Luzes, Câmera, Traição

Costuma utilizar-se a expressão “tocar os extremos” quando queremos passar a ideia de comunhão entre dois pontos que contrastam. Madrid é o ponto de encontro entre, não dois, mas um extremo e um avançado, cuja relação com as respetivas seleções encontra paralelismo na combinação entre o dia e a noite.

Karim Benzema e Gareth Bale são os protagonistas da mais recente série rodada em Espanha, França e País de Gales, que se fosse um filme seria candidata ao óscar de melhor argumento original, e cujos próximos capítulos aguardamos com expetativa.

Mas como ninguém gosta de apanhar uma temporada a meio, recuemos ao primeiro episódio.

“Sexo, Mentiras e Vídeo”

Fonte: Uefa

Neste remake da comédia dramática de finais dos anos 80, Mathieu Valbuena, que à data representava o Olympique Lyonnais, estaria a ser chantageado por alguém que ameçava tornar público um vídeo íntimo do extremo.

O caso, que foi parar às mãos da polícia judiciária francesa, teve como desfecho um plot-twist digno dos melhores blockbusters: do grupo organizado pela chantagem sexual e respetiva extorsão, fariam parte os colegas e compatriotas Djibril Cissé e – imagine-se! – Karim Benzema.

Este último, acusado formalmente, deixou de fazer parte das contas de Didier Deschamps a partir deste caso. De lá para cá, a ida à final do último Campeonato da Europa e, sobretudo, o título de Campeão Mundial em 2018, vão legitimando a opção do selecionador francês em deixar de fora das convocatórias um dos melhores jogadores da atualidade na única posição onde escasseia talento na seleção gaulesa.

Dois pares de anos volvidos e o avançado do Real Madrid saiu da toca do Barnabéu para, como se se tratasse de um ardil, tentar matar dois celhos numa cajadada: ao mostrar interesse em representar o país de origem de seus pais, a Argélia, não só retomaria a carreira a nível de seleções, como aproveitava a polvorosa em que se encontra França no que respeita a conflitos étnicos e religiosos, vingando-se do país que o viu nascer.

No entanto, viu gorada essa possibilidade.

“Gales. Golfe. Madrid.”

Fonte: Real Madrid CF

Instantes após garantir o segundo apuramento consecutivo para o Campeonato da Europa de Futebol, depois do brilharete em França, o País de Gales festejou a vitória sobre a Hungria segurando uma bandeira do país com a inscrição que serve de título a este segundo episódio.

Cheios de intenção, Gareth Bale e companheiros resolveram prolongar o legado de uma história que se vem arrastando entre o Real Madrid e a principal figura da sua seleção, ao empunhar estas três palavras inscritas de ordem nada aleatória.

Já outubro ia dando lugar ao mês que lhe procede e Pedja Mijatovic, antigo jogador dos blancos, admitiu não conhecer pessoalmente o galês de pernas longas, mas que as informações que lhe iam chegando eram de que o foco do extremo de 30 anos estava mais perto de caddies que de bicicletas, como aquela que garantiu o triunfo sobre o Liverpool na final da Champions de 2018.

A esta perceção, partilhada pela estrutura diretiva do clube madrileno, juntou-se a indisponibilidade física para representar o clube que lhe paga o elevado ordenado para, dias depois, ser peça fundamental na performance da sua seleção, apresentando índices físicos altíssimos para um atleta que acabara de debelar uma lesão que o afastou dos relvados espanhóis.

Apontado desde sempre como um clube pouco tolerante, o Real Madrid contraria este epíteto ao acolher na sua constelação desertores e patriotas que vão sendo ofuscados pelo brilho da ganância.

Foto de Capa: Real Madrid

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...