FC Barcelona 1-1 Real Madrid CF: Rabo de fora, Ramos aproveita

Cabeçalho Liga Espanhola

Zidane desvalorizou o facto de a equipa do Barcelona poder entrar pressionada pela vantagem pontual. Afinal, são os campeões em título e, no ano passado, o Real estava em situação semelhante e foi ganhar a Camp Nou. Superou-se, apesar de entrar com o “rabo apertado”.

Uma expressão que se ajusta à forma como o Barcelona (desta vez, a equipa sob pressão) entrou, deixando que o medo de ficar a 9 pontos do rival tomasse conta dela, ao ponto de lhe condicionar a construção ofensiva. Cada passe saia com força desmedida (a mais ou a menos) e todas as ideias que os criativos (Neymar, sobretudo) traziam ao jogo eram demasiado previsíveis para que pudessem causar estrago no rival.
Havia posse, muita, no meio-campo do Real, mas não se sabia o que fazer com ela (suspirou-se por Iniesta). O Barça tinha a bola, o Real tinha o jogo. Assim se resume uma primeira parte tristonha, com apenas um esboço de situação de golo – Ronaldo atirou à figura de Ter Stegen.
O segundo tempo começou da mesma forma, e parecia que só uma bola parada poderia resolver o marasmo em que o clássico se tinha tornado. Assim foi. Livre no lado esquerdo do ataque do Barcelona, a beijar a linha de fundo , batido por Neymar para a pequena área, onde aparece Suarez (ligeiramente adiantado), a antecipar-se, de cabeça, aos centrais madridistas para fazer o 1-0.
O rombo do que o jogo necessitava. Certo? Errado. O golo acalmou o Barcelona, mas não despertou o poderio ofensivo do Real, e foi preciso a entrada de alguém muito especial para que o jogo tivesse ocasiões de golo.
Iniesta disse “presente”, substituiu Rakitic e Camp Nou ganhou côr. O Barcelona soltou-se, o rabo deixou de estar apertado, e o jogo passou a ser mais apelativo.
Entrada de Iniesta mudou o jogo Fonte: Marca
Entrada de Iniesta mudou o jogo
Fonte: Marca
Neymar, primeiro, depois de tirar Carvajal do caminho, atirou por cima. Depois, foi Iniesta, servido por André Gomes, a atirar as malhas laterais e, mais tarde, seria o “8” blaugrana a servir Messi, para este desperdiçar, isolado, aquele que seria o tento da tranquilidade.
Três grandes oportunidades para o Barcelona matar o jogo, 0 golos. O 1-0 era  curto. Aproveitou o Real, que continuou na discussão do jogo, apesar de pouco fazer por isso, trancado no seu meio-campo.
Zidane viu isto e decidiu fazer entrar Asensio para o lugar de Benzema, passando Ronaldo para o meio. Estranhou-se, mas a equipa cresceu com isto. O espanhol, ao recuar mais que o português, criou um elo de ligação ao ataque e equipa ganhou uma referência ofensiva com maior disponibilidade física com a passagem do luso para o meio. O Real, assim, passou a conseguir criar nos minutos finais, ousando o domínio blaugrana. Primeiro, Ronaldo, servido por Marcelo, avisou de cabeça, depois foi Sérgio Ramos a concretizar a ameaça do fantasma “quem não marca sofre”. Modric, de livre, a meio do meio-campo blaugrana, apontou a mira à  cabeça do central e este agradeceu. O Barcelona lamentava, agora, ter posto o rabo de fora.
Os blaugrana ainda tentaram reagir no pouco tempo que sobrou e quase conseguia recuperar a vantagem, mas Casemiro evitou que Sergi Roberto aproveitasse uma saída destrambelhada de Keylor Navas e segurou os seis pontos de vantagem para o rival sobre a linha de golo.
Tudo na mesma. Ronaldo não chegou ao golo 500 na carreira, Messi chegou ao 6º clássico seguido sem marcar, e o Barcelona lamentou ter começado o jogo de rabo apertado.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marc-André ter Stegen não abdica de receber 42 milhões de euros

Marc-André ter Stegen recusou-se a rescindir o seu contrato com o Barcelona. O guarda-redes quer receber o salário na totalidade.

Álvaro Morata desperdiçou grande penalidade contra Portugal e está a ser ameaçado de morte

Álvaro Morata foi um dos protagonistas da final da Liga das Nações, ao permitir uma defesa de Diogo Costa nas grandes penalidades.

Edin Dzeko pode regressar à Serie A e já tem proposta e mãos

Edin Dzeko pode juntar-se nos próximos dias ao Bolonha. O ponta de lança está livre no mercado desde que deixou o Fenerbahçe.

PSG interessado em central da Premier League

O PSG está interessado em garantir a contratação de Ilya Zabarnyi, central que pertence aos quadros do Bournemouth.

PUB

Mais Artigos Populares

Campeões à nossa maneira | Portugal 2-2 Espanha (5-3 gp)

A Allianz Arena, em Munique, acolheu uma dessas noites, e Portugal saiu dela com a alma em brasa e o peito cheio: venceu a Espanha na final da Liga das Nações, no desempate por grandes penalidades

Chico Lamba antevê Europeu de Sub-21 e elogia Nuno Mendes: «É o melhor lateral do mundo atualmente e vai sê-lo durante mais tempo»

Chico Lamba deixou muitos elogios para Nuno Mendes. O defesa de 22 anos fez a antevisão do Europeu de Sub-21.

Nuno Borges vence Nishesh Basavareddy e avança para os oitavos de final de ATP 250 S-Hertogenbosch

Nuno Borges avançou para os oitavos de final do ATP 250 S-Hertogenbosch., após derrotar Nishesh Basavareddy em dois sets.