📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ivan Rakitic: a confirmação do estatuto de craque

- Advertisement -

la liga espanha

Apesar de ter sido indiscutivelmente um dos melhores médios do futebol europeu na última temporada, havia dúvidas em relação à capacidade de Rakitic de manter o mesmo nível de jogo num clube com maiores ambições. Transferido de Sevilha para Barcelona por valores próximos dos 20 milhões de euros, o croata não demorou muito a provar que a última temporada (de longe a melhor da sua carreira) não foi um acidente de percurso e que é, de facto, um jogador fora de série. Camp Nou tem um novo maestro.

Foi chegar, ver e vencer. Rakitic, que parece que joga em Camp Nou há vários anos, adaptou-se com uma facilidade tremenda à nova realidade e está a fazer um início de época absolutamente brilhante. O croata, que já é um elemento indispensável no conjunto blaugrana, pegou de estaca na equipa de Luis Enrique, e o elevado nível exibicional que apresentou foi premiado com a inclusão no 11 ideal da liga espanhola durante o mês de Setembro. Para já, está a justificar totalmente o valor investido na sua contratação.

Rakitic tem-se assumido como o novo maestro do Barça  Fonte: news.zing.vn
Rakitic tem-se assumido como o novo maestro do Barça
Fonte: news.zing.vn

A evolução que Rakitic tem tido ao longo da carreira é notável. O croata, que quando esteve no Schalke jogava maioritariamente nos flancos, foi recuando no terreno e tornou-se num dos médios mais completos do futebol europeu. É um daqueles jogadores a que a expressão “coloca a bola onde coloca o olhar” se aplica; mas, para além de uma qualidade de passe muito acima da média, sobretudo a longa distância, Rakitic junta uma intensidade tremenda na pressão, recuperação e ocupação de espaços, tendo também grande capacidade de desequilibrar na marcação de bolas paradas.

Rakitic recusa quaisquer comparações com Xavi, mas a verdade é que, com o maior rosto do tiki-taka já na fase descendente da carreira, o croata terá a missão de fazer esquecer (se é que isso é possível) o espanhol. O médio ex-Sevilha está no pleno das suas capacidades e, apesar de ter explodido algo tardiamente, já merecia actuar num dos melhores clubes do mundo. A transferência para o Camp Nou é, por isso, um justo reconhecimento do que fez na última temporada, mas, acima de tudo, uma prova de fogo que o colocará (ou não) na elite do futebol mundial.

 

Neste vídeo de André Costa, feito em parceria com o Bola na Rede, dá para ter uma ideia da época fabulosa que Ivan Rakitic protagonizou no ano passado, ao serviço do Sevilha.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tentámos empurrar o João Simões para um espaço mais à frente para andarmos 1+3 entrelinhas»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do Alverca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Tínhamos dois médios contra dois com o objetivo de soltar o Lincoln»

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca diante do Sporting. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Lançado por José Mourinho e vencedor da Europa League deixa futebol profissional para se dedicar à fotografia

Alfie Whiteman, antigo guarda-redes do Tottenham, terminou a carreira profissional aos 27 anos. Atualmente, trabalha com a fotografia.

Custódio Castro: «Faltou-nos velocidade e profundidade na frente»

Custódio Castro analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Foi um jogo difícil, mas fomos competitivos e bastante competentes»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Pedro Gonçalves: «Já marquei muitos golos por este clube e quero continuar a marcar mais»

Pedro Gonçalves analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Getafe derrota o aflito Girona e sobe ao lugar de acesso à Conference League

O Getafe venceu o Girona por 2-1, no encontro referente à 11.ª jornada da La Liga. Mario Martín e Borja Mayoral apontaram os golos da vitória dos azulones.