Club Atlético de Madrid 3-1 Real Madrid CF | Não faz falta Benzema?

    O Real Madrid foi ao Cívitas Metropolitano enfrentar o Atlético de Madrid, levando um relativo favoritismo para o encontro.

    Club Atlético de Madrid e Real Madrid CF enfrentaram-se para a sexta jornada da La Liga, ainda na ressaca da jornada europeia, numa semana triste para o jornalismo espanhol, depois do falecimento de Pepe Domingo. Os dois clubes vinham de realidades um pouco distintas, já que os merengues arrancaram a sua campanha com o pé direito, enquanto que os colchoneros procuravam chegar mais perto do topo da tabela.

    Apesar de o duelo ter sido no Cívitas Metropolitano, o favoritismo dado ao Real Madrid era coerente e fazia sentido. Tinha (e tem) melhor equipa, menos baixas e apresentou-se em melhor forma. Porém, o Atlético de Madrid venceu por três bolas a uma, com o encontro tático entre treinadores a ser ganho por Diego Simeone. A equipa da casa arrancou de forma perfeita as duas partes do encontro, com Álvaro Morata a ser protagonista (golos aos 4’ e 46’), obrigando os merengues a ter de assumir o jogo e a desgastar mais os seus atletas, tal e qual como pretendia a equipa técnica da turma da casa. Não deixa de ser irónico que o avançado formado na Cidade Desportiva de Valdebebas tenha sido o herói do jogo.

    O Atlético de Madrid venceu este jogo de uma forma justa e incontestável, mesmo tendo tido menos posse de bola e menos oportunidades que consideramos como muito perigosas, porém, à diferença do rival, tinha um ponta de lança com capacidade de fazer a diferença. Por muito que Morata seja criticado, é um ponta de lança puro e isso foi o que faltou ao Real Madrid neste encontro, embora Joselu tenha entrado ao intervalo, passando ao lado do jogo.

    Este encontro era uma das provas decisivas para comprovar a falta que faz Karim Benzema ao Real Madrid. A situação em que os merengues se colocaram era inimaginável no final da La Liga 2022/23. O francês rumou ao Al Ittihad FC e deixou a posição de 9 órfão de um nome potente.

    Joselu chegou ao Santiago Bernábeu, com a intenção de ser o suplente de um nome maior, nunca para ser o avançado centro protagonista, porque nunca teve registos para tal, apesar de ter passado por boas fases na carreira e ter sido um dos únicos pontos positivos do RCD Espanyol de 2022/23.

    Nesta partida, Ancelotti optou por colocar um ataque muito móvel, com Rodrygo como principal referência (se temos de indicar uma, já que se moveu muito pelas linhas) e com Bellingham e Valverde muito próximos dele, embora os dois possuíssem muita liberdade em campo. A ideia tinha uma boa intenção, mas o primeiro golo de Morata acabou por afetar totalmente a partida e o segundo tento do Atlético de Madrid (por Griezmann, aos 18’) desfez qualquer tipo de estratégia que existia e que acabou por ser alterada no intervalo.

    Quando falamos em Real Madrid, sempre nos vêm à mente goleadores como Raúl, Ronaldo ou Benzema e essa referência encontra-se em falta neste momento, podendo esse aspeto ser fundamental para justificar um possível insucesso da temporada dos merengues. A lesão de Vinícius Júnior complicou a situação. Um ataque Rodrygo-Vinícius podia ser suficiente para a maioria dos jogos, mas Ancelotti ainda não teve tempo para treinar essa alternativa, que certamente acabará por colocar em campo, já que o atleta formado no CR Flamengo está praticamente a 100%.

    À sexta jornada, o FC Barcelona conta com 16 golos, cinco a mais do que o seu maior rival. Qual o principal motivo? Contam com um ponta de lança puro, dos melhores que existem na atualidade. O Real Madrid não conta com nenhum Robert Lewandowski, embora consiga ter muitos elementos que o pudessem acompanhar, algo que os catalães também possuem e esta é uma das diferenças entre as duas equipas.

    Os golos de Jude Bellingham maquilharam esta situação, mas o inglês não é um avançado e está a ser transformado num médio (ainda mais) ofensivo, que é o mais alto que poderá atuar em terreno de jogo, sendo um dos melhores do mundo nesse posto. Pode ser um elemento vital no momento ofensivo, mas nunca o finalizador de uma equipa, muito menos da grandeza do Real Madrid, que quer vencer 100% dos jogos e levantar todos os troféus. O máximo que pode augurar é ser fundamental no movimento atacante, mas não um ‘9’, porque não possui as caraterísticas especificas para tal.

    Ainda que ninguém tenha assumido, o mundo do futebol entende e sabe que o alvo de Florentino Pérez é Kylian Mbappé e que não se importa de esperar mais um ano pelo jogador que quer transformar em bandeira do Real Madrid para a próxima década. O problema é que o francês está no Paris SG e enquanto isso a equipa que dirige perde golos e não ganha pontos porque lhe falta um ponta de lança totalmente decisivo e que seja capaz de vencer jogos, que era obrigatório ter neste domingo.

    Os blancos não sofrem de falta de capital e podiam ter conseguido um nome forte, diferenciador e que vendesse camisolas (por vezes parece o mais importante para o presidente do Real Madrid), durante o verão passado. Harry Kane está a manter a sua veia goleadora no FC Bayern, algo que poderia ter conseguido fazer em Espanha. Osimhen está a ser um dos melhores elementos de um SSC Napoli que não é de todo o mesmo de 2022/23. Até mesmo Lautaro Martínez deveria ter sido abordado, porque é absolutamente decisivo na Serie A. Todos estes nomes seriam mais baratos do que o valor de Mbappé no verão de 2023 e mais que suficientes para o nome de Benzema fosse esquecido, pelo menos na maioria das partidas do Real Madrid.

    Com um nome deste quilate no onze titular, a ‘obrigação’ ofensiva de todos os elementos do Real Madrid baixaria e permitiria um outro tipo de movimentos, pese o elemento mais fixo que passaria a existir. Até mesmo Joselu sairia a ganhar, porque está talhado para entrar nos últimos momentos, sem tanta responsabilidade sobre os seus ombros.

    Joselu esteve 45 minutos em jogo e não conseguiu marcar nenhum golo, nem aproveitar qualquer oportunidade. Ainda há dúvidas que Benzema faz falta? Valerá a pena o Real Madrid passar por esta situação até ao verão de 2023, sem a total segurança de que Mbappé irá vestir de branco?

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    José Mourinho provocado por jornalista após derrota do Fenerbahçe: «Estás a falar a sério ou a gozar?»

    José Mourinho foi provocado por um jornalista turco, após a derrota do Fenerbahçe frente ao Galatasaray. O técnico português foi confrontado à saída do estádio.

    Os 3 pontos antes do Sporting x AVS SAD | Rugidos insaciáveis

    O Sporting defronta o AVS SAD na 6ª jornada da Liga Betclic. Consulta a antevisão, os jogadores em destaque e os onzes prováveis.

    Moreirense e Famalicão empatam para a Primeira Liga

    O Moreirense e o Famalicão empataram a zero durante a noite deste sábado, em jogo relativo à sexta jornada da Primeira Liga.

    Marítimo eliminado da Taça de Portugal pelo Pevidém: eis os resultados deste sábado

    O Marítimo foi eliminado este sábado da Taça de Portugal, ao perder com o Pevidém, equipa que milita no Campeonato de Portugal.

    PSG tropeça frente ao Reims mas João Neves faz assistência

    O PSG não foi além de um empate frente ao Reims, num desafio que era válido pela quinta jornada da Ligue 1.