre espanhóis e ingleses.
  10. O árbitro deste embate será Irfan Peljto (Bósnia e Herzegovina).

JOGADORES A TER EM CONTA

Cédric Bakambu Betis
Fonte: Galatasaray SK

Cédric Bakambu (Real Betis) – O ponta-de-lança congolês tem sido um dos destaques da caminhada do Bétis na Liga Conferência, com sete golos e duas assistências em 13 jogos e coloca-se assim como um dos perigos para o coletivo liderado por Enzo Maresca. O futebolista não fatura desde abril e quererá certamente quebrar esse jejum, numa partida de exigência máxima.

Chelsea Cole Palmer
Fonte: Chelsea FC

Cole Palmer (Chelsea) – O avançado de 23 anos posiciona-se igualmente como um dos aspetos a ter em consideração naquilo que será o ‘Ás de trunfo’ dos londrinos. O internacional inglês tem sido destaque no setor ofensivo do Chelsea e embora ainda não tenha faturado na Liga Conferência, este poderá ser o jogo perfeito para o fazer. Na presente temporada, o camisola 20 contabiliza, em todas as competições, 15 tentos certeiros.

XI´s PROVÁVEIS

Bétis – Fran Vieites, Ricardo Rodríguez, Natan, Marc Bartra, Aitor Ruibal, Johnny Cardoso, Sergi Altimira, Pablo Fornals, Isco, Antony e Cédric Bakambu.

Treinador: Manuel Pellegrini

«O Chelsea, conhecendo o Enzo Maresca como conheço, é uma equipa que entra em campo para praticar um bom futebol desde o apito inicial. As duas equipas vão protagonizar um jogo muito interessante, ainda que com uma certa dose de cautela tendo em conta o equilíbrio entre ambos, mas acredito que o Chelsea vai tentar pegar no controlo do jogo desde o início».

Chelsea: Filip Jorgensen, Malo Gusto, Benoit Badiashile, Trevoh Chalobah, Marc Cucurella, Jadon Sancho, Cole Palmer, Tyrique George e Nicolas Jackson.

Treinador: Enzo Maresca

«Temos feito uma boa época, mas pode passar de boa a excelente se ganharmos a Conference League, já depois de termos conseguido terminar no quarto lugar do campeonato. Seria uma forma de dizer que estamos de volta e que somos um clube vencedor na Europa, e esperamos conseguir isso mesmo. Tornar-nos-íamos o primeiro clube da Europa a conquistar todos os troféus e isso é importante».

PREVISÃO DE RESULTADO: Bétis 1-3 Chelsea

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.