Polónia 0-1 Itália: A justiça que traz esperança

- Advertisement -

O estádio Slaski, em Chirzow; foi o placo do terceiro jogo de Polónia e Itália a contar para o Grupo 3 da Liga das Nações. Vencer era a única condição para qualquer uma das equipas assegurar o segundo lugar e não ver o sonho de seguir em frente cair por terra, enquanto que a derrota significava não ir além de um terceiro posto. O empate colocava a duas seleções fora da Liga das Nações e era por isso o resultado mais desejado por todos os portugueses.

Ambos os selecionadores procederam a algumas mudanças nos XI iniciais comparativamente aos últimos jogos disputados, tornando os seus conjuntos mais capazes de criar perigo junto da baliza adversária, furto da obrigatoriedade em vencer, e por isso esperava-se um jogo recheado de oportunidades de golo.

Assim foi! Logo aos dois minutos, no primeiro motivo de destaque da partida, Jorginho rematou forte à entrada da área, mas a bola embateu com estrondo na barra.

Assistimos a um primeiro tempo em que a Itália dominou desde início, contrastando com uma equipa da  Polónia impotente perante o caudal ofensivo dos Azzurri.  Mancini montou a sua equipa de forma eximia, contruindo uma defesa sólida e coesa que raramente se deixou enganar pelos polacos e um ataque que embora tivesse pecado na hora de finalizar, conseguia chegar com relativa facilidade à baliza do adversário, colecionando por isso diversas oportunidades de golo com destaque para o minuto 30 quando a baliza de Szczesny voltaou a estremecer, desta feita por intermédio de Lorenzo Insigne.

Até final do primeiro tempo, o guardião da Roma mostrou-se mais três vezes e correspondeu com eficácia ao cabeceamento de Chiellini e aos remates de Jorginho e Florenzi.

A Polónia, à semelhança do que fez contra Portugal, entrou mal na partida e entregou 45 minutos ao adversário muito por força do desconforto dos jogadores no sistema tático apresentado por Brzeczek. A Itália segura na sua defesa, dispôs de diversas oportunidades de golo, mas não conseguiu chegar ao intervalo na frente do marcador.

No segundo tempo, o jogo ganhou um certo equilíbrio e a quantidade e cadência de oportunidades diminuíram. A chave da mudança da toada do jogo foi a dupla alteração efetuada por Brzeczek, ao lançar a jogo Blaszczykowski e Grosicki.

A Itália sem nunca perder a consistência no setor defensivo foi perdendo superioridade nos últimos metros do terreno e por isso diminuíram também as oportunidades de golo. O próprio jogo perdeu um pouco o encanto e os adeptos só tiveram motivos para se animarem nos últimos 20 minutos.

O golo italiano
Fonte: UEFA Nations League

Primeiramente, uma dupla oportunidade para o conjunto da casa, num lance em que Lewandowski, numa das poucas intervenções no jogo de hoje, coloca  Grosicki na cara de Donnarumma, mas o guarda-redes italiano levou a melhor e na recarga Milik atirou para fora. A Itália ainda ameaçou por Bernardeshi aos 76, mas só no último minuto da partida conseguiu colocar alguma justiça no resultado: no seguimento de um canto, Lasagna cabeceou para Biraghi e este ao segundo poste concretizou o único golo da partida, trazendo justiça ao marcador.

Com este desfecho a Itália no último instante mantém vivo o sonho em marcar presença na final four, por outro lado, a Polónia com a derrota desta noite vê confirmada a despromoção à Liga B desta Liga das Nações.

Polónia: Wojciech Szczesny, Jan Bednarek, Arkadiusz Reca (Jedrzejczyk ’87), Kamil Glik, Bartosz Bereszynski, Jacek Goralski, Karol Linetty (Blaszczykowski ’46), Damian Szymanski (Grosicki ’46), Piotr Zielinski, Arkadiusz Milik, Robert Lewandowski

Itália: Gigio Donnarumma, Giorgio Chiellini, Cristiano Biraghi, Alessandro Florenzi (Piccini ’84), Leonardo Bonucci, Marco Verratti, Jorginho, Nicolò Barella, Lorenzo Insigne, Federico Chiesa, Fede Bernardeschi(Lasagna ’81)

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kika Nazareth brinca com Pau Cubarsí: «Vejo os jogos da equipa principal e sofro, por isso acordem»

Kika Nazareth e Pau Cubarsí estiveram na promoção de um torneio que vão apadrinhar. Internacional portuguesa falou no Barcelona.

Liverpool vai ter de chegar aos 100 milhões de euros para fechar contratação de nome desejado para a defesa

O Liverpool tem Alessandro Bastoni referenciado para o centro da defesa. Inter Milão avalia o defesa italiano em 100 milhões de euros.

Inacreditável: árbitro fica preso no meio da roda de motivação do Chelsea antes do jogo

Momento insólito antes do Chelsea x Newcastle. Paul Tierney, árbitro do jogo, ficou preso entre os jogadores dos blues na roda antes do jogo.

Futsal feminino: Benfica e Nun’Álvares vencem meias-finais e estão na final da Taça da Liga

O Benfica e o Nun'Álvares garantiram a passagem à final da Taça da Liga. As águias venceram por 3-0 e a equipa de Fafe triunfou por 5-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão bate o Vitória SC na estreia de Gil Lameiras e alcança o quinto lugar da Primeira Liga

Na estreia de Gil Lameiras no comando técnico do Vitória SC, os vimaranenses foram derrotados por 2-1 frente ao Famalicão, na 26.ª jornada da Primeira Liga.

Basquetebol: Benfica vence Queluz por quase 40 pontos de diferença

O Benfica recebeu e arrasou o Queluz por 106-68 no Basquetebol. O Queluz fica agora em perigo de perder o lugar nos play-offs.

Golaço de Nahuel Molina e expulsão por toque nas partes íntimas: Atlético Madrid vence Getafe e assume 3º lugar da La Liga

O Atlético Madrid venceu o Getafe na 28.ª jornada da La Liga. Vitória permite subida ao terceiro lugar da classificação.