Força dos Números: Finais da Liga Europa

VENCEDORES

equipas venceram a prova vindas da Champions

Em 2012/13, o Chelsea veio da Champions e "tramou" o Benfica na final Fonte: Reuters
Em 2012/13, o Chelsea veio da Champions e “tramou” o Benfica na final
Fonte: Reuters

A avaliar pela história da competição, José Mourinho não precisa de estar assim tão preocupado com o facto do Ajax ter ‘caído’ da Liga dos Campeões. É que das sete finais na história da Liga Europa, apenas 3 sorriram a clubes que não começaram a prova na respectiva fase de grupos – Atlético de Madrid em 2009/10, Chelsea em 2012/13 e Sevilha em 2015/16

13 vitórias

Courtois foi figura crucial na conquista das 13 vitórias do Atlético em 2011/12 Fonte: Zimbio
Courtois foi figura importante na conquista das 13 vitórias do Atlético em 2011/12
Fonte: Zimbio

É este o recorde de triunfos conseguidos por um vencedor da Liga Europa na respectiva edição, e pertence à campanha de 2011/12 do Atlético de Madrid, que só não venceu dois jogos (um empate e uma derrota).

 

derrotas

O Betís foi ao Sánchez Pizjuán impôr uma das 3 derrotas do Sevilha em 2013/14 Fonte:  UEFA
O Betís foi ao Sánchez Pizjuán impôr uma das 3 derrotas do Sevilha em 2013/14
Fonte: UEFA

O máximo de derrotas averbadas por um vencedor da prova pertence ao Sevilha e é relativo à época 2013/14. Na final da competição, os andaluzes derrotaram o SL Benfica numa final atípica: única a terminar sem golos e a ser decidida nas grandes penalidades.

 

37 golos marcados

FC Porto de 2010/11 foi máquina de golos Fonte: FC Porto
FC Porto de 2010/11 foi máquina de golos
Fonte: FC Porto

Aqui entra uma equipa portuguesa! O FC Porto, em 2010/11, estabeleceu nos 37 golos o recorde de tentos apontados por um vencedor da Liga Europa. Falcao, com uns incríveis 17 golos (melhor marcador de sempre numa só edição), foi crucial contribuinte para estes números.

 

golos sofridos

David De Gea sofreu apenas 8 golos ao serviço do Atlético de Madrid em 2009/10 Fonte: Reuters
David De Gea sofreu apenas 8 golos ao serviço do Atlético de Madrid em 2009/10
Fonte: Reuters

Atlético de Madrid (2009/10) e Sevilha (2015/16) foram os vencedores da prova com menos golos sofridos, porém, beneficiaram do facto de terem saído da Champions e de terem disputado apenas 9 jogos na prova.

Entre as equipas vencedoras da Liga Europa que disputaram a competição desde o seu início, os melhores números defensivos pertencem ao Atlético de Madrid  de 2010/11, que encaixou apenas 10 golos.

Com 14 golos, o FC Porto de 2010/11 e Sevilha de 2014/15 são os vencedores da Liga Europa com mais golos sofridos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.

Descontos salvam Liverpool de perder pontos na Premier League contra um Newcastle reduzido a 10

O Liverpool viu o Newcastle anular uma desvantagem de dois golos, mas conseguiu vencer nos descontos. Jogo encerrou a segunda jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão aplica chapa 5 na jornada de abertura da Serie A

O Inter Milão recebeu e venceu o Torino por cinco bolas a zero, num encontro válido pela primeira jornada da Serie A.

Benfica disposto a chegar aos 15 milhões de euros por Carlos Álvarez

O Benfica quer fechar a contratação de Carlos Álvarez. Águias chegam aos 15 milhões de euros pelo extremo direito do Levante de 22 anos.

Galatasaray continua a pensar em grande e tem acordo com AS Mónaco para contratar defesa por 35 milhões de euros

O Galatasaray continua a procurar reforçar o plantel. Clube turco avança com 35 milhões de euros por Wilfried Singo, central do AS Mónaco, faltando apenas o acordo entre o Gala e o central.