Realidades paralelas: o estranho caso do Espanyol

Barcelona serve de casa mãe a um dos mais históricos emblemas do país vizinho. Sediado entre os municípios de Cornellà de Llobregat e El Prat de Llobregat, cuja fusão dá nome ao estádio onde atua, o Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona vai experimentando, por estes dias, o sentimento agridoce da glória na Europa e da desgraça no campeonato.

Fundado em 1900 pelos alunos da Universidade de Barcelona, o Espanhol carrega no símbolo a coroa do país e é tido pelos rivais da cidade como um apoiante da monarquia e anti-independentista, posição na qual os seus adeptos não se revêem.

Composto inicialmente apenas por jogadores de nacionalidade espanhola e, se possível, catalães, os piriquitos – que nos primórdios vestiam de amarelo em homenagem ao Almirante Rogério de Lauria, imortalizado em estátua numa das ruas de Barcelona e cujo brasão seria dessa cor – são um dos clubes fundadores da Liga Espanhola.

Nesta época, os adeptos do clube que tem em Raúl Tamudo o maior símbolo – ou não fosse este o jogador catalão com  mais golos marcados na Primeira Divisão de Espanha e o principal responsável pelo roubo do título ao Barcelona no distante ano de 2007 – têm assistido a uma campanha europeia de grande nível, em contraponto com uma prestação interna deplorável.

À saída do par Rubi e Borja Iglesias para o Bétis – treinador e jogador mais influente na temporada transata – juntaram-se-lhe dois dos pilares da defesa que ajudou na conquista do sétimo posto em 17/18: Mario Hermoso, para o Atlético de Madrid, e Aarón Martín, para o Mainz.

Fonte: Espanyol

Para os seus lugares, chegaram o ex-Sevilha Pablo Machín – cuja experiência ao leme do clube andaluz não foi a melhor, tendo sido despedido a meio da época -, Matías Vargas (Vélez Sarsfield) e Fernando Calero (Valladolid). Lei Wu, internacional pela China que chegou em Janeiro deste ano a pedido do presidente, também ele chinês, parece ter tido mais efeito nas bancadas que no relvado, dada a elevada afluência dos seus conterrâneos ao RCDE Stadium.

Detentor da pior defesa e do pior ataque da La Liga, o Espanhol ocupa o 19.º lugar somando apenas nove pontos em 14 partidas, fruto de duas vitórias e três empates. Na próxima jornada os alviazuis recebem o tranquilo Osasuna para, na semana seguinte, visitarem o Santiago Barnabéu.

Se internamente o cenário é negro, na Europa os espanhóis têm sido donos e senhores do Grupo H da Liga Europa. Num percurso que nem começou da melhor forma, com um empate a uma bola frente aos húngaros do Ferencváros, a turma liderada por Machín tem sido rei nos últimos encontros, ao vencer as três partidas seguintes frente a CSKA de Moscovo e Ludogorets (equipa que goleou na última jornada por 6-0). Deste modo, o trono está apenas a uma vitória.

É nesta dicotomia da realidade que o futebol do Espanhol de Barcelona ancora o seu presente. Quanto ao futuro, a certeza de que este símbolo manter-se-á entre os grandes do futebol europeu.

Foto de Capa: Espanyol

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC confirma saídas de João Mendes e de Mikel Villanueva

João Mendes e Mikel Villanueva não continuam ao serviço do Vitória SC. Os dois jogadores terminaram contrato e não renovaram.

André Villas-Boas: Presidente sem norte ou soluções à vista

As críticas começam a aparecer e já há quem considere Villas-Boas o pior presidente da história do FC Porto

Barcelona vai emprestar avançado ao Estrela Amadora

O Estrela Amadora garantiu a contratação de Alan Godoy por empréstimo do Barcelona. Avançado de 22 anos a caminho.

Roménia: Glória ao passado, silêncio no presente

Houve um tempo em que a Roménia era temida. Um tempo em que os adversários olhavam com respeito para aquela camisola amarela

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi recebe mensagem de apoio de vários jogadores do FC Porto

Martín Anselmi está de saída do FC Porto. Vários jogadores enviaram mensagem solidária ao técnico argentino pela situação.

Benfica negoceia Tengstedt: Avançado pode continuar em Itália

O Genoa está interessado em contratar Casper Tengstedt após passagem no Hellas Verona. Benfica negoceia transferência.

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.