Força dos Números: Quartos da ‘Champions’

EQUIPAS

16 Recorde de presenças

Lewandowski e companhia carmimbaram a 16ª presença do Bayern nos quartos-de-final da Champions Fonte: dw.com
Lewandowski e companhia carmimbaram a 16ª presença do Bayern nos quartos-de-final da Champions
Fonte: dw.com

Depois de superar o Arsenal, o Bayern cimentou o recorde de presenças em quartos-de-final da Champions. O primeiro adversário foi o Gotemburgo, da Suécia, que deu muito trabalho aos bávaros: o apuramento, só foi conseguido pela diferença de golos, e sem vitórias, com o 0-0 de Munique a anteceder o 2-2 na Escandinávia.

Este recorde de presenças, porém, traz outro, não tão bom: o recorde de golos sofridos. O Bayern tem um registo de 36 tentos encaixados em quartos-de-final da Champions.

 

53 Recorde de golos marcados por uma equipa

Raúl celebra um dos muitos golos apotandos pelo Real Madrid na Champions Fonte: Goal.com
Raúl celebra um dos muitos golos apotandos pelo Real Madrid na Champions
Fonte: Goal.com

Pertence ao Real Madrid, que pode agradecer a máquinas de golos como Cristiano Ronaldo (9 golos com a camisa blanca) ou Raúl (8… mais dois pelo Schalke) na obtenção deste registo.

Atrás dos merengues surge o Bayern, com 50 golos, e, a dividir o terceiro posto, o Barcelona e o Manchester United, ambos com 44.

 

4.20 Recorde de golos marcados por presença

Gerrard e Torres festejam golo apontado ao Arsenal Fonte: GettyImages
Gerrard e Torres festejam golo apontado ao Arsenal
Fonte: GettyImages

Este número peculiar, obtido pelos 21 golos conseguidos em 5 presenças nos quartos-de-final da Champions, pertence ao Liverpool, uma das equipas que mais emoção proporcionou aos adeptos de futebol nos últimos anos, particularmente na prova milionária, onde até proporcionou uma das mais incríveis reviravoltas de sempre.

 

100% Maior taxa de apuramento

Viduka festeja golo apontado ao Deportivo na única presença do Leeds em quartos-de-final da Champions Fonte: GettyImages
Leeds chegou, viu e venceu nos quartos-de-final da Champions
Fonte: GettyImages

Na única presença que registaram nos quartos-de-final da Champions League, Manchester City, Leeds e Nantes foram bem sucedidos.

Os citizens, na época passada, levaram a melhor sobre o PSG (1-0 em casa após 2-2 em Paris); os Whites, em 2000/01, superaram o Deportivo com um agregado de 3-2; e os Canaries levaram a melhor sobre o Spartak Moscovo (2-0 em França, 2-2 em Moscovo)

11 Recorde de apuramentos

Panucci (dir) no primeiro de 11 apuramentos pelo Real nos quartos da Champions Fonte: TVE
Panucci (dir) no primeiro de 11 apuramentos pelo Real nos quartos da Champions
Fonte: TVE

Mais um recorde detido pelo Real Madrid e que, provavelmente é mais meritório que o anterior. Os merengues, foram a equipa que mais se apurou para as meias-finais da Champions, tendo uma taxa de aproveitamento de 79%. Isto é, em 14 presenças, só por 3 vezes não conseguiram o passaporte para os quatro finalistas da prova milionária

O primeiro demorou a aparecer, e só surgiu na quarta edição da era Champions. Em 1997/98, os madrilenos levaram a melhor sobre o Bayer Leverkusen.

O último aconteceu no ano passado, frente ao Wolfsburg, por obra e graça de Cristiano Ronaldo, que fez todos os três golos do Real Madrid na eliminatória.

 

9 Recorde de presenças sucessivas

Yaya Toure (esq) marcou na primeira de nova presenças seguidas do Barça nos quartos da Champions Fonte: Barcelona News
Yaya Toure (esq) marcou na primeira de 9 presenças seguidas do Barça em quartos da Champions
Fonte: Barcelona News

Depois daquela que foi, provavelmente, a eliminatória mais emocionante da era Champions (superou o PSG, depois de ter perdido 4-0 em Paris). o Barcelona consolidou o recorde de presenças consecutivas em quartos-de-final da Champions.

A primeira presença nesta série de participações consecutivas aconteceu em 2007/08, frente ao Schalke 04. Uma eliminatória que os culé superaram com duplo 1-0, com golos de Bojan, em Gelsenkirchen e de Yaya Touré, em Camp Nou.

Foto de capa: ABC

Artigo revisto por: Diana Martins

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

Tem visto a saída travada por Ruben Amorim, mas quer deixar o Manchester United em janeiro com vista à presença no Mundial 2026

Joshua Zirkzee quer deixar o Manchester United em janeiro. Avançado estabeleceu o Mundial 2026 como grande meta para este ano.

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

Benfica atropelado pelo Gran Canaria na estreia na Champions League de Basquetebol

O Benfica caiu com estrondo na primeira jornada do grupo H da Champions League de Basquetebol. O clube encarnado caiu frente ao Gran Canaria.

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.