📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força dos Números: Finais da Champions

- Advertisement -

Guarda-Redes

30 guarda-redes e 13 nacionalidades diferentes

Vitor Baía foi o único guarda-redes português em finais da Champions Fonte: UEFA
Vitor Baía foi o único guarda-redes português em finais da Champions Fonte: UEFA

As finais da Champions tiveram, na baliza, 30 guarda-redes diferentes e a representação de 13 países diferentes, sendo a alemã (8) e a espanhola (7) as nacionalidades mais predominantes. Portugal só esteve representado por uma vez – Vítor Baía ao serviço do FC Porto em 2003/04.

 

presenças

Van der Sar defende grande penalidade de Anelka e dá a Champions de 2008 ao Manchester United Fonte: Telegraph
Van der Sar defende grande penalidade de Anelka e dá a Champions de 2008 ao Manchester United
Fonte: Telegraph

Edwin Van der Sar é o detentor deste recorde, constituído por 3 presenças ao serviço do Manchester United e 2 ao serviço do Ajax.

Próximos do holandês surgem Dida (Milan), Casillas (Real Madrid), Valdés (Barcelona), Peruzzi (Juventus) e Rossi (Milan), todos com 3 presenças.

Um lote ao qual se juntará Buffon, amanhã. Navas somará a sua segunda presença no derradeiro jogo da liga milionária

 

jogaram por mais que um clube

Butt representou dois clubes diferentes em finais da Champions Fonte: Youtube
Butt representou dois clubes diferentes em finais da Champions
Fonte: Youtube

Para além do citado Van der Sar, só Hans-Jorg Butt teve, também, a honra de representar dois clubes diferentes numa final da Champions.

O alemão, que passou fugazmente pelo SL Benfica, representou o Leverkusen (2001/02) e o Bayern Munique (2009/10).

 

10 não sofreram golos

Júlio César não sofreu golos na final de 2010 Fonte: UEFA
Júlio César não sofreu golos na final de 2010
Fonte: UEFA

Há futebol português neste recorde. É que para além de Vitor Baía, também estão neste lote o portista Iker Casillas (pelo Real Madrid) e o benfiquista Júlio César (ao serviço do Inter).

Os outros são Barthez (Marselha), Dida (Milan), Illgner (Real Madrid), Lehmann (Arsenal), Rossi (Milan), Vitor Valdés (Barcelona) e Buffon (Juventus), que pode vir a ser o único a não sofrer golos em duas finais da Champions.

 

cartões

Lehmann foi o único guarda-redes expulso na história da Champions Fonte: ESPN
Lehmann foi o único guarda-redes expulso na história da Champions
Fonte: ESPN

Ao longo de todas as finais da Champions, houve 3 guarda-redes admoestados com cartões. Fabien Barthez (Marselha) e Vitor Valdés (FC Barcelona) viram amarelos por tardar na reposição da bola. Lehmann (Arsenal) viu o vermelho directo por falta à entrada da àrea quando já tinha sido irremediavelmente ultrapassado por Samuel Eto’o (Barcelona).

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o decisivo Angola x Egito da CAN 2025?

A seleção de Angola vai tentar contrariar o favoritismo do Egito para seguir em frente na CAN 2025. O encontro vai decorrer nesta segunda-feira.

FC Porto x AVS SAD: eis os onzes prováveis

O FC Porto entra em campo esta segunda-feira para bater-se com o AVS SAD, num encontro válido pela 16.ª jornada da Primeira Liga.

Boston Celtics de Neemias Queta derrotados para a NBA

Os Boston Celtics foram derrotados na última madrugada pelos Portland Trail Blazers. A partida terminou com um 114-108.

Jorge Mendes questionado sobre o regresso de Bernardo Silva ao Benfica

Jorge Mendes foi questionado sobre um possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica. O jogador atua no Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica garante que «não tem qualquer acordo fechado» por André Luiz: eis a nota oficial

O Benfica não tem acordo para a transferência de André Luiz. Avançado brasileiro joga no Rio Ave e tem sido associado às águias.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «Estávamos a defender muito baixo e não tínhamos tempo para chegar com muitos jogadores»

O Rio Ave perdeu com o Sporting por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Sotiris Silaidopoulos respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Por mais que haja mobilidade eles sabem o que têm de fazer em cada posição que estão»

O Sporting venceu o Rio Ave por 4-0 para a jornada 16 da Primeira Liga. Rui Borges respondeu a uma questão do Bola na Rede.