Arranca a Liga Europa para os vimaranenses!

Depois de ter conseguido os primeiros três pontos na Primeira Liga, o Vitória SC tenta agora a mesma façanha, desta feita na Bélgica, contra o Standard de Liège. Já os homens da casa, depois de terem garantido o primeiro lugar da liga doméstica – à condição, porque o Club Brugge tem menos um jogo –, procuram entrar com o pé direito, frente aos seus adeptos e (teoricamente) contra o adversário mais fraco, quando comparado com os outros dois.

Posto isto, ambas as equipas vêm de resultados positivos: o Vitória SC venceu por 5-1 no D. Afonso Henriques e o Stantard de Liège ganhou, fora de casa, ao Oostende (1-4). Esta será uma partida que previsivelmente destacará as características ofensivas de ambas os intervenientes, porque é aí que estão os seus melhores jogadores. Davidson (que vem “descansado”, depois de cumprir castigo), Rochinha, André Pereira, Lucas Evangelista e Alexandre Guedes são setas apontadas à baliza dos belgas. Já do outro lado, atenção à qualidade de Mehdi Carcela-Gonzalez (ex-SL Benfica), Lestienne, Limbombe e Emond. Orlando Sá, o único português no plantel, continua a recuperar de lesão.

ACHAS QUE O VITÓRIA SC TEM ARGUMENTOS PARA VENCER? ENTÃO, APOSTA JÁ!

Ambas deverão entrar em campo com a sua tática favoritas: 4-3-3, embora com nuances diferentes. No caso dos vimaranenses, será com um médio de cariz mais defensivo, um oito “box-to-box” e depois um terceiro elemento, funcionando mais de ligação direta com os atacantes. No caso do Standard de Liège, será com um meio-campo mais defensivo, com dois pivôs mais fixos no terreno, a arriscar pouco, e um terceiro que fica com a capacidade de ligar a defesa ao ataque e que faz precisamente o contrário dos seus guarda-costas. Aliás, este deve ser mesmo o jogador mais perigoso dos belgas, que será (aposto eu) Anthony Limbombe.

Standard de Liège em campo, na última vitória forasteira da equipa
Fonte: Standard de Liège

Se tivesse de apostar neste jogo, diria que estou à espera de golos. Estamos a falar de um relvado em boas condições (algo de que os dois conjuntos gostam), espaços para atacar – porque ambas têm dificuldade no processo defensivo –, num jogo onde acho que há pouca ou nenhuma pressão: qualquer uma das equipas não é favorita a passar, relegando essa pasta para o Arsenal e para o Eintracht de Frankfurt.

Dito isto, a minha opinião é que o Vitória SC nada deve, em termos de qualidade, aos seus oponentes. Vou até mais longe: se funcionarem em equipa e tiverem atenção à profundidade dos extremos e ponta-de-lança do Standard, podem claramente vence-los, apesar de jogarem fora de casa. Agora, tudo vai depender das mexidas dos treinadores – podem aproveitar para rodar alguns elementos – e claro, do elemento “sorte”.

O Standard de Liège vs Vitória Sport Clube decorre amanhã, dia 19 de Setembro, pelas 17h55, o “primeiro” horário da Liga Europa. À mesma hora joga o Sporting CP, enquanto no horário das 20h, entram em campos os outros dois portugueses: FC Porto e SC Braga.

Foto de Capa: Vitória SC

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.