Força dos Números: Meias da ‘Champions’

EQUIPAS

6 máximo de clubes diferentes em representação de um país

O Villareal foi uma das 6 equipas espanholas a marcar presença nas meias-finais da Champions Fonte: Squakwa
O Villareal foi uma das 6 equipas espanholas a marcar presença nas meias-finais da Champions
Fonte: Squakwa

Inglaterra (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Leeds) e Espanha (Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, Deportivo e Villareal) são os países que mais equipas diferentes colocaram em meias-finais da era Champions, liderando uma lista de 9 países, perseguidas por Alemanha (Bayern, Dortmund, Leverkusen e Schalke) e França (PSG, Monaco, Nantes e Lyon), ambas com quatro equipas.

Portugal, desde 93/94, apenas colocou uma equipa nesta fase da prova: o FC Porto, que por lá apareceu nas primeiras e nas décimas (2003/04, quando se sagrou campeão europeu) meias-finais. da ‘Champions’) .

 

11 presenças, delas consecutivas

Messi em evidência no Barcelona e Real Madrid que marcou o início das 6 presenças seguidas dos merenges em meias-finais da Champions Fonte: UEFA
Messi em evidência no Barcelona e Real Madrid que marcou o início das 6 presenças seguidas dos merenges em meias-finais da Champions
Fonte: UEFA

Com a presença na meia-final deste ano, o Real Madrid vai descolar do Barcelona e tornar-se na equipa com mais encontros disputados em meias-finais da era Champions e no conjunto com mais jogos disputados nesta fase da prova.

Os merengues, com a qualificação para a “final four” deste ano, conseguiram a 12ª presença (estavam empatados com os blaugrana – ambos com 9), a 7ª consecutiva (tinha 6, juntamente com os catalães). Curiosamente, este último trajecto começou a ser trilhado em 2010/11 num… Real-Barça!

 

11 vitórias

Em 2010/11, o Bayern venceu o Barcelona por duas vezes Fonte: UEFA
Em 2010/11, o Bayern venceu o Barcelona por duas vezes
Fonte:  GettyImages

É este o número máximo de triunfos conseguidos por uma equipa em meias-finais da Champions e pertence ao Bayern. Os bávaros conseguiram este número em 10 presenças (20 jogos), sendo a única equipa com mais vitórias que eliminatórias disputadas.

Em termos absolutos, os alemães podem ser ultrapassados pelo Real Madrid, caso os merengues (10 vitórias), triunfem nos dois duelos com o Atlético de Madrid.

 

28 golos marcados, 27 sofridos

Dani (à dir, em plano secundário), assistiu a 6 golos da Juve contra o seu Ajax Fonte: Goal.com
Dani (à dir, em plano secundário), assistiu a 6 golos da Juve contra o seu Ajax
Fonte: Goal.com

Eis os máximos de tentos conseguidos e encaixados por uma equipa em meias-finais da Champions.

A Juventus é a equipa que com a média (a maior também) mais produtiva da competição com 4.3 golos (26 tentos em 6 eliminatórias) conseguidos por presença, e da qual não é alheia os 6 golos apontados ao Mónaco em 1997/98 ou os mesmos 6 conseguidos ao Ajax no ano anterior (6-2). O Bayern, porém, é o detentor do recorde absoluto, com 28 golos apontados (o Real Madrid está à espreita, com 27), ao qual não será alheio um certo 7-0 (4-0 + 3-0) que, ao mesmo tempo, explica o recorde de golos sofridos detido pelo Barcelona.

A equipa com pior média em termos de golos sofridos é o Schalke. Os alemães, curiosamente com Manuel Neuer na baliza (depois de terem deixado o FC Porto pelo caminho), sofreram 6 tentos frente ao Manchester, na única meia-final de Champions que disputou. Com mais que uma presença e pior média, surge o Monaco – 4 golos por eliminatória (12 golos sofridos em 3 presenças… e 5 jogos, já que a primeira presença aconteceu em 1993/93, altura em que as meias-finais se disputavam a uma só mão).

100% de taxa de apuramento para a final

O Leverkusen não precisou de vencer o Manchester United para se qualificar para a final de 2001/02
O Leverkusen não precisou de vencer o Manchester United para se qualificar para a final de 2001/02

No total, foram 3 as equipas que garantiram o apuramento para o jogo decisivo da ‘Champions’ sempre que pisaram o palco das meias-finais: O Leverkusen, em 2001/02 (nem precisou de vencer, somou apenas 2 empates, qualificando-se graças à diferença de golos às custas do Manchester United), o Valência, que triunfou nas duas meias-finais em que esteve (1999/00, depois de deixar o Barça pelo caminho, e 2000/01, eliminando o Leeds),e o… Atlético de Madrid – os colchoneros qualificaram-se para a final da Liga dos Campeões por duas vezes nos últimos 3 anos, deixando para trás, respectivamente, Barcelona e Bayern. O Real Madrid que se cuide este ano, pois.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.