Força dos Números: Meias da ‘Champions’

EQUIPAS

6 máximo de clubes diferentes em representação de um país

O Villareal foi uma das 6 equipas espanholas a marcar presença nas meias-finais da Champions Fonte: Squakwa
O Villareal foi uma das 6 equipas espanholas a marcar presença nas meias-finais da Champions
Fonte: Squakwa

Inglaterra (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Leeds) e Espanha (Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, Deportivo e Villareal) são os países que mais equipas diferentes colocaram em meias-finais da era Champions, liderando uma lista de 9 países, perseguidas por Alemanha (Bayern, Dortmund, Leverkusen e Schalke) e França (PSG, Monaco, Nantes e Lyon), ambas com quatro equipas.

Portugal, desde 93/94, apenas colocou uma equipa nesta fase da prova: o FC Porto, que por lá apareceu nas primeiras e nas décimas (2003/04, quando se sagrou campeão europeu) meias-finais. da ‘Champions’) .

 

11 presenças, delas consecutivas

Messi em evidência no Barcelona e Real Madrid que marcou o início das 6 presenças seguidas dos merenges em meias-finais da Champions Fonte: UEFA
Messi em evidência no Barcelona e Real Madrid que marcou o início das 6 presenças seguidas dos merenges em meias-finais da Champions
Fonte: UEFA

Com a presença na meia-final deste ano, o Real Madrid vai descolar do Barcelona e tornar-se na equipa com mais encontros disputados em meias-finais da era Champions e no conjunto com mais jogos disputados nesta fase da prova.

Os merengues, com a qualificação para a “final four” deste ano, conseguiram a 12ª presença (estavam empatados com os blaugrana – ambos com 9), a 7ª consecutiva (tinha 6, juntamente com os catalães). Curiosamente, este último trajecto começou a ser trilhado em 2010/11 num… Real-Barça!

 

11 vitórias

Em 2010/11, o Bayern venceu o Barcelona por duas vezes Fonte: UEFA
Em 2010/11, o Bayern venceu o Barcelona por duas vezes
Fonte:  GettyImages

É este o número máximo de triunfos conseguidos por uma equipa em meias-finais da Champions e pertence ao Bayern. Os bávaros conseguiram este número em 10 presenças (20 jogos), sendo a única equipa com mais vitórias que eliminatórias disputadas.

Em termos absolutos, os alemães podem ser ultrapassados pelo Real Madrid, caso os merengues (10 vitórias), triunfem nos dois duelos com o Atlético de Madrid.

 

28 golos marcados, 27 sofridos

Dani (à dir, em plano secundário), assistiu a 6 golos da Juve contra o seu Ajax Fonte: Goal.com
Dani (à dir, em plano secundário), assistiu a 6 golos da Juve contra o seu Ajax
Fonte: Goal.com

Eis os máximos de tentos conseguidos e encaixados por uma equipa em meias-finais da Champions.

A Juventus é a equipa que com a média (a maior também) mais produtiva da competição com 4.3 golos (26 tentos em 6 eliminatórias) conseguidos por presença, e da qual não é alheia os 6 golos apontados ao Mónaco em 1997/98 ou os mesmos 6 conseguidos ao Ajax no ano anterior (6-2). O Bayern, porém, é o detentor do recorde absoluto, com 28 golos apontados (o Real Madrid está à espreita, com 27), ao qual não será alheio um certo 7-0 (4-0 + 3-0) que, ao mesmo tempo, explica o recorde de golos sofridos detido pelo Barcelona.

A equipa com pior média em termos de golos sofridos é o Schalke. Os alemães, curiosamente com Manuel Neuer na baliza (depois de terem deixado o FC Porto pelo caminho), sofreram 6 tentos frente ao Manchester, na única meia-final de Champions que disputou. Com mais que uma presença e pior média, surge o Monaco – 4 golos por eliminatória (12 golos sofridos em 3 presenças… e 5 jogos, já que a primeira presença aconteceu em 1993/93, altura em que as meias-finais se disputavam a uma só mão).

100% de taxa de apuramento para a final

O Leverkusen não precisou de vencer o Manchester United para se qualificar para a final de 2001/02
O Leverkusen não precisou de vencer o Manchester United para se qualificar para a final de 2001/02

No total, foram 3 as equipas que garantiram o apuramento para o jogo decisivo da ‘Champions’ sempre que pisaram o palco das meias-finais: O Leverkusen, em 2001/02 (nem precisou de vencer, somou apenas 2 empates, qualificando-se graças à diferença de golos às custas do Manchester United), o Valência, que triunfou nas duas meias-finais em que esteve (1999/00, depois de deixar o Barça pelo caminho, e 2000/01, eliminando o Leeds),e o… Atlético de Madrid – os colchoneros qualificaram-se para a final da Liga dos Campeões por duas vezes nos últimos 3 anos, deixando para trás, respectivamente, Barcelona e Bayern. O Real Madrid que se cuide este ano, pois.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

Luís Filipe Vieira questionado sobre contratações quase sem minutos: «Alguns nem me lembro deles»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira fala sobre Bernardo Silva: «Não é gestor. Isto é muito ingrato»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira questionado sobre impossibilidade de assumir a presidência da Benfica SAD: «Não me preocupo com nada do que me está a dizer....

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Real Madrid começa a La Liga com o pé direito

O Real Madrid recebeu e venceu o Osasuna por uma bola a zero, em jogo da primeira jornada da La Liga.

Luís Filipe Vieira volta a arrasar Pedro Proença: «Todos os presidentes estão desejosos que eu chegue ao futebol para perderem o medo, porque esse...

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.