Chelsea FC 0-3 FC Bayern München: Revenge of the 2012

- Advertisement -

A CRÓNICA

Stamford Bridge foi o palco da 1º mão dos Oitavos de Final da Liga dos Campeões entre o Chelsea de Frankie Lampard e do Bayer Munique de Flick, jogo de cariz curioso visto o último jogo entre estas duas equipas ter sido a memorável final de 2012 da Liga Milionária, Lampard levantou o troféu enquanto jogador e Neur, Boateng e Thomas Muller já jogavam como titulares nessa noite.

Foi um jogo que começou com um Bayern Munique mais dominante, com mais posse de bola e no domínio das operações. Ao minuto 11 numa transição ofensiva, Coman apareceu frente a baliza e deu o primeiro sinal de perigo para os Bávaros, seguiram-se inúmeras oportunidades flagrantes de Muller e Lewandowski, mas Willy Caballero mostrou-se a um nível muito alto, destaque para o minuto 34 quando Thomas Muller cabeceia para a barra, onde o guarda-redes do Chelsea nada podia fazer. O Chelsea conseguiu equilibrar um pouco a contenda, com Mount e Alonso a testar a atenção de Neuer.

No regresso das equipas para a segunda parte, contamos com um Bayern Munique mais assertivo e um Chelsea com menos capacidade de reação à perda da bola e intensidade, e ao minuto 50 a parceria Lewandowski e Gnabry apareceu, o Polaco desmarcou-se nas costas do Christensen e assistiu Gnabry para o 1º golo da noite. Nem 5 minutos se passaram, e numa transição ofensiva, a dupla combinou de novo, Lewandowski lançou Gnabry, o Alemão formado no Arsenal, finalizou frente a Caballero para o 0-2.

Chelsea tentou equilibrar a contenda, mas com a obrigação de ir atrás do resultado a formação de Frank Lampard não mostrava ter as armas necessárias.

Com a eliminatória já complicada para os Ingleses, Lewandowski decidiu somar mais um golo as suas contas. Alphonso Davies subiu pelo corredor esquerdo e cruzou, para o encosto do Polaco ao minuto 76.

Nota para expulsão de Marcos Alonso e do amarelo para Jorginho, que não poderão figurar nas escolhas de Frank Lampard para a segunda mão.

A FIGURA

Fonte. Bundesliga

Serge Gnabry e Robert Lewandowski – Difícil ou quase impossível escolher a figura do jogo entre estes dois super-jogadores, o avançado Polaco encontra-se na melhor fase da sua carreira e posiciona-se como um, se não o melhor avançado do mundo. Serviu Gnabry que começa a habituar-nos a ser feliz em terras Inglesas, cria, finaliza e torna-se passo a passo uma peça basilar nos bávaros, a figura do jogo é sem dúvida a parceria de ambos.

O FORA DE JOGO

Fonte: Premier League

A.Christensen – O central responsável por organizar o eixo defensivo a três nunca conseguiu encontrar as marcações respetivas e marcar posição face aos avançados do Bayern Munique, apanhado em contra-pé e em norte em vários lances, pede-se mais ao atleta Dinamarquês.

Análise Tática Chelsea FC

Ao contrário do que foi anunciado pelo grafismo da televisão, o Chelsea apresentou-se num 1-3-4-3 com James e Marcos Alonso responsáveis pela largura e profundidade dos corredores dos Blues. A equipa de Londres nunca foi capaz de sair a jogar pela primeira fase de construção e optou quase sempre por lançamentos longos a procura de Oliver Giroud com Barkley e Mount a procura da 2ª bola. E se na primeira parte esta estratégia ainda resultou por algumas vezes, na segunda os Bávaros corrigiram este aspeto e Giroud já não foi capaz. Face ao resultado, Frank Lampard foi obrigado a alterar o sistema, abdicando do terceiro central, para dar mais músculo e presença num meio campo escasso de soluções com Jorginho e Kovacic.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Willy Caballero (8)

Cesar Azpilicueta (6)

Rudiger (6)

A.Christensen (5)

James (6)

Marcos Alonso (5)

Jorginho (6)

Kovacic (6)

Barkley (6)

Mount (7)

Giroud (7)

SUBS UTILIZADAS:

Abraham (6)

William (6)

Pedro (6)

Análise Tática FC Bayern München 

Os bávaros entraram com o seu sistema mais habitual, num 1-4-2-3-1. Sempre a optarem por uma 1ª fase de construção por Boateng e Alaba procurando Kimmich e Thiago Alcântara para fazerem a ligação meio-campo/ataque. E se algumas fazes o Chelsea ainda conseguiu pressionar com sucesso, a medida que os minutos foram passando, o jogo interior de qualidade de Muller e Gnabry foi se fazendo notar. Coman no jogo exterior deu várias soluções e Robert Lewandowski fez apoios de qualidade mundial, para os seus companheiros aparecerem nas costas da defesa Blue.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÔES

Neuer  (7)

Pavard (7)

Boateng (7)

Alphonse Davies (8)

Thiago Alcantara (7)

Kimmich (7)

Coman (7)

Thomas Muller (8)

Gnabry (9)

Lewandowski (9)

SUBS UTILIZADOS

Coutinho (7)

Tolisso (-)

Goretzka (-)

Foto de Capa: UEFA

Revisto por: Jorge Neves 

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.