Holanda 3-1 Inglaterra: De desatenção em desatenção até à eliminação

- Advertisement -

A Holanda venceu a Inglaterra por 3-1, juntando-se a Portugal na final da Liga das Nações. A equipa de Koeman começou o jogo a perder mas acabou por dar a volta ao resultado, aproveitando os vários erros da defensiva inglesa.

A Holanda conseguiu assentar rapidamente o seu jogo e tomar o controlo da partida em Guimarães, pressionando muito alto e colocando muitas dificuldades à Inglaterra na sua primeira fase de construção de jogo.

Os ingleses demonstravam dificuldade em manter a posse de bola, com o meio-campo a não conseguir encaixar e fazer a bola circular entre os seus jogadores. O futebol direto marcava a toada do jogo da equipa de Southgate, sem contudo grandes efeitos práticos, fruto das características do tridente atacante Sterling, Rashford e Sancho, que não eram as melhores para esse tipo de jogo.

A Holanda, por seu turno, ia apresentando um futebol mais consistente e apoiado, com transições rápidas e sempre com a bola controlada, mas sem conseguir desbloquear a organização defensiva da Inglaterra.

Contudo, um pouco contra a corrente do jogo, os ingleses acabaram por marcar, à passagem do minuto 32. Desatenção na defesa da Holanda, com De Ligt a fazer falta sobre Rashford já dentro da área. Penalty indiscutível, que o mesmo Rashford se encarregou de bater, colocando a Inglaterra na frente.

Rashford marcou o primeiro golo da Inglaterra nesta fase final
Fonte: UEFA

Até final da primeira parte, apenas um remate perigoso de Ryan Babel a testar a atenção de Pickford, com o guarda-redes inglês a agarrar à segunda. Foi evidente durante os primeiros 45 minutos que as equipas chegaram a esta fase final com o cansaço acumulado de uma época longa, apresentando um ritmo do jogo muito pouco intenso.

A segunda parte trouxe mais emoção, com a Holanda a jogar contra o tempo e a ter que arriscar mais. Após algumas tentativas frustradas, os comandados de Koeman chegaram ao empate, colocando justiça no resultado. Canto tenso de Memphis, com De Ligt a entrar de rompante e a cabecear certeiro, colocando o jogo em 1-1 aos 73 minutos.

As substituições efetuadas pelos treinadores foram partindo o jogo, o que até acabou por favorecer mais os ingleses. Os homens de Southgate foram-se aproximando com mais perigo da baliza de Cillessen, tendo a melhor ocasião no golo anulado a Lingard, por fora-de-jogo do avançado.

De Ligt empatou para a Holanda
Fonte: UEFA

O empate subsistiu até ao final dos 90 minutos, pelo que teve que se recorrer a prolongamento. No tempo extra, os holandeses foram mais fortes e aproveitaram dois erros tremendos da defesa inglesa para consumar a reviravolta no marcador. Aos 97’, desconcentração de Stones a perder a bola em zona proibida, com Memphis a aproveitar e rematar de pronto para boa estirada de Pickford. Na recarga, Promes e Walker disputaram a bola, com o inglês a marcar na própria baliza.

A estocada final da Holanda chegou na segunda parte do prolongamento, após nova desatenção da defesa inglesa. Stones e Barkley facilitaram na sua zona defensiva e Memphis aproveitou novamente, desta vez assistindo Promes, que fechou o resultado em 3-1 e carimbou o acesso da sua equipa à final.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Holanda: Cillessen, Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Blind, Wijnaldum, De Roon (Van de Beek, 68’), Frenkie de Jong (Strootman, 114’), Bergwijn (Pröpper, 91’), Babel (Promes, 68’) e Depay.

Inglaterra: Pickford, Kyle Walker, John Stones, Maguire, Chilwell, Rice (Dele Alli, 106’), Delph, Barkley, Sancho (Lingard, 61’), Sterling e Rashford (Harry Kane, 46’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva: «Bom comunicador? Quero é ser um bom treinador para o Benfica»

Marco Silva realizou a conferência de antevisão ao Casa Pia x Benfica. O técnico falou sobre a sua comunicação enquanto treinador.

Marco Silva confirma baixa importante do Benfica para o jogo com o Casa Pia

Marco Silva realizou a conferência de antevisão ao Casa Pia x Benfica. O técnico confirmou a baixa de Fredrik Aursnes para o jogo.

Marco Silva antevê Casa Pia x Benfica: «Os últimos 3 resultados com este adversário podem criar esse alerta»

Marco Silva realiza a conferência de antevisão ao Casa Pia x Benfica a partir das 13h30, na sala de imprensa do Seixal.

Portimonense bate Vizela e continua a vencer na Segunda Liga 2026/27

O Portimonense venceu em casa o Vizela por 2-0 na segunda jornada da Segunda Liga. Golos de Edney Henrique e de Yanis da Rocha.

PUB

Mais Artigos Populares

Equipa técnica de Jorge Jesus esteve a observar jogos da jornada inaugural da Liga da Arábia Saudita

Alguns membros da equipa técnica de Jorge Jesus estiveram na Arábia Saudita. Os adjuntos do selecionador nacional foram observar os portugueses do Al Nassr, do Al Ahli e do Al Hilal.

Antigo alvo do Benfica perto de ser reforço do AZ Alkmaar por 4 milhões de euros

O AZ Alkmaar está muito perto de fechar a contratação de Stije Resink. O negócio deverá rondar os quatro milhões de euros.

Zé Nando é o novo treinador da equipa de Futebol Feminino do Al Ula Club

O Al Ula Club anuncia Zé Nando como novo treinador. O técnico português vai treinar a equipa feminina por uma temporada.