📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Club Atlético de Madrid 3-1 Real Madrid CF | Não faz falta Benzema?

- Advertisement -

O Real Madrid foi ao Cívitas Metropolitano enfrentar o Atlético de Madrid, levando um relativo favoritismo para o encontro.

Club Atlético de Madrid e Real Madrid CF enfrentaram-se para a sexta jornada da La Liga, ainda na ressaca da jornada europeia, numa semana triste para o jornalismo espanhol, depois do falecimento de Pepe Domingo. Os dois clubes vinham de realidades um pouco distintas, já que os merengues arrancaram a sua campanha com o pé direito, enquanto que os colchoneros procuravam chegar mais perto do topo da tabela.

Apesar de o duelo ter sido no Cívitas Metropolitano, o favoritismo dado ao Real Madrid era coerente e fazia sentido. Tinha (e tem) melhor equipa, menos baixas e apresentou-se em melhor forma. Porém, o Atlético de Madrid venceu por três bolas a uma, com o encontro tático entre treinadores a ser ganho por Diego Simeone. A equipa da casa arrancou de forma perfeita as duas partes do encontro, com Álvaro Morata a ser protagonista (golos aos 4’ e 46’), obrigando os merengues a ter de assumir o jogo e a desgastar mais os seus atletas, tal e qual como pretendia a equipa técnica da turma da casa. Não deixa de ser irónico que o avançado formado na Cidade Desportiva de Valdebebas tenha sido o herói do jogo.

O Atlético de Madrid venceu este jogo de uma forma justa e incontestável, mesmo tendo tido menos posse de bola e menos oportunidades que consideramos como muito perigosas, porém, à diferença do rival, tinha um ponta de lança com capacidade de fazer a diferença. Por muito que Morata seja criticado, é um ponta de lança puro e isso foi o que faltou ao Real Madrid neste encontro, embora Joselu tenha entrado ao intervalo, passando ao lado do jogo.

Este encontro era uma das provas decisivas para comprovar a falta que faz Karim Benzema ao Real Madrid. A situação em que os merengues se colocaram era inimaginável no final da La Liga 2022/23. O francês rumou ao Al Ittihad FC e deixou a posição de 9 órfão de um nome potente.

Joselu chegou ao Santiago Bernábeu, com a intenção de ser o suplente de um nome maior, nunca para ser o avançado centro protagonista, porque nunca teve registos para tal, apesar de ter passado por boas fases na carreira e ter sido um dos únicos pontos positivos do RCD Espanyol de 2022/23.

Nesta partida, Ancelotti optou por colocar um ataque muito móvel, com Rodrygo como principal referência (se temos de indicar uma, já que se moveu muito pelas linhas) e com Bellingham e Valverde muito próximos dele, embora os dois possuíssem muita liberdade em campo. A ideia tinha uma boa intenção, mas o primeiro golo de Morata acabou por afetar totalmente a partida e o segundo tento do Atlético de Madrid (por Griezmann, aos 18’) desfez qualquer tipo de estratégia que existia e que acabou por ser alterada no intervalo.

Quando falamos em Real Madrid, sempre nos vêm à mente goleadores como Raúl, Ronaldo ou Benzema e essa referência encontra-se em falta neste momento, podendo esse aspeto ser fundamental para justificar um possível insucesso da temporada dos merengues. A lesão de Vinícius Júnior complicou a situação. Um ataque Rodrygo-Vinícius podia ser suficiente para a maioria dos jogos, mas Ancelotti ainda não teve tempo para treinar essa alternativa, que certamente acabará por colocar em campo, já que o atleta formado no CR Flamengo está praticamente a 100%.

À sexta jornada, o FC Barcelona conta com 16 golos, cinco a mais do que o seu maior rival. Qual o principal motivo? Contam com um ponta de lança puro, dos melhores que existem na atualidade. O Real Madrid não conta com nenhum Robert Lewandowski, embora consiga ter muitos elementos que o pudessem acompanhar, algo que os catalães também possuem e esta é uma das diferenças entre as duas equipas.

