Um bebé chamado Modric. Outro chamado Ronaldo

cab la liga espanha

Talvez o leitor nunca tenha ouvido falar de Javi Márquez. Médio centro que joga atualmente no Granada, tem uma carreira relativamente modesta e não é jogador que dê muito nas vistas. Nesta época, por exemplo, nem um golinho fez para amostra. No entanto, Javi Márquez tem, por estes dias, motivos de sobra para festejar: nasceu o seu filho… Modric Márquez!

É, o bebé chama-se Modric, como o jogador do Real Madrid. Não é algo habitual, mas não me parece mau critério. Há crianças que recebem o nome de algum familiar próximo e outras que são vítimas de modas como Martim, Rodrigo ou Santiago, que ocupam os lugares de topo na lista dos nomes mais escolhidos para bebés em Portugal. Mas dar o nome de alguém famoso também é bastante frequente.

No Mundial de 86, Maradona levou a Argentina até à final da competição e levou a um pico de bebés chamados Diego, não só no país das Pampas, mas também no Brasil (de acordo com dados publicados por investigadores do Facebook). Do Brasil, provavelmente, o Diego terá passado também para Portugal e hoje em dia já é quase tão popular como Diogo. No ano passado nasceram mais Diegos (584) do que Andrés (529), Antónios (499) ou Manueis (493), por exemplo.

Javi Márquez, pai de Modric, com a bola Fonte: Granada CF
Javi Márquez, pai de Modric, com a bola
Fonte: Granada CF

Movido pela curiosidade, percorri a lista de nomes próprios de todos os nossos compatriotas nascidos em 2015. Fiquei preocupado: só nasceu um Ronaldo em Portugal. Um! É verdade que nasceram 59 Cristianos, mas é fraco consolo. E o cenário torna-se mais desolador quando se sabe que só há um Ronaldo, mas nasceram dois Éder…

Mas também encontrei notícias mais animadoras. Apesar de o Pantera Negra nos ter deixado em 2014, nasceram três novos Eusébios em 2015. Chegaram também três Liedson e dois Jardel, pelo que não nos deverá faltar capacidade goleadora por alturas do Euro 2040. E também há novos portugueses com nomes de craques internacionais. Há um Neymar, um Zinedine, um Zidane e um Aimar, por exemplo. Para a baliza, nasceu um Iker, o que por estes dias não dá muita segurança, mas também nasceram cinco Patrícios, pelo que podemos estar descansados: os bebés portugueses darão conta do recado.

Agora, resta-nos esperar que os futuros papás em Portugal tenham a clarividência de Javi Márquez na hora de escolher o nome dos seus filhos.

Foto de Capa: Real Madrid CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ramon Menezes já não é selecionador Sub-20 do Brasil após ser eliminado na fase de grupos do Mundial

O Brasil não conseguiu ir além da fase de grupos no Mundial Sub-20 no Chile e decidiu terminar o contrato do selecionador Ramon Menezes.

Russell Martin despedido do Rangers depois de conseguir apenas uma vitória no campeonato

O treinador escocês, Russell Martin, não foi capaz de dar a volta a um mau início de época, levando o Rangers a decidir terminar o seu contrato.

Luton Town demite o treinador Matt Bloomfield após derrota frente ao Stevenage

O Luton Town acumulou a terceira derrota em cinco jogos e decidiu despedir Matt Bloomfield, que tinha chegado em janeiro deste ano.

Carlos Fangueiro ruma ao Chipre para treinar o Enosis Neon Paralimniou

O treinador português, Carlos Fangueiro, volta a treinar fora de Portugal e assina pelo último classificado da Liga do Chipre.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabio Cannavaro é oficialmente o novo selecionador do Uzbequistão

A federação do Usbequistão anunciou a contratação do campeão do mundo italiano, Fabio Cannavaro, como selecionador nacional.

Portugal anuncia mais 2 encontros particulares de peso em novembro e dezembro

Portugal vai jogar diante dos Países Baixos e do Brasil. As Navegadoras vão jogar os dois encontros particulares em solo nacional.

Arsenal premeia arranque de época de jogador com subida no salário

O Arsenal renovou contrato com David Raya. A duração do vínculo não aumentou, apenas o salário do guarda-redes espanhol.