Ronaldo, contigo empezó todo!

Cabeçalho Liga Espanhola

Caro leitor, a partir de que momento é que começou a acreditar que o Leicester pode mesmo vencer a Liga Inglesa? Em que jogo é que começou a considerar que José Mourinho é um treinador defensivo? Em que dia se apercebeu de que aquele grande Real Madrid de Ancelotti iria acabar a época de rastos?

Gerard Piqué é bom a avaliar esses pontos de viragem. Na época passada, o Real Madrid venceu todos os seus jogos entre 16 de setembro e 4 de janeiro, estabelecendo um recorde de 22 vitórias consecutivas, em que marcou 80 golos e sofreu dez, e parecia embalado para vencer o campeonato. Mas, daí até ao final da época, foi eliminado da Taça do Rei pelo Atlético de Madrid, foi eliminado da Liga dos Campeões pela Juventus e foi ultrapassado pelo Barcelona no campeonato. Qual terá sido o momento decisivo para a má época do Real? Piqué identificou-o.

Na festa de final de época, em frente às três taças então conquistadas (Campeonato, Taça e Liga dos Campeões), Piqué pegou no microfone e, depois de agradecer a todos os culés – adeptos, jogadores e dirigentes –, fez um agradecimento especial: “A Kevin Roldán, contigo empezó todo!”. Piqué referia-se ao dia 7 de fevereiro de 2015, quando o Real Madrid perdeu por 4-0 frente ao Atlético. Depois do jogo, Ronaldo foi filmado a celebrar o seu 30.º aniversário com o cantor Kevin Roldán, demasiado animado para quem acabava de ser goleado pelo grande rival da cidade. Aí começou a queda do Real Madrid, segundo Piqué, que tornou aquela frase famosa.

Piqué fala aos adeptos Fonte: FC Barcelona
Piqué fala aos adeptos
Fonte: FC Barcelona

Este ano, mais uma vez, Piqué pode ter identificado o momento chave da temporada. Foi o golo de Ronaldo no Camp Nou, no dia 2 de abril. Aquele golo valeu mais do que simples três pontos. O Real Madrid, em vez de ficar a 13, como aconteceria em caso de derrota, ficou a sete pontos da liderança, mas, mais importante do que isso, abalou o Barcelona. Foi um golpe inesperado que criou dúvidas na Catalunha e entusiasmou Madrid. Piqué percebeu logo a importância daquela derrota e revelou a sua preocupação na flash-interview: “Faltam dois meses de competição e estamos numa posição privilegiada. Que não caiamos num mau momento, porque estamos numa posição única e temos de seguir em frente.”

Ora, como sabemos hoje, passadas apenas três semanas, Piqué tinha razões para estar preocupado. Até àquela derrota, o Barcelona vinha de uma série de 39 jogos sem perder. Agora, soma quatro derrotas nos últimos cinco jogos, três no campeonato e uma na Liga dos Campeões. O Real Madrid já está a apenas um ponto de distância e o Atlético, sempre discreto e pensando “jogo a jogo”, como Diego Simeone repete todas as semanas, já está em igualdade pontual.

O Barcelona continua a ser o líder e tem a vantagem de já não estar na Liga dos Campeões, mas o campeonato está relançado e é caso para dizer: “Ronaldo, contigo empezó todo!”

Foto de capa: Real Madrid CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Lima diz que Ricardinho é o «melhor do mundo de todos os tempos»: «O único que em Portugal foi melhor do que eu»

Ricardinho terminou a carreira de jogador de futsal. André Lima, ex-Benfica, reagiu com mensagem nas redes sociais.

Cristiano Ronaldo fez força pela contratação de Kingsley Coman para o Al Nassr

Kingsley Coman deixou o Bayern Munique e rumou ao Al Nassr. Cristiano Ronaldo teve papel fundamental na transferência.

Rafael Luís deixa Benfica e está a caminho de França por empréstimo

O Benfica empresta Rafael Luís ao Estrasburgo. Jovem médio deixa Portugal e vai jogar na Ligue 1.

Vasco Seabra antevê jogo frente ao Sporting: «Queremos conquistar pontos e deixar a nossa identidade»

Vasco Seabra realizou a antevisão do Sporting x Arouca, da 2ª. jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para este domingo, às 20h30.

PUB

Mais Artigos Populares

Em Alvalade, leão focado em manter-se na trilha vitoriosa | Sporting x Arouca

O Sporting está finalmente de volta a casa e marca encontro com o Arouca para a segunda jornada da atual edição da Primeira Liga

Marítimo derrota Felgueiras com golo ao cair do pano

O Marítimo deslocou-se ao terreno do Felgueiras e venceu por 1-0, em partida da 2.ª jornada da Segunda Liga.

Aston Villa e Newcastle empatam no 2.º jogo da Premier League

O Aston Villa empatou 0-0 com o Newcastle na estreia da Premier League 2025/26. É o segundo jogo desta edição.