FC Barcelona e Real Madrid CF: pero ¿qué pasa?

Conhecidos de certa forma como “invencíveis”, “imbatíveis”, “galáticos” e tantos outros adjetivos ligados à grandeza, Barcelona e Real Madrid já acumulam um número invulgar de resultados negativos à oitava jornada do campeonato espanhol. Os catalães perderam pontos nas últimas quatro jornadas da LaLiga, tendo três empates com Girona FC, Athletic  Club (Bilbau) e Valencia CF e uma derrota contra o modesto e antepenúltimo CD Leganés. Os merengues não conhecem o sabor da vitória há três jornadas pois já perderam com as sensações até ao momento Sevilha FC (3-0) e Deportivo Alavés  (1-0) e empataram a zero com o eterno rival Club Atlético de Madrid e a um golo também com o Athletic.

O efeito Cristiano Ronaldo pode estar a sentir-se em reverso em Espanha, especialmente em Santiago Bernabéu e com a chegada do duvidoso e conhecido treinador dos portugueses, Julen Lopetegui. O técnico mostra não ter a experiência necessária para a craveira de um emblema que vem de três Ligas dos Campeões conquistadas consecutivamente, apesar de ter ideias que correspondem ao modelo de jogo merengue: a posse de bola. No entanto, com CR7, a forma de finalizar era outra, quase instantânea e temos vistos muitos ‘dias não’ nos jogos do Real. Não será por acaso.

Muitos esperam que Gareth Bale irá finalmente despontar em Espanha com a saída de Cristiano Ronaldo. O galês marcou três golos nas três primeiras jornadas do campeonato, outro na Champions diante da AS Roma, mas poucas vezes ficou 90 minutos em campo. Há ainda a falta clara de um avançado goleador de referência. Trazer de volta Mariano Díaz parece ter sido uma opção falhada. Benzema já mostrou que é melhor a cooperar com outro avançado e a forma física já não é a mesma, está com uma lesão muscular. Por último, a contratação do avançado promissor brasileiro, Vinicius Junior, de 18 anos, ainda não parece ser para carburar já, mas custou 45 milhões de euros.

O outro problema é na defesa. O Real Madrid tem defendido muito mal perante contra-ataques (uma das grandes armas dos merengues com Ronaldo em campo e Zidane no banco) e remates de longe. Elementos que permitem a qualquer adversário ganhar confiança em campo. Sempre que o Real Madrid fica em desvantagem, muito difícil consegue fugir dela. Onde estará a capacidade Lopetegui para corrigir isto? A contratação deste treinador e de Courtois para a baliza, quando Keylor Navas garantiu muitos pontos ao Real, ainda são um mistério.

El Clásico continuará a ser entre melhores do mundo: Modric e Messi
Fonte: La Liga

Já o Barcelona, para todos os males terá Messi para resolver, mas há dias que isso poderá não acontecer. Algo que se viu nas últimas quatro jornadas do campeonato. Os problemas são essencialmente – tal como o Real Madrid – defensivos. Piqué, Umtiti, Lenglet e Vermaelen (lesionado, outra vez) são individualmente minimizados quando se confrontam contra avançados com maior técnica. Ernesto Valverde nunca descarta o camisola 3 do onze inicial dos catalães e tem rodado o seu companheiro no eixo defensivo em quase todos os jogos.

No meio campo e no ataque, os reforços Arturo Vidal, Arthur Melo e Malcom procuram ainda realmente se afirmarem na equipa, bem como as contratações de inverno deste ano Philippe Coutinho e Ousmane Dembelé. Messi e Suárez são, como de costume, quem vão dando as maiores garantias de golos para a equipa blaugrana.

Em antítese, o campeonato espanhol tem trazido agradáveis surpresas e espera-se muito equilíbrio durante toda a temporada. O Sevilha é o atual líder da classificação, com André Silva, Ben Yedder e Banega a serem umas das principais referências. RCD Espanyol de Barcelona, Alavés e Real Valladolid CF estão em quinto, sexto e sétimo lugar, respetivamente, e também temos Valencia, Girona (avançado urugaio Stuani é o melhor marcador da competição até ao momento) e Real Betis Balompié a darem espetáculos em todos os jogos sem exceção. Há todo um interesse espalhado pela La Liga que vem no seguimento da queda de forma dos gigantes Barcelona e Real Madrid e das ideias de jogo inovadoras e positivas para o futebol que vários treinadores menos reconhecidos querem implementar nas suas equipas.

Entretanto, continuamos em contagem decrescente para o primeiro Clásico depois de Cristiano Ronaldo deixar o Real Madrid e Andrés Iniesta ter rumado ao Japão. Este duelo continua a ter Lionel Messi na Catalunha; continuará também a mexer com as emoções dos adeptos espanhóis; e pode bem ser o jogo que decide o futuro de Lopetegui no comando técnico dos merengues.

Não estamos aqui para adivinhar o que vem aí, mas perante o momento das duas equipas, três coisas distintas poderão acontecer. 1) um jogo em que o Barcelona vence categoricamente devido ao génio de Messi, o futebol agradece se tiver num dia sim; 2) uma partida bem ganha pelo bom coletivo do Real Madrid; 3) em alternativa, um empate sem história.

No dia 28 de outubro, às 15h15, o apito inicial do árbitro vai soar e tudo isso será esquecido durante 90 minutos em Camp Nou. Até lá, o Real tem encontros com Levante, para o campeonato, e FK Viktoria Plzen, na Liga dos Campeões e o Barcelona terá a mesma dose mas frente ao líder Sevilha e o FC Internazionale de Milão.

Foto de Capa: La Liga

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.