📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força dos Números: Finais da Liga Europa

- Advertisement -

VENCEDORES

equipas venceram a prova vindas da Champions

Em 2012/13, o Chelsea veio da Champions e "tramou" o Benfica na final Fonte: Reuters
Em 2012/13, o Chelsea veio da Champions e “tramou” o Benfica na final
Fonte: Reuters

A avaliar pela história da competição, José Mourinho não precisa de estar assim tão preocupado com o facto do Ajax ter ‘caído’ da Liga dos Campeões. É que das sete finais na história da Liga Europa, apenas 3 sorriram a clubes que não começaram a prova na respectiva fase de grupos – Atlético de Madrid em 2009/10, Chelsea em 2012/13 e Sevilha em 2015/16

13 vitórias

Courtois foi figura crucial na conquista das 13 vitórias do Atlético em 2011/12 Fonte: Zimbio
Courtois foi figura importante na conquista das 13 vitórias do Atlético em 2011/12
Fonte: Zimbio

É este o recorde de triunfos conseguidos por um vencedor da Liga Europa na respectiva edição, e pertence à campanha de 2011/12 do Atlético de Madrid, que só não venceu dois jogos (um empate e uma derrota).

 

derrotas

O Betís foi ao Sánchez Pizjuán impôr uma das 3 derrotas do Sevilha em 2013/14 Fonte:  UEFA
O Betís foi ao Sánchez Pizjuán impôr uma das 3 derrotas do Sevilha em 2013/14
Fonte: UEFA

O máximo de derrotas averbadas por um vencedor da prova pertence ao Sevilha e é relativo à época 2013/14. Na final da competição, os andaluzes derrotaram o SL Benfica numa final atípica: única a terminar sem golos e a ser decidida nas grandes penalidades.

 

37 golos marcados

FC Porto de 2010/11 foi máquina de golos Fonte: FC Porto
FC Porto de 2010/11 foi máquina de golos
Fonte: FC Porto

Aqui entra uma equipa portuguesa! O FC Porto, em 2010/11, estabeleceu nos 37 golos o recorde de tentos apontados por um vencedor da Liga Europa. Falcao, com uns incríveis 17 golos (melhor marcador de sempre numa só edição), foi crucial contribuinte para estes números.

 

golos sofridos

David De Gea sofreu apenas 8 golos ao serviço do Atlético de Madrid em 2009/10 Fonte: Reuters
David De Gea sofreu apenas 8 golos ao serviço do Atlético de Madrid em 2009/10
Fonte: Reuters

Atlético de Madrid (2009/10) e Sevilha (2015/16) foram os vencedores da prova com menos golos sofridos, porém, beneficiaram do facto de terem saído da Champions e de terem disputado apenas 9 jogos na prova.

Entre as equipas vencedoras da Liga Europa que disputaram a competição desde o seu início, os melhores números defensivos pertencem ao Atlético de Madrid  de 2010/11, que encaixou apenas 10 golos.

Com 14 golos, o FC Porto de 2010/11 e Sevilha de 2014/15 são os vencedores da Liga Europa com mais golos sofridos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.