A nova vida de Luka Modric

- Advertisement -

José Mourinho é reconhecido pela capacidade de rentabilizar ao máximo os jogadores que orienta. No entanto, no que diz respeito a Luka Modric parece claro que o treinador português não explorou da melhor maneira a qualidade do croata. A cumprir a segunda época ao serviço dos merengues, o médio, contratado ao Tottenham por 35 milhões de euros, está finalmente a ter o protagonismo que merece. Com Ancelotti no comando técnico, o jogador de 28 anos beneficiou de um conjunto de factores para deixar o estatuto de suplente e para se assumir como o grande motor da equipa do Real Madrid.

Na última temporada, Modric não passou de um suplente de luxo. O médio era frequentemente utilizado por José Mourinho, tanto no duplo pivot como um pouco mais adiantado, mas a verdade é que nunca conquistou o estatuto de titular indiscutível nos merengues. Para esta época, a concorrência no meio campo era ainda mais apertada. Aos habituais titulares – Khedira, Xabi Alonso e Özil – juntaram-se Isco, o “Golden Boy” de 2012, e Asier Illarramendi, uma das grandes revelações do último campeonato, já para não falar de Casemiro, que esteve em bom plano na pré-temporada e ameaçou vir a ser uma opção regular de Ancelotti. Contudo, a venda de Özil ao Arsenal e, principalmente, a lesão de Khedira abriram espaço para a afirmação definitiva do croata no Bernabéu.

Luka Modric está a ser um dos melhores médios do futebol europeu, juntamente com Arturo Vidal e Yaya Touré. Apesar de não apresentar os números do chileno e do costa-marfinense, o croata está no auge da carreira e tem tido uma influência tremenda na equipa do Real. Está a exibir-se a um nível extraordinário e é, neste momento, um jogador indispensável para Ancelotti (é o sexto mais utilizado do plantel). É compreensível que José Mourinho não tenha abdicado dos titulares do meio campo, mas de facto é um crime ter um elemento como Modric sentado no banco. Dono de uma visão de jogo notável e de uma qualidade técnica muito acima da média, é a forma como sai de pressão – capítulo em que é claramente um dos melhores do Mundo – que o distingue dos demais.

Num plantel em que vários jogadores têm tido um rendimento muito intermitente – Isco começou em grande mas perdeu gás e Ronaldo está numa das piores fases da carreira -, Modric tem sido um dos elementos mais regulares. Para além da consistência do croata, há que destacar Jesé Rodríguez, que está a aparecer mais cedo do que o que se esperava e que tem mostrado um enorme potencial. Já marcou ao Barcelona, Atlético, Athletic e Valência, e tem dado nas vistas pela sua técnica e explosividade, para além do excelente sentido de baliza. Em termos colectivos, o Real Madrid tem vindo a evoluir com o decorrer da época e, na minha opinião, será o vencedor da liga espanhola. Os bons resultados obtidos nos últimos tempos são apenas uma consequência da melhoria do registo defensivo (oito jogos sem sofrer golos) e do aumento da qualidade exibicional. Numa época em que o Barça de Tata Martino está com mais dificuldades do que é habitual, os merengues – que, como se viu no encontro para a Taça do Rei, são claramente superiores ao Atlético – podem aproveitar para voltar a sagrar-se campeões. Se isso vier a acontecer, um dos principais responsáveis é Luka Modric, um dos jogadores com mais classe da actualidade.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rendimento de 2 jogadores travou novas idas do Benfica ao mercado em janeiro

O Benfica fez menos duas contratações do que o previsto em janeiro. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral convenceram a estrutura encarnada.

Eis o valor exigido pelo Sporting para vender Morten Hjulmand em janeiro

Morten Hjulmand foi alvo do interesse do Atlético Madrid em janeiro. Sporting exigia 80 milhões de euros da clásula de rescisão para vender o médio.

Oleksandr Zinchenko deixa Arsenal em definitivo e é reforço do Ajax

Oleksandr Zinchenko foi oficializado como reforço do Ajax. Lateral esquerdo deixa Arsenal em definitivo por 1,5 milhões de euros.

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

PUB

Mais Artigos Populares

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.