Sorteio dos grupos da Champions 2017/18: A caminho de Kiev

Começando pelas equipas portuguesas. O Benfica ficou no grupo A, juntamente com o Manchester United, o Basel e o CSKA Moscovo. Olhando a isto, parece-me que o campeão português tem boas hipóteses de seguir em frente na prova, num grupo em que o favoritismo está, claramente, do lado do Manchester United e do clube benfiquista. No entanto, isso não impede que Basel e CSKA tenham de ser encarados com seriedade, pois qualquer um deles pode surpreender e garantir um lugar nos oitavos de final.

O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A Fonte: SL Benfica
O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A
Fonte: SL Benfica

Já o grupo do FC Porto parece ser o mais equilibrado do sorteio. Ao lado de AS Mónaco, Besiktas e RB Leipzig, o emblema portista também tem boas hipóteses de se apurar para a fase a eliminar, mas o mesmo acontece com os outros clubes. Mónaco e Besiktas são campeões dos seus clubes e o Leipzig foi segundo classificado na Alemanha, à frente do Borussia Dortmund, e esteve muitas jornadas no primeiro posto da classificação. Tudo pode acontecer neste grupo e não me parece que haja favoritos a passar aos oitavos.

O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig num dos grupos mais equilibrados da prova Fonte: FC Porto
O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig, num dos grupos mais equilibrados da prova
Fonte: FC Porto

Destaque para os regressos de Quaresma, Pepe, João Moutinho e Falcão ao Dragão nos jogos frente ao turcos e aos monegascos, que serão um atrativo extra para estes encontros.

Por fim, o Sporting, cuja sorte não foi a mesma do que a de Benfica e FC Porto, vai ter de defrontar dois gigantes do Futebol europeu. No grupo D, terá pela frente Juventus e FC Barcelona, teoricamente muito mais fortes do que o emblema leonino, e o Olympiacos, que também não será um adversário fácil. À partida, aquilo que faz parecer é que o máximo a que os leões poderão aspirar na fase de grupos será o terceiro lugar do grupo, de maneira a ainda participar na Liga Europa. No entanto, o Olympiacos também lutará por esse lugar e, por isso, não se prevê uma fase de grupos nada fácil para o Sporting, que apenas com uma enorme surpresa passará aos oitavos de final.

Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos Fonte: UEFA
Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos
Fonte: Sporting CP

Olhando aos grupos restantes, aquele que pode ser considerado o grupo “da morte” é o grupo H, onde estão o campeão europeu Real Madrid, o Borussia Dortmund, o Tottenham e o APOEL. Apesar disso, todos os grupos parecem ser bastante equilibrados e há outros que também poderiam ser considerados “da morte”, como, por exemplo, o do Sporting ou o grupo B, onde estão Bayern Munique, PSG, Anderlecht e Celtic, ou o do Chelsea, Atlético Madrid, Roma e Qarabag.

O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL. Fonte: Real Madrid CF
O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL.
Fonte: Real Madrid CF

Quanto aos grupos teoricamente menos fortes, podemos olhar para o E e F. O grupo E é composto por Spartak Moskva, Sevilla, Liverpool e Maribor e o F por Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli, Feyernoord.

Ainda no evento onde foi realizado o sorteio foram atribuídos os prémios da UEFA. O melhor jogador da época foi Cristiano Ronaldo, numa atribuição bastante justa e que faz prever a sua vitória na Bola de Ouro, assim como a atribuição também a Ronaldo do prémio de melhor avançado. O melhor guarda-redes foi Buffon da Juventus. Sergio Ramos foi o melhor defesa e Modric o melhor médio, mostrando o domínio do Real Madrid nestes prémios da UEFA.

Estão, por isso, lançados os grupos da Liga dos Campeões 2017/2018. Comecem, por isso, os jogos em campo, que só acabarão em Kiev, onde vai ser disputada a final. Esperamos, como é claro, que as equipas portuguesas cheguem o mais longe possível na competição e que, se possível, duas delas possam chegar à final. É complicado, claro, mas sonhar não custa. Que se inicie, então, a melhor prova de clubes do Mundo.

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

PUB

Mais Artigos Populares

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

Rodrygo fala sobre ser suplente no Real Madrid: «Temos de respeitar as decisões do treinador»

Rodrygo abordou o facto de ter começado alguns jogos no banco esta temporada. O avançado brasileiro garantiu que independentemente do tempo em campo, dará sempre o máximo pelo clube.

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.