Uma final de outro mundo

É também por isso que, desde os quartos-de-final, escolhe sempre os mesmos dois jogadores para irem consigo à conferência de imprensa antes dos jogos da Champions: Gabi e Fernando Torres. Assim eliminaram o Barcelona e assim eliminaram o Bayern de Munique, portanto lá estiveram Gabi e Torres a responder às questões dos jornalistas na véspera da final de Milão.

Simeone depois de eliminar o Bayern... com a sua camisa preta Fonte: Club Atlético de Madrid
Simeone depois de eliminar o Bayern… com a sua camisa preta
Fonte: Club Atlético de Madrid

Por outro lado, aquilo que não resulta muda-se. Há dois anos, o Atlético preparou-se para a final de Lisboa em Los Angeles de San Rafael. Foi aí que Simeone preparou a final da Taça que venceu ao Real Madrid, em 2013, e também havia sido aí que se tinha treinado, enquanto jogador, antes da dobradinha do Atlético em 1996. Mas, como o resultado na final de Lisboa não foi o pretendido, Simeone não quer repetir nada de há dois anos. A preparação, desta vez, foi feita entre o Vicente Calderón e a Ciudad del Fútbol de Las Rozas; o voo para Milão foi feito dois dias antes da final (em vez de na véspera) e, pela primeira vez, os jornalistas não puderam viajar com a equipa. Diz-se até que o Atlético pediu para jogar com o equipamento alternativo na final, proposta que foi rejeitada pela UEFA.

Simeone tem bons motivos para tentar afastar o azar. É que o Atlético de Madrid está amaldiçoado. É uma das únicas equipas (juntamente com o Stade de Reims e com o Vaência) que já perdeu duas finais da Liga dos Campeões, sem nunca ter ganho nenhuma. Mas, pior, foi a forma como perdeu ambas. Há dois anos, batia o Real Madrid por 1-0, quando, aos 92 minutos e 48 segundos de jogo sofreu o golo do empate. Em 1974, batia o Bayern de Munique por 1-0, quando consentiu o empate no último minuto do prolongamento. É demasiado cruel para ser só azar. O Atlético é um clube amaldiçoado e está destinado a perder a sua terceira final. No final do jogo, até o leitor mais cético será forçado a concordar comigo.

Há apenas uma réstia de esperança para os colchoneros. Repare no percurso que os dois clubes fizeram até à final: enquanto o Real defrontava o terceiro classificado italiano (Roma), o oitavo alemão (Wolfsburg) e o quarto inglês (Man. City), o Atlético eliminava o campeão holandês (PSV), o campeão espanhol (Barcelona) e o campeão alemão (Bayern) – o que demonstra que a má sorte do Atlético esteve presente desde início. Se conseguiram chegar até aqui, talvez estejamos prestes a assistir a mais um milagre. Nesse caso, teremos a confirmação de que Simeone é um santo. Seja como for, o que se passa naquele retângulo de relva só encontra explicação noutro mundo.

Artigo revisto por Bárbara Mota

Foto de capa: UEFA Champions League

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi colega de João Félix e aconselha o avançado português: «Estar num dos maiores de Portugal, se não mesmo o maior que é o...

João Félix continua a ser apontado ao Benfica. Agora, foi a vez de Reinildo Mandava falar sobre o cenário que está em cima da mesa.

Eis o calendário da Liga 3 para a temporada 2025/26

Já é conhecido o calendário da Liga 3 para a nova época. O sorteio decorreu na noite desta segunda-feira.

Presidente do Inter Milão afasta cenário de saída para Hakan Çalhanoglu: «Esperamos por ele para a pré-época»

A saída de Hakan Çalhanoglu do Inter Milão pode ter sofrido um entrave. O médio turco é pretendido por Galatasaray e Fenerbahçe.

Mikel Arteta e o interesse em Viktor Gyokeres: «Não posso comentar sobre nenhum jogador que ainda não faz parte do nosso grupo»

Mikel Arteta foi chamado a falar sobre a possibilidade de o Arsenal poder contratar Viktor Gyokeres ao Sporting. O técnico fugiu ao tema.

PUB

Mais Artigos Populares

Troca surpreendente à vista? FC Porto oferece João Mário e 3 milhões para garantir Alberto Costa

O FC Porto está a tentar a contratação de Alberto Costa. Os dragões oferecem João Mário e três milhões de euros pela contratação.

Bryan Mbeumo já tem número no Manchester United e lança desafio: «Aprender com Ruben Amorim»

Bryan Mbeumo foi apresentado como reforço do Manchester United. O avançado camaronês vai usar a camisola 19 e elogiou Ruben Amorim.

Federico Chiesa riscado do Liverpool e pode voltar a Itália por 12 milhões de euros

Federico Chiesa está na porta de saída do Liverpool. O avançado italiano não conta para Arne Slot e pode assinar pela Atalanta.