O conto de fadas do Getafe de Pepe Bordalás

- Advertisement -

Situa-se a 14 quilómetros do centro de Madrid e é lá que habita a grande sensação da Liga Espanhola. O Getafe CF está, atualmente, no quarto lugar do campeonato – apenas atrás dos tubarões de Madrid e do FC Barcelona – e, portanto, em posição de acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada.

Toda esta história se torna mais surpreendente porque a equipa dos arredores de Madrid tem o quarto orçamento… mais baixo da liga, apenas à frente dos três recém-promovidos! Está a ser verdadeiramente uma época de sonho para os adeptos azulones, pois creio que nem o adepto mais otimista acreditaria ver a sua equipa na «zona Champions» a onze jogos do fim.

Grande parte do mérito tem que ser dado a José «Pepe» Bordalás, técnico de 55 anos que, enquanto jogador, terminou precocemente a sua carreira (aos 28 anos), sem nunca ter passado da quarta divisão espanhola. Enquanto técnico, depois de ter subido o Deportivo Alavés à La Liga em 2015/2016, aceitou o desafio do Getafe CF para atacar nova subida, isto porque o Geta havia sido relegado à Liga Adelante, após 12 anos primodivisionários. Objetivo traçado… objetivo cumprido! O Getafe terminou em terceiro lugar, foi forçado a disputar o play-off de subida, mas conseguiu a promoção.

A época passada marcou o regresso dos azulões à primeira divisão espanhola e a estreia de Bordalás ao comando de uma equipa do principal campeonato espanhol. Os resultados foram bastante meritórios, já que a equipa terminou num notável oitavo lugar, quando o objetivo traçado pelo clube era… a manutenção!

Esta temporada, a manutenção está garantida, e a cereja no topo do bolo bem encaminhada. A equipa está a apenas seis pontos do Real Madrid (terceiro lugar), tem uma vantagem de quatro pontos em relação ao quinto (Alavés, outra boa surpresa) e de seis pontos em relação aos lugares de Liga Europa. A juntar à boa prestação no campeonato, uma boa prestação na Taça do Rei, onde a equipa caiu de forma dramática nos quartos de final frente ao Valencia CF, ao sofrer dois golos nos descontos do jogo da segunda mão, no Mestalla, quando atuava com apenas nove jogadores.

Com um plantel curto (apenas 23 jogadores), a equipa tem potenciado muitos jogadores. Na baliza, David Soria é titular indiscutível e é o guardião espanhol menos batido do campeonato, fazendo por merecer uma chamada de Luís Enrique para a seleção. No eixo defensivo, destaca-se Djene, jogador forte nos duelos, com bom sentido posicional e saída de bola interessante. Na lateral esquerda, o português Antunes é dono e senhor do lugar e garante grande pujança ofensiva, com cruzamentos de grande qualidade.

Antunes e Jaime Mata, duas das figuras da equipa
Fonte: Getafe CF

No entanto, é na frente do ataque que moram as duas maiores figuras da equipa: Jaime Mata e Jorge Molina, responsáveis por 64% dos golos da equipa! Aliás, esta equipa tem um dado curioso: apenas sete jogadores marcaram golos, com destaque para esta dupla maravilha que apontou 23 dos 36 golos. Mata é o melhor marcador da equipa e o melhor espanhol na lista dos goleadores, com 13 tentos, aos quais ainda junta seis assistências, números que lhe valeram a distinção de jogador do mês da Liga Espanhola. Na temporada passada, marcou 35 golos ao serviço do Real Valladolid CF na segunda divisão espanhola, mas não renovou contrato e chegou ao Coliseum Alfonso Peréz a custo zero. Agora, é apontado à seleção espanhola e o principal responsável pelos sonhos dos adeptos azulones.

O Getafe CF procura regressar às competições europeias, onde já esteve por duas vezes. Em 2007/2008, eliminou o SL Benfica e chegou aos quartos de final, onde apenas foi batido no último minuto do prolongamento pelo FC Bayern Munique. Agora, a equipa procura atingir de novo a glória europeia.

Não será fácil manter esta posição, pois tem atrás de si emblemas com orçamentos muito superiores e objetivos assumidos de chegar às competições europeias, como o Valencia, o Betis, ou o Sevilla FC. No entanto, os comandados de Pepe Bordalás prometem dar tudo até ao fim, em busca de um sonho impensável para muitos.

 

Foto de capa: Getafe CF

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala sobre José Mourinho e relação com os colegas de equipa no Real Madrid: «Há aspetos em que é melhor jogar com...

Kylian Mbappé elogiou José Mourinho e falou da relação com todos os seus colegas, destacando a enorme exigência do Real Madrid.

Luís Montenegro parabeniza Torreense: «Um resultado que orgulha todos os portugueses»

Luís Montenegro recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem ao Torreense. Clube português venceu na estreia da Europa League.

Fotis Ioannidis define marca de golos que quer atingir esta época com o Sporting

Fotis Ioannidis quer que esta seja a sua melhor época no que diz respeito aos golos marcados, procurando ajudar o Sporting.

Taça Sul-Americana tem meias-finais definidas e há treinador português em competição

São conhecidos os dois embates das meias-finais da Taça Sul-Americana. O Vasco da Gama de Pedro Emanuel continua em prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Couto antecipa clássico entre FC Porto e Benfica: «Nestes jogos é sempre difícil atribuir algum favoritismo»

Jorge Couto antecipou um clássico equilibrado entre FC Porto e Benfica, destacando as várias exigências do jogo e a profundidade dos dois plantéis.

Está definido o quadro das meias-finais da Taça Libertadores com 2 treinadores portugueses a sonhar com a final

Já é conhecido o quadro das meias-finais da Taça Libertadores. Leonardo Jardim e Abel Ferreira em lados opostos da chave.

Real Madrid e Barcelona tentam fazer mudar de ideias jogador que já tem acordo com o Manchester City

O Real Madrid e o Barcelona realizaram recentemente consultas por Cavan Sullivan, jogador que já está comprometido com o Manchester City.