Liga Europa | 5 pontos de interesse na primeira jornada

4.

Sem estreantes, mas com regressos – Ao contrário do que era habitual, a Liga Europa desta época não conta com muitos clubes mais “exóticos”. A redução de 48 para 32 equipas e a introdução da Conference League no calendário – essa sim com algumas equipas nada habituais – podem ser explicar essa realidade.

De resto, entre os participantes não há nenhum estreante absoluto, ou seja, todos os clubes já participaram na Liga Europa ou na antiga Taça UEFA. Se quisermos ser mais precisos, o West Ham United FC e o Brondby IF são os únicos a participar pela primeira vez na Liga Europa, criada em 2009/2010. Ora, os ingleses