Será possível travar a avalanche culer? | Barcelona x Inter

Champions League, Meia-Final, 1.ª Mão: quarta-feira, 30 de abril de 2025, 20h.

A ANTEVISÃO: MOMENTOS DE FORMA BEM DISTINTOS DOS DOIS CANDIDATOS A WEMBLEY

Com a Copa do Rei no bolso e na liderança da La Liga, o Barcelona chega num grande momento às meias-finais da liga milionária. A equipa comandada por Hansi Flick tem os níveis de confiança bem elevados e quererá certamente deixar a eliminatória encaminhada logo no Olímpico de Montjuic. O Inter vem de três derrotas consecutivas e precisará de uma determinação excecional para virar o momento num dos jogos mais importantes da época.

O Barcelonatem aplicado o gegenpressing de forma exemplar e dominado a estatística da posse de bola em praticamente todos os encontros, construíndo de forma paciente e aproveitando a qualidade individual dos seus jogadores com a bola nos pés. Raphinha e Yamal são extremos “com golo” que frequentemente se aventuram em zonas mais centrais do terreno, desposicionando a defesa contrária e criando espaço para os laterais (especialmente Baldé), subirem no terreno.

Já o Inter, com um estilo de jogo tipicamente italiano, vai ter no seu já habitual 3-5-2 uma defesa sólida e com os dois alas preparados para disparar para o contra-ataque. A transição defensiva do Barça, não sendo fraca, acaba por ser um dos momentos que os homens de Inzaghi deverão aproveitar. Após derrotar o Bayern em Munique, o Inter pretende voltar a provar que os grandes palcos não intimidam a equipa.

É um daqueles jogos em que abrir o marcador poderá ser determinante para conseguir levar uma vantagem para a segunda mão. Se o Inter marcar primeiro, a sua disciplina defensiva vai dificultar muito a criação de oportunidades pela equipa da casa. No entanto, se o Barça chegar ao golo, pode muito bem aproveitar o ímpeto para aumentar rapidamente a diferença no marcador (tal como fez nos quartos de final).

O árbitro principal do encontro será o francês Clément Turpin.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Barcelona e Inter defrontaram-se por 16 ocasiões, com oito vitórias para os catalães, três triunfos milaneses e cinco empates.
  2. O último confronto entre os dois emblemas aconteceu na fase de grupos da Champions League de 2022/23, com um empate a três no Camp Nou.
  3. Em três eliminatórias a duas mãos frente ao Barça, o Inter seguiu em frente por duas vezes (a mais recente nas meias-finais de 2010).
  4. O Inter só venceu uma vez em Barcelona, há 55 anos.
  5. O Barcelona nunca ficou em branco numa receção aos nerazurri.
  6. Com 12 golos, Raphinha é o segundo melhor marcador desta edição da Champions e pode ultrapassar o já eliminado Serhou Guirassy.
  7. O Inter vem de quatro jogos consecutivos sem vencer, a pior sequência desta temporada.
  8. Ambas as equipas poderão ter baixas de peso, com Lewandowski de fora e  Thuram e Pavard em risco de falhar a primeira mão.
  9. O Barcelona tenta chegar à final da competição pela primeira vez em 10 anos; o Inter pode repetir a presença conseguida em 2023.
  10. Três das quatro equipas presentes nas meias-finais terminaram a fase de liga no top-4.

JOGADORES A TER EM CONTA

Raphinha Benfica Barcelona
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

RaphinhaCom 30 golos e 23 assistências, o extremo ex-Vitória e ex-Sporting está a fazer uma época de sonho ao serviço dos blaugrana. A capacidade técnica do brasileiro já era evidente há muito tempo, mas a intensidade com que joga tem vindo a aumentar a cada época.

Raphinha junta à ameaça no 1 vs 1 um poder de finalização de fazer inveja a muitos pontas de lança. Assim, com a ausência do polaco Lewandowski, será a figura principal do ataque do Barça. Tem vindo a tornar cada vez mais realista a sua candidatura à Bola de Ouro.

Lautaro Martínez Inter Milão
Fonte: Inter Milão

Lautaro Martínez – Depois de ser o melhor marcador da Serie A na temporada 23/24, o ponta de lança argentino tem prolongado o bom momento de forma. O seu ótimo posicionamento e poder de finalização tornam-no um dos jogodores mais letais do futebol europeu.

A sua capacidade de receber e segurar a bola em zonas mais recuadas requer atenção redobrada do adversário e cria espaços que são rapidamente aproveitados pelos colegas de equipa. O capitão dos nerazurri poderá aproveitar a menor experiência da defesa do Barcelona para fazer estragos e marcar a eliminatória.

XI´s PROVÁVEIS

Barcelona: Szczęsny; Koundé, Cubarsi, Martínez e Balde; De Jong e Pedri; Yamal, Olmo e Raphinha; Ferran Torres.

Treinador: Hans-Dieter Flick

«Penso que a defesa do Inter é uma das mais fortes da Europa, mas também têm um meio-campo muito bom e dois pontas de lança muito fortes. Vai ser um encontro difícil e temos de estar preparados para isso».

Inter: Sommer; Bastoni, Acerbi e Carlos Augusto; Dumfries, Mkhitaryan, Barella, Çalhanoğlu e Dimarco; Martínez e Thuram.

Treinador: Simone Inzhagi

«Estamos todos entusiasmados, estamos a desafiar uma das melhores equipas do mundo e uma das mais ofensivas. Vamos ter de sofrer em certas alturas e ser tecnicamente perfeitos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Barcelona 2-1 Inter

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Axel Witsel está sem clube e tem interessado na La Liga depois de terminar contrato com o Atlético Madrid

Axel Witsel tem as portas abertas para continuar a jogar em Espanha. O internacional belga é alvo da Real Sociedad.

David Luiz rescinde com o Fortaleza e vai regressar à Europa

David Luiz vai assinar com o Pafos. O defesa central vai rescindir com o Fortaleza e regressar ao futebol europeu.

Pepê explica insucesso na última época: «Entrava na minha cabeça, perdia o foco e desconcentrava do meu trabalho»

Pepê concedeu uma entrevista à Sport TV. O extremo falou na pré-época e apontou razões para a temporada abaixo das expectativas.

Sporting já treinou depois de perder a Supertaça diante do Benfica

O Sporting regressou aos trabalhos esta sexta-feira. Depois da derrota na Supertaça, Rui Borges orientou sessão de treino em Alcochete.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves quer dedicar Mundial 2026 a Diogo Jota: «Vamos fazer o melhor possível para que ele consiga ganhar esse título»

Rúben Neves já colocou o foco no Mundial 2026. O médio português garantiu que Diogo Jota acompanhará a seleção no torneio.

Liverpool não vai oferecer mais dinheiro por Alexander Isak e espera pelo Newcastle

O Liverpool não tem planeada uma nova proposta por Alexander Isak. Newcastle rejeitou 138 milhões de euros pelo avançado.

Ayden Heaven deslumbrado com o Manchester United: «Não temos fãs apenas na Inglaterra, mas em todo o mundo»

Ayden Heaven teceu declarações à margem do estágio de pré-época do Manchester United nos EUA. Defesa chegou ao clube em janeiro.