Gigantes em busca de (ainda mais) glória | Espanha x França

Liga das Nações, meia-final: quinta-feira, 5 de junho de 2025, 20h00.

A ANTEVISÃO: EM SOLO ALEMÃO, DOIS GIGANTES MEDEM FORÇAS COM OS OLHOS POSTOS NA FINAL

Estugarda vai ser um dos palcos das decisões dos capítulos finais da quarta edição da Liga das Nações, recebendo a partida entre Espanha e França, duas equipas altamente favoritas à conquista da competição, sendo que só uma destas poderá marcar presença no derradeiro embate, que será diante do vencedor do Alemanha-Portugal.

Na seleção de Espanha vivem-se tempos positivos, fruto da conquista recente do Europeu de 2024 bem como da Liga das Nações de 2023 e com uma autêntica geração de ouro. Para chegar a esta fase da competição, o coletivo sediado em Madrid, constou no grupo 4 da Liga A, onde conquistou 16 pontos em seis partidas. Nos quartos-de-final, os espanhóis deixaram pelo caminho a turma dos Países Baixos.

Do outro lado, os franceses encontram-se perante uma fase de estabilidade a nível geracional, permanecendo com os talentos já conhecidos, tais como Kylian Mbappé e Ousmane Dembélé. Em busca da segunda conquista da Liga das Nações e da quebra do jejum – os gauleses não levantam títulos desde 2021- esta será uma partida de grande importância para os pupilos de Didier Deschamps. De recordar que, para marcar presença neste capítulo do torneio, a seleção de França, defrontou um autêntico ‘grupo da morte’, juntamente com a Bélgica e Itália, alcançando 13 pontos em seis jornadas.

Assim sendo, esta será uma partida de exigência máxima para os dois coletivos, mas uma coisa será certa: com ‘unhas e dentes’, as duas equipas lutarão por um lugar na Liga das Nações, com a Espanha focada em manter a hegemonia europeia e com a França a tentar voltar a impor posição em torneios de seleções.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Espanha e França já se defrontaram por 37 ocasiões, sendo o histórico favorável para os espanhóis – 17 triunfos contra os 13 dos gauleses.
  2. O último encontro entre as duas seleções aconteceu em 2024, aquando das meias-finais do Campeonato da Europa, com Espanha a triunfar por 2-1.
  3. Na Liga das Nações, este será apenas o segundo jogo entre as equipas, sendo que o primeiro deu-se na final da mesma competição, em 2021, com vitória francesa.
  4. Os espanhóis têm mais faro de golo em duelos frente à seleção gaulesa, tendo abanado as redes do rival por 66 vezes.
  5. Zinedine Zidane é o melhor marcador de sempre francês em embates diante da Espanha – três golos marcados em cinco encontros.
  6. França e Espanha já venceram a Liga das Nações por uma ocasião – em 2021 e 2023, respetivamente.
  7. Dani Olmo foi o último futebolista espanhol a marcar diante da França, na partida relativa às meias-finais do Europeu de 2024.
  8. Do lado francês, Kolo Muani, foi quem abanou as redes na derrota sofrida na competição internacional, frente aos castelhanos.
  9. Mikel Oyarzabal é o jogador espanhol mais goleador na atual edição da Liga das Nações.
  10. O árbitro da partida será Michael Oliver (Inglaterra).

JOGADORES A TER EM CONTA

Lamine Yamal Espanha
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Lamine Yamal O diamante em bruto espanhol tem feito uma temporada de alto rendimento e será certamente um elemento a ter em atenção por parte do coletivo de Didier Deschamps. O avançado de 17 anos tem, até ao momento, apenas um golo na Liga das Nações, pelo que quererá certamente deixar a sua marca em jogos de elevada importância.

Kylian Mbappé Embora o Real Madrid tenha tido uma época ligeiramente abaixo do que é habitual, o camisola 10 francês continua a ser um autêntico ‘Ás de trunfo’ no coletivo gaulês. Na atual edição da Liga das Nações, o ponta-de-lança ainda não se estreou a marcar, mas coloca agora a mira apontada à quebra do jejum e carimbar um lugar na final da competição.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Unai Simón, Pedro Porro, Pau Cubarsí, Dean Huijsen, Álex Grimaldo, Pedri González, Martin Zubimendi, Lamine Yamal, Dani Olmo, Nico Williams e Álvaro Morata.

Treinador: Luis De La Fuente

«Este é um grupo de jogadores muito jovens, com uma ambição tremenda e que não se cansa de ganhar. Trazem-nos sempre a alegria de lutar pela vitória e isso é sempre maravilhoso. No fim de contas, qualquer resultado pode acontecer, especialmente a este nível, onde tudo é possível. Mas o espírito desta equipa é sempre competir para vencer, lutar para vencer e suportar o que for preciso para vencer. Isso é muito importante».

França: Mike Maignan, Benjamin Pavard, Ibrahima Konaté, Loic Badé, Theo Hernández, Aurélien Tchouaméni, Adrien Rabiot, Michael Olise, Ousmane Dembelé, Désire Doué e Kylian Mbappé.

Treinador: Didier Deschamps

«Atualmente, a Espanha é certamente a melhor seleção europeia e mundial, e não é só porque venceu o último Euro. Eles têm um novo treinador e novos jogadores com características diferentes. Sempre tiveram um bom controlo de bola, mas agora também têm novas habilidades, especialmente no ataque, onde são muito rápidos, especialmente o Lamine Yamal e o Nico Williams».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 2-1 França

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Franjo Ivanovic já se encontra em Portugal para assinar pelo Benfica

Franjo Ivanovic chegou a Lisboa durante a noite desta terça-feira e vai assinar contrato com o Benfica.

Terça-feira de Champions League: eis os resultados

Disputaram-se vários jogos durante esta terça-feira da Champions League e algumas equipas foram eliminadas da prova.

Olimpija Ljubljana de Jorge Simão segue em frente na Conference League

O Olimpija Ljubljana não foi além de um empate contra o Inter Escaldes, mas está apurado para a próxima fase da Conference League.

Braga perto de garantir 10 milhões de euros com excedentário

O Braga vai vender Simon Banza ao Al Jazira. Há um acordo entre os dois clubes por 10 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador troca o FC Porto pelo Sporting

Diogo Barata foi confirmado como reforço do Sporting. O jogador de hóquei em patins pertencia aos quadros do FC Porto.

Mallorca define preço de internacional português: 15 milhões de euros

O Mallorca já definiu que pretende receber 15 milhões de euros por Samu Costa. O médio português soma pretendentes.

FC Porto encontra forma de ter Gabri Veiga disponível para a primeira jornada da Primeira Liga

O FC Porto corria o risco de não contar com Gabri Veiga na primeira jornada da Primeira Liga, mas o jogador vai poder ser usado.