📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será possível travar a avalanche culer? | Barcelona x Inter

- Advertisement -
Champions League, Meia-Final, 1.ª Mão: quarta-feira, 30 de abril de 2025, 20h.

A ANTEVISÃO: MOMENTOS DE FORMA BEM DISTINTOS DOS DOIS CANDIDATOS A WEMBLEY

Com a Copa do Rei no bolso e na liderança da La Liga, o Barcelona chega num grande momento às meias-finais da liga milionária. A equipa comandada por Hansi Flick tem os níveis de confiança bem elevados e quererá certamente deixar a eliminatória encaminhada logo no Olímpico de Montjuic. O Inter vem de três derrotas consecutivas e precisará de uma determinação excecional para virar o momento num dos jogos mais importantes da época.

O Barcelonatem aplicado o gegenpressing de forma exemplar e dominado a estatística da posse de bola em praticamente todos os encontros, construíndo de forma paciente e aproveitando a qualidade individual dos seus jogadores com a bola nos pés. Raphinha e Yamal são extremos “com golo” que frequentemente se aventuram em zonas mais centrais do terreno, desposicionando a defesa contrária e criando espaço para os laterais (especialmente Baldé), subirem no terreno.

Já o Inter, com um estilo de jogo tipicamente italiano, vai ter no seu já habitual 3-5-2 uma defesa sólida e com os dois alas preparados para disparar para o contra-ataque. A transição defensiva do Barça, não sendo fraca, acaba por ser um dos momentos que os homens de Inzaghi deverão aproveitar. Após derrotar o Bayern em Munique, o Inter pretende voltar a provar que os grandes palcos não intimidam a equipa.

É um daqueles jogos em que abrir o marcador poderá ser determinante para conseguir levar uma vantagem para a segunda mão. Se o Inter marcar primeiro, a sua disciplina defensiva vai dificultar muito a criação de oportunidades pela equipa da casa. No entanto, se o Barça chegar ao golo, pode muito bem aproveitar o ímpeto para aumentar rapidamente a diferença no marcador (tal como fez nos quartos de final).

O árbitro principal do encontro será o francês Clément Turpin.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Barcelona e Inter defrontaram-se por 16 ocasiões, com oito vitórias para os catalães, três triunfos milaneses e cinco empates.
  2. O último confronto entre os dois emblemas aconteceu na fase de grupos da Champions League de 2022/23, com um empate a três no Camp Nou.
  3. Em três eliminatórias a duas mãos frente ao Barça, o Inter seguiu em frente por duas vezes (a mais recente nas meias-finais de 2010).
  4. O Inter só venceu uma vez em Barcelona, há 55 anos.
  5. O Barcelona nunca ficou em branco numa receção aos nerazurri.
  6. Com 12 golos, Raphinha é o segundo melhor marcador desta edição da Champions e pode ultrapassar o já eliminado Serhou Guirassy.
  7. O Inter vem de quatro jogos consecutivos sem vencer, a pior sequência desta temporada.
  8. Ambas as equipas poderão ter baixas de peso, com Lewandowski de fora e  Thuram e Pavard em risco de falhar a primeira mão.
  9. O Barcelona tenta chegar à final da competição pela primeira vez em 10 anos; o Inter pode repetir a presença conseguida em 2023.
  10. Três das quatro equipas presentes nas meias-finais terminaram a fase de liga no top-4.

JOGADORES A TER EM CONTA

Raphinha Benfica Barcelona
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

RaphinhaCom 30 golos e 23 assistências, o extremo ex-Vitória e ex-Sporting está a fazer uma época de sonho ao serviço dos blaugrana. A capacidade técnica do brasileiro já era evidente há muito tempo, mas a intensidade com que joga tem vindo a aumentar a cada época.

Raphinha junta à ameaça no 1 vs 1 um poder de finalização de fazer inveja a muitos pontas de lança. Assim, com a ausência do polaco Lewandowski, será a figura principal do ataque do Barça. Tem vindo a tornar cada vez mais realista a sua candidatura à Bola de Ouro.

Lautaro Martínez Inter Milão
Fonte: Inter Milão

Lautaro Martínez – Depois de ser o melhor marcador da Serie A na temporada 23/24, o ponta de lança argentino tem prolongado o bom momento de forma. O seu ótimo posicionamento e poder de finalização tornam-no um dos jogodores mais letais do futebol europeu.

A sua capacidade de receber e segurar a bola em zonas mais recuadas requer atenção redobrada do adversário e cria espaços que são rapidamente aproveitados pelos colegas de equipa. O capitão dos nerazurri poderá aproveitar a menor experiência da defesa do Barcelona para fazer estragos e marcar a eliminatória.

XI´s PROVÁVEIS

Barcelona: Szczęsny; Koundé, Cubarsi, Martínez e Balde; De Jong e Pedri; Yamal, Olmo e Raphinha; Ferran Torres.

Treinador: Hans-Dieter Flick

«Penso que a defesa do Inter é uma das mais fortes da Europa, mas também têm um meio-campo muito bom e dois pontas de lança muito fortes. Vai ser um encontro difícil e temos de estar preparados para isso».

Inter: Sommer; Bastoni, Acerbi e Carlos Augusto; Dumfries, Mkhitaryan, Barella, Çalhanoğlu e Dimarco; Martínez e Thuram.

Treinador: Simone Inzhagi

«Estamos todos entusiasmados, estamos a desafiar uma das melhores equipas do mundo e uma das mais ofensivas. Vamos ter de sofrer em certas alturas e ser tecnicamente perfeitos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Barcelona 2-1 Inter

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Brutal: Bruno Fernandes tem mais 115 oportunidades criadas do que qualquer outro jogador das top-5 ligas nos últimos 5 anos

Bruno Fernandes criou 562 oportunidades pelo Manchester United desde o seu primeiro jogo em Inglaterra, há cinco anos.

Morgan Gibbs-White elogia Manchester United e deixa recado para a própria equipa: «Temos de nos concentrar no que queremos fazer»

Morgan Gibbs-White falou antes do jogo entre o Nottingham Forest e o Manchester United. O médio internacional inglês deixou elogios para os red devils.

Nico Otamendi é o 8.º estrangeiro com mais jogos pelo Benfica: eis a lista

Nico Otamendi chegou aos 250 jogos no Benfica x Tondela. Só há sete jogadores estrangeiros com mais jogos do que o argentino pelas águias.

Ex-FC Porto sai em defesa de Ruben Amorim: «Fico feliz por ele ser rijo e ignorar tudo»

Benni McCarthy deixou muitos elogios para Ruben Amorim. O antigo avançado do FC Porto falou da exigência de trabalhar no Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles quer contratar médio do Manchester United de Ruben Amorim

Kobbie Mainoo está na lista do Nápoles. O médio inglês de 20 anos do Manchester United pode ser alvo de uma abordem no mercado de janeiro.

Sudakov reage ao fora de jogo de 1 centímetro: «Golo? Hmm… Hoje não»

Georgiy Sudakov faria o 2-0 no Benfica x Tondela, porém o lance foi invalidado por fora de jogo. Médio ucraniano reagiu.

Masters 1000 de Paris: Francisco Cabral está nos quartos de final e já conhece adversários

Francisco Cabral e Lucas Miedler estão nos quartos de final do Masters 1000 de Paris. Categoria de pares da prova.