FC Barcelona 0-0 Juventus: Esta Velha Senhora não se deixa enganar facilmente

Cabeçalho Futebol Internacional

As bancadas de Camp Nou encheram-se da crença própria de quem já viveu um milagre. Sonhava-se com nova remontada.  Se há alguém podia virar um 3-0 desfavorável contra uma Juventus defensivamente irrepreensível, eram eles. Mas não foram.

A primeira parte ilustrou bem o quão árdua seria a tarefa do Barcelona. A defesa da Juventus, composta por uma linha de 4, com os laterais (Dani Alves e Alex Sandro) remetidos ao meio-campo defensivo, revelava-se impermeável, e as oportunidades, demoraram a aparecer no jogo.

A primeira, aliás, até pertenceu à Juventus, que aproveitou as subidas constantes e quase inconsequentes de Jordi Alba para explorar o corredor direito do seu ataque – Higuaín, descaído para oesse lado, “tabelou” com a perna de Busquets e disparou não muito acima da trave da baliza de Ter Stegen.

O Barcelona assustou-se, o seu público não, e a cada toque de bola sentia-se um “bruá” da tal esperança que só entende quem passa por Camp Nou. Contagiou os jogadores, e estes passaram a conseguir condicionar a Juventus na hora de sair com a bola, sufocando-a no seu próprio meio-campo até final da primeira parte.

O problema esteve, porém, em converter o ataque em oportunidades de golo. A única flagrante pertenceu a Messi que, num dos raros momentos em que a Juve cedeu espaços, foi servido por Suarez, em plena àrea, e rematou a rasar o poste esquerdo da baliza de Buffon.

Apesar do barulho da esperança blaugrana, os adeptos da Juve fizeram-se ouvir Fonte: BTSports
Apesar do barulho da esperança blaugrana, os adeptos da Juve fizeram-se ouvir
Fonte: BTSports

A segunda parte conheceu um jogo mais agitado. O meio-campo da Juventus, sobretudo Pjanic e Khedira, deixou de conseguir pressionar tão à frente como conseguira até então, e o Barcelona aproveitou para subir no terreno ainda que a primeira oportunidade de golo tenha pertencido à Vecchia Signora – quando Barcelona tentava sair a jogar, Dybala roubou a bola a Sergi Roberto, deu a Higuaín, este jogou para Cuadrado, que rematou a rasar o poste.

Depois disto, porém, o Barcelona tentou forçar o milagre. Trablhou para ele. Messi, com espaço que não esperava ter, esteve na génese de três boas oportunidades. Primeiro, à entrada da àrea, rematou perto do poste esquerdo de Buffon; depois, já com Alcácer em campo (entrado para o lugar de Rakitic), atrapalhando marcações, atirou por cima, na sequência de um canto mal defendido por Buffon e iniiciou uma jogada que ressaltaria para Sergi Roberto rematar por cima.

Massimiliano Allegri não gostava do que via e teve de tomar medidas. Abdicou do jogo exterior quando o adversário tinha a posse de bola e passou a incluir os laterais no corredor central. Uma estratégia reforçada com a entrada de Barzagli para o lugar de Dybala. Era o oficial trancar de portas do sonho blaugrana, que não conseguiu causar mais incerteza no desfecho da eliminatória.

 

O Barcelona tentou, teve a audácia de quem tenta seduzir, mas a Velha Senhora é experiente e não se deixa levar por quaisquer encantos a não ser os próprios. Que são muitos.

Está, por isso, no top quatro da elite europeia.

Foto de capa: Associated Press

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.