Os golos de Jude Bellingham maquilharam esta situação, mas o inglês não é um avançado e está a ser transformado num médio (ainda mais) ofensivo, que é o mais alto que poderá atuar em terreno de jogo, sendo um dos melhores do mundo nesse posto. Pode ser um elemento vital no momento ofensivo, mas nunca o finalizador de uma equipa, muito menos da grandeza do Real Madrid, que quer vencer 100% dos jogos e levantar todos os troféus. O máximo que pode augurar é ser fundamental no movimento atacante, mas não um ‘9’, porque não possui as caraterísticas especificas para tal.

Ainda que ninguém tenha assumido, o mundo do futebol entende e sabe que o alvo de Florentino Pérez é Kylian Mbappé e que não se importa de esperar mais um ano pelo jogador que quer transformar em bandeira do Real Madrid para a próxima década. O problema é que o francês está no Paris SG e enquanto isso a equipa que dirige perde golos e não ganha pontos porque lhe falta um ponta de lança totalmente decisivo e que seja capaz de vencer jogos, que era obrigatório ter neste domingo.

Os blancos não sofrem de falta de capital e podiam ter conseguido um nome forte, diferenciador e que vendesse camisolas (por vezes parece o mais importante para o presidente do Real Madrid), durante o verão passado. Harry Kane está a manter a sua veia goleadora no FC Bayern, algo que poderia ter conseguido fazer em Espanha. Osimhen está a ser um dos melhores elementos de um SSC Napoli que não é de todo o mesmo de 2022/23. Até mesmo Lautaro Martínez deveria ter sido abordado, porque é absolutamente decisivo na Serie A. Todos estes nomes seriam mais baratos do que o valor de Mbappé no verão de 2023 e mais que suficientes para o nome de Benzema fosse esquecido, pelo menos na maioria das partidas do Real Madrid.

Com um nome deste quilate no onze titular, a ‘obrigação’ ofensiva de todos os elementos do Real Madrid baixaria e permitiria um outro tipo de movimentos, pese o elemento mais fixo que passaria a existir. Até mesmo Joselu sairia a ganhar, porque está talhado para entrar nos últimos momentos, sem tanta responsabilidade sobre os seus ombros.

Joselu esteve 45 minutos em jogo e não conseguiu marcar nenhum golo, nem aproveitar qualquer oportunidade. Ainda há dúvidas que Benzema faz falta? Valerá a pena o Real Madrid passar por esta situação até ao verão de 2023, sem a total segurança de que Mbappé irá vestir de branco?

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Sebastián Coates pode ter companheiro de renome no Nacional

Sebastián Coates pode vir a ter um novo colega no Nacional. Luis Suárez está a ser apontado ao conjunto uruguaio.

Harry Kane em destaque e Bayern Munique goleia Estugarda na véspera da receção ao Sporting: eis os resultados do dia na Bundesliga

Bayern Munique goleou o Estugarda por 5-0 na 13.ª jornada da Bundesliga. O conjunto bávaro recebe o Sporting na próxima terça-feira.

Sporting já prepara jogo frente ao Bayern Munique

O Sporting já treinou durante este sábado, depois de na última noite ter empatado frente ao Benfica, para a Primeira Liga.

Marítimo bate Torreense e regressa à liderança da Segunda Liga

O Marítimo recebe e venceu o Torreense por duas bolas a zero, num encontro válido pela 13.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci elogia Francesco Farioli na antevisão ao Tondela x FC Porto e confessa: «Gosto de ver o FC Porto quando joga»

Cristiano Bacci realizou a conferência de imprensa de antevisão ao Tondela x FC Porto, a contar para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica não pode vender 2 jogadores no mercado de transferências de inverno

O Benfica não poderá vender neste mercado de transferências dois jogadores do plantel: Dodi Lukebakio e Franjo Ivanovic.

Formula 1: Max Verstappen garante pole position em Abu Dhabi e batalha promete ser épica

Realizou-se durante a tarde deste sábado a qualificação do Grande Prémio de Abu Dhabi de Formula 1, prova que promete ser decisiva.