Neymar e Suárez: uma parceria que vale triunfos

    A presente temporada da Liga Espanhola tem evidenciado o excelente momento de forma que Neymar e Luis Suárez estão a atravessar e, também, tem vindo a comprovar que o Barcelona não depende exclusivamente do génio de Lionel Messi e que a equipa consegue prosperar mesmo sem o contributo do astro argentino. Com a Pulga fora de combate, por lesão, os restantes elementos da MSN, trio ofensivo que na época transata deslumbrou o mundo do futebol e que leva 122 golos neste ano civil, têm sido o principal destaque da equipa e, de facto, têm dado bem conta do recado, somando golos e triunfos para os catalães.

    Neymar tem assumido o papel principal no conjunto catalão, mas Suárez também tem estado de pé quente, o que faz os dois atacantes sul-americanos serem os melhores marcadores do campeonato: o brasileiro conta 11 golos, ao passo que o uruguaio já fez as redes adversárias balançar por nove vezes.

    A lesão de Lionel Messi no joelho, ocorrida na sexta jornada da Liga Espanhola face ao Las Palmas, constituiu um autêntico revés para as hostes catalãs, que se viram assim privadas da sua maior estrela. A ausência do argentino durante algum período de tempo deixou muitas dúvidas no ar. Será que a equipa conseguiria manter o seu nível habitual sem o camisola 10? Teriam Neymar e Luis Suárez a capacidade para assumir todas as despesas do ataque catalão?

    Certo é que a resposta da equipa dentro de campo, mesmo com alguns contratempos por vezes, tem sido bastante positiva, facto que leva os blaugrana a encontrarem-se no primeiro lugar do campeonato e a realizarem um percurso tranquilo na Liga dos Campeões. Não descurando o contributo, que é essencial, de todos os restantes elementos que jogam regularmente nos catalães, Neymar e Suárez têm, de facto, sido o principal sinal de vida da equipa. Nos últimos jogos do Barça, quando um não resolve, resolve o outro. Neymar e Suárez marcaram 20 dos últimos 23 golos da equipa em todas as competições, dado que demonstra evidentemente o quanto os atuais campeões europeus têm dependido do instinto goleador de ambos.

    Os dois sul-americanos somam 20 dos últimos 23 golos da equipa
    Os dois sul-americanos somam 20 dos últimos 23 golos da equipa

    Na última partida que realizaram para o campeonato, Neymar e Suárez voltaram a provar o seu valor: o Barcelona venceu por 3-0 o Villarreal, resultado que serviu para o conjunto de Luis Enrique assumir a liderança isolada da liga. Neymar, que tem denotado uma evolução estrondosa desde que chegou a Espanha, bisou no encontro, ao passo que o uruguaio fez também o gosto ao pé, dando assim mais um triunfo importante para as hostes catalãs. O jogo contou ainda com um momento de pura inspiração por parte de Neymar quando apontou o terceiro golo, um autêntico hino ao futebol, uma jogada que fez lembrar os tempos de ouro de Ronaldinho Gaúcho e que correu todos os cantos do mundo do futebol.

    Desde que chegou a Barcelona, na época passada, Suárez tem comprovado que os seus números no Liverpool não eram um mero acaso: o uruguaio faz da sua capacidade de finalização, aliada a uma garra tremenda, bem ao estilo sul-americano, a principal arma no seu arsenal ofensivo, fator primordial na quantia milionária que os blaugrana desembolsaram para contar com os seus serviços.

    No que concerne a Neymar, o brasileiro tem aproveitado os tempos mais recentes para silenciar os seus críticos mais acérrimos com a magia do seu futebol e com a evolução tática que tem protagonizado na Catalunha. Muitos defendiam que era um jogador demasiadamente sobrevalorizado e que não tinha capacidade para se manter como um dos melhores do mundo… e Neymar, que aos 23 anos conta já 67 internacionalizações e 46 golos pela seleção brasileira, tem vindo a provar exatamente o contrário. Se continuar com os índices que tem evidenciado e continuar a sua evolução como um jogador de equipa e não individualista certamente irá encabeçar a lista de estrelas que disputarão o trono do futebol quando Messi e Cristiano Ronaldo saírem de cena.

    Com o clássico espanhol à porta, a 21 de novembro, e com Messi a poder não estar totalmente recuperado, a esperança dos adeptos culés reside na capacidade para desequilibrar de Neymar e Suárez e ambos terão de mostrar-se à altura do desafio, pois um triunfo ante o Real Madrid dará ao Barcelona uma vantagem mais confortável no topo da tabela classificativa.

    Fotos de: FC Barcelona

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Fernando Gamito
    Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
    O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fenerbahçe de José Mourinho quer fechar venda de 30 milhões de euros para atacar contratação de Dusan Vlahovic

    O Fenerbahçe quer fechar a contratação de Dusan Vlahovic no próximo mercado. Youssef En-Nesyri pode ser vendido.

    Ex-AC Milan defende Sérgio Conceição: «Até Ancelotti teria tido dificuldades. Em vez de o massacrar, dar-lhe-ia confiança»

    Francesco Coco, antigo internacional italiano que passou pelo AC Milan, criticou estado dos Rossoneri e defendeu Sérgio Conceição.

    Erik ten Hag queria pagar 40 milhões de euros para reencontrar jogador do Ajax no Manchester United

    Erik ten Hag tentou convencer o Manchester United a contratar Brian Brobbey. Técnico queria chegar aos 40 milhões de euros pelo avançado.

    Evangelos Marinakis suspende participação oficial no Nottingham Forest devido às regras de multipropriedade da Champions League

    Evangelos Marinakis já está a precaver a possibilidade do Nottingham Forest chegar à Champions League. Em causa violação das regras da multipropriedade.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Liverpool prepara proposta por jogador que vai deixar o Bayern Munique no final da época

    Kingsley Coman vai deixar o Bayern Munique no final da temporada. O Liverpool é o mais recente clube interessado no francês.

    Ex-AC Milan sobre Rafael Leão: «Nunca se sabe que tipo de jogador será em campo»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Ex-AC Milan sobre Sérgio Conceição e uma possível conquista da Taça de Itália: «Não podemos estar satisfeitos»

    Demetrio Albertini jogou mais de 10 anos no AC Milan. Antigo médio italiano falou sobre a temporada dos Rossoneri.

    Marcus Rashford já definiu prioridade para o futuro e não quer continuar no Aston Villa

    Marcus Rahsford não quer rumar ao Aston Villa. O avançado inglês pretende uma transferência para o Barcelona.

    Será possível travar a avalanche culer? | Barcelona x Inter

    Com a Copa do Rei no bolso e na liderança da La Liga, o Barcelona chega num grande momento às meias-finais da liga milionária.

    Imprensa espanhola destaca João Neves: «Os 60 milhões de euros que o PSG pagou ao Benfica parecem uma prenda»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. João Neves elogiado.

    Académico de Viseu | Um gigante adormecido 

    Os resultados são positivos e visíveis em muitos aspetos como a melhoria das infraestruturas, na comunicação e marketing do clube

    Barcelona aceita vender Ronald Araújo e há 3 interessados no defesa central

    O Barcelona está a considerar a possibilidade de vender Ronald Araújo no próximo mercado. Defesa tem interessados.

    Boas notícias para Ruben Amorim: Manchester United tem 2 regressos antes de enfrentar Athletic Club na Europa League

    O Manchester United vai enfrentar esta quinta-feira o Athletic Club na primeira mão das meias finais da Europa League. Há dois regressos.

    Liverpool prepara nova temporada e quer contratar 3 reforços

    O Liverpool já se sagrou campeão da Premier League e quer revalidar o título. Reds querem oferecer três reforços a Arne Slot.