📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gabriel Silva: Sporting de mais a menos, Benfica capaz do melhor e do pior

- Advertisement -

Gabriel Silva, treinador de futebol de 32 anos. Trabalhou na formação do Sporting de Braga, foi adjunto de Jorge Simão no Boavista e no Al-Fayha e foi adjunto de Nuno Manta Santos no Desportivo das Aves, Torreense e Trofense. É cronista convidado do Bola na Rede.

A campanha do Sporting na Champions League, com Ruben Amorim, foi praticamente imaculada. Excelentes resultados como a vitória sobre o Manchester City, exibições de grande nível e uma química entre adeptos e equipa. Além disso, de destacar as excelentes prestações e valorização de jogadores como Gyokeres, Trincão e Quenda. Com a chegada de João Pereira, o Sporting teve o primeiro e significativo desaire frente ao Arsenal (derrota por 5-1 em casa) agravado por maus resultados no campeonato e consequente desconfiança dos adeptos na equipa e no treinador.

Apesar de ter melhorado em termos exibicionais contra o Club Brugge onde apresentou algumas nuances estratégicas no sistema para efetuar uma pressão mais alta – passagem para 1-4-4-2 nessa pressão alta, o Sporting teve dificuldades em manter a agressividade defensiva e acabou por claudicar perto do fim. Em todo o caso, RB Leipzig e Bologna são adversários teoricamente de nível inferior ao campeão nacional e por isso, com maior ou menor dificuldade espera-se uma passagem à próxima fase da competição.

João Pereira Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Já o Benfica tem feito uma boa Champions League, ainda que com alguns percalços, tendo em consideração o nível dos adversários que defrontou. Até ao mais recente jogo, com exceção da derrota em casa frente ao Feyenord os encarnados mantiveram o bom nível nas vitórias sobre Estrela Vermelha, Atlético de Madrid (com goleada) e Mónaco. A contestada derrota em casa do Bayern pesou mais pela abordagem estratégica do treinador do Benfica. Nesse jogo, os encarnados optaram por privilegiar a organização defensiva num bloco baixo e compacto de forma a conceder poucas oportunidades, mas foram incapazes de ter a qualidade necessária nos momentos de organização ofensiva para ferir o gigante alemão nas transições ofensivas.

A abordagem não resultou e feriu aquilo que é a cultura de uma equipa grande que maioritariamente assume o jogo com bola e pressiona em zonas avançadas do campo. Já no último encontro, com o Bologna em casa, o Benfica teve dificuldades em impor o seu jogo perante uma equipa muito dotada fisicamente para o momento de transição ofensiva e bola parada e o empate acabou por se ajustar ao desempenho. Contudo, na minha opinião, a campanha tem sido francamente positiva, mas será difícil posicionar-se nos oito primeiros lugares devido ao grau de dificuldade dos dois últimos adversários, Barcelona e Juventus.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Margarido: «A vitória do Benfica ajusta-se. Resistimos enquanto pudemos»

Tiago Margarido analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

José Mourinho elogia equipa e lamenta: «Não se jogou mais que 20 minutos»

José Mourinho analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Gianluca Prestianni decisivo para a vitória do Benfica: «Permite ter mais confiança para o dérbi»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

Zé Vítor lamenta derrota do CD Nacional e elogia Benfica: «Do outro lado estava uma grande equipa, muito qualificada»

Zé Vítor analisou o desfecho do CD Nacional x Benfica. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga jogou-se na Choupana.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto elimina a Académica com reviravolta na Taça de Portugal

O FC Porto conquistou, este sábado, o seu lugar na próxima fase da Taça de Portugal com uma vitória por 6-4 frente à Académica.

Borussia Dortmund leva a melhor sobre Bayer Leverkusen e sobe ao 3.º lugar da Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu por 2-1 o Bayer Leverkusen e assume o terceiro lugar da Bundesliga. Fábio Silva assistiu ao golo de Karim Adeyemi.

Tango argentino iniciou epopeia grega e terminou em Bailinho da Madeira: Benfica garante reviravolta e vence CD Nacional

O CD Nacional colocou o Benfica em dificuldades na 12.ª jornada da Primeira Liga. Vitória do Benfica só surgiu nos descontos.