Força dos Números: Finais da Liga Europa

 JOGADORES

149 jogadores, 31 nacionalidades diferentes

João Moutinho foi um dos 14 portugueses a marcar presença numa final da Liga Europa Fonte: Mirror
João Moutinho foi um dos 14 portugueses a marcar presença numa final da Liga Europa
Fonte: Mirror

No total foram 149 os jogadores de campo utilizados em finais da Liga Europa, vindos de 31 países distintos e que incluem Nigéria, Geórgia ou Costa do Marfim.

A nação mais representada é, sem surpresa, Espanha, que já teve a presença de 35 atletas diferentes, superando-se aos 25 brasileiros e aos 14 portugueses (André Almeida, André Gomes, Ivan Cavaleiro e Rúben Amorim ao serviço do Benfica; João Moutinho, Rolando e Varela ao serviço do FC Porto; Custódio, Hugo Viana, Miguel García e Sílvio ao serviço do SC Braga; Simão pelo Atlético de Madrid e Daniel Carriço e Diogo Figueiras pelo Sevilha) com minutos de jogo na derradeira partida da prova.

 

19 disputaram mais que uma final

Lima detém o recorde de 3 finais da Liga Europa Fonte: SL Benfica
Lima detém o recorde de 3 finais da Liga Europa
Fonte: SL Benfica

Coke, Vitolo, Daniel Carriço (todas pelo Sevilha), Lima (1 pelo SC Braga e 2 pelo SL Benfica) e Salvio (2 pelo Atlético de Madrid e 1 pelo SL Benfica) são recordistas, com 3 presenças cada um.

Logo atrás, com duas finais, surgem Banega, Mbia, Bacca, Iborra, Reyes, Gameiro e Kolodziejczak (ambas pelo Sevilha), Alvaro Dominguez (Atlético de Madrid) e Gaitán, Rodrigo, Luisão, André Almeida e Cardozo (ambas ao serviço do SL Benfica).

Há ainda espaço para Falcao (FC Porto e Atlético de Madrid) que se junta ao duo Lima e Salvio no restrito grupo de 3 jogadores que disputaram finais da Liga Europa ao serviço de clubes diferentes.

 

presenças como suplente-utilizado

Salvio foi arma secreta nas finais disputadas pelo Atlético de Madrid Fonte: Goal.com
Salvio foi arma secreta nas finais disputadas pelo Atlético de Madrid
Fonte: Goal.com

Salvio (Altético de Madrid), Kevin Gameiro e Iborra (ambos pelo Sevilha), foram os jogadores mais vezes escolhidos para entrar durante o decorrer de uma final da Liga Europa.

 

jogadores fizeram mais que um golo num jogo

Forlán bisou pelo Atlético na primeira final da Liga Europa Fonte: UEFA
Forlán bisou pelo Atlético na primeira final da Liga Europa
Fonte: UEFA

Forlán e Falcao bisaram e decidiram a favor do Atlético de Madrid as finais da Liga Europa frente a Fulham e Athletic, respectivamente.

Bacca e Coke fizeram o mesmo, mas ao serviço do Sevilha diante do Dnipro e do Liverpool, respectivamente.

 

golos

Falcao é o jogador com mais golos em finais da Liga Europa Fonte:: Pinterest
Falcao é o jogador com mais golos em finais da Liga Europa
Fonte:: Pinterest

Falcao, com três golos (2 pelo Atlético e 1 pelo FC Porto), é o jogador com mais golos em finais da Liga Europa. Dois golos de pé esquerdo (frente ao Athletic) e um de cabeça (frente ao SC Braga) dão, também, outro recorde ao colombiano – foi o único a marcar, em épocas diferentes, no jogo derradeiro.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.