Um erro de principiante

- Advertisement -

Apesar de ainda poder vencer o campeonato e a taça, o Barcelona está a realizar uma época decepcionante. Os catalães apresentaram um nível exibicional muito fraco durante quase toda a temporada e, nesta altura, já se percebeu que a contratação de Tata Martino foi um erro. Ainda assim, o argentino – que deve sair no final da época – não é o único culpado do fracasso. Messi, de quem se espera que carregue a equipa, não foi tão decisivo como habitualmente. O plantel tem algumas limitações (principalmente a nível defensivo) e foi bastante afectado por lesões, o que dificultou a tarefa ao treinador. Há vários jogadores na fase descendente da carreira e sem substitutos à altura. Neste sentido, não se percebe a venda de Thiago, sucessor natural de Xavi, ao Bayern de Munique. Um erro que pode custar caro e que atinge contornos mais graves se pensarmos que os catalães correm o risco de não poder contratar jogadores durante um ano (por irregularidades na inscrição de futebolistas menores).

Não há como negar. Apesar de ainda ser um jogador de grande qualidade, Xavi já não apresenta o mesmo rendimento de outrora. O médio tem vindo a perder influência no conjunto catalão (uma situação natural, tendo em conta que já tem 34 anos) e, neste momento, está longe de justificar a titularidade indiscutível. Se Thiago estivesse no plantel, poderia existir uma rotação saudável, que seria benéfica para ambos. Xavi estaria menos desgastado – e, provavelmente, a jogar a um nível superior – e o actual jogador do Bayern ia conquistando o seu espaço na equipa.

Thiago já não mora em Camp Nou e até já derrotou os catalães esta época Fonte: Getty Images
Thiago já não mora em Camp Nou e até já derrotou os catalães esta época
Fonte: Getty Images

Como Thiago, há poucos. O hispano-brasileiro, que pode actuar em qualquer posição do meio campo com a mesma qualidade, é um predestinado. Tem uma técnica assombrosa e uma bola que saia dos seus pés vai direitinha ao destino. Há bastante tempo que era apontado como o futuro patrão do Barça e, de facto, tinha todas as condições para assumir esse papel. No entanto, os catalães libertaram-no a troco de 25 milhões de euros. Para além de terem ficado sem um dos maiores talentos saídos da formação nos últimos anos, hipotecaram a renovação da equipa – sem perda de qualidade – no curto prazo.

Xavi é um enorme jogador, mas não dura para sempre. Olhando para o plantel à disposição de Tata Martino, não se consegue identificar um jogador que possa desempenhar as mesmas funções. Fàbregas, que poderia ser uma solução, é actualmente uma sombra daquilo que já foi (um dos melhores médios do mundo) e o seu rendimento é superior quando actua no último terço do terreno. Sergi Roberto é um jovem com imenso potencial, mas, para além de não parecer preparado para substituir Xavi, é um médio com características diferentes.

Será interessante perceber como o Barcelona vai ultrapassar as dificuldades que se adivinham na preparação da próxima época. Já sem Valdés (em princípio não vai renovar) e Puyol (termina a carreira no final da temporada), os catalães vão tentar manter o plantel actual e potenciar ao máximo os jovens da formação. É previsível que os catalães farão regressar Rafinha e Deulofeu, podendo promover as subidas de Denis Suárez, de Adama Traoré e, quem sabe, do marroquino Munir El-Haddadi (melhor jogador da UEFA Youth League) à equipa principal. Contudo, uma coisa é certa: Xavi, que não está a ficar mais novo, continuará sem um substituto à altura. Faltou paciência a Thiago – queria mais minutos – e inteligência aos dirigentes do Barcelona.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lúcia abriu o corredor, Moller tomou conta do campo: Benfica deu lição na Supertaça

Um calor abrasador, acima dos 30 graus, recebeu Benfica e FC Porto para o pontapé de saída da nova época do futebol feminino português. 

Águias pintam Supertaça de vermelho com “manita” às rivais | Benfica 5-1 FC Porto

Num Estádio Municipal do Fontelo castigado por temperaturas superiores a 30 graus, o Benfica vencem o FC Porto por 5-1.

Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mario despede Fabio Grosso após três derrotas consecutivas na Serie A

A Fiorentina comunicou a saída de Fabio Grosso do comando técnico, após o arranque negativo na Serie A.

Flamengo vence o Remo e sobe à liderança do Brasileirão à condição

O Flamengo venceu no terreno do Remo por 1-0, na 26.ª jornada, e subiu à liderança à condição do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga: Espanyol resgata empate frente ao Sevilha nos descontos

O Espanyol recebeu e empatou 1-1 com o Sevilha, no encontro a contar para a 4.ª jornada da La Liga.

Paris FC vence Marselha no Vélodrome com hat-trick de Lassine Sinayoko

O Paris FC venceu o Marselha por 3-2, em encontro referente à 3.ª jornada da Ligue 1. Lassine Sinayoko foi o herói do jogo, ao apontar um hat-trick.

AC Milan de Ruben Amorim deixa escapar triunfo nos descontos frente à Juventus

O AC Milan de Ruben Amorim empatou com a Juventus. Alphadjo Cissé e Federico Gatti marcaram os golos da partida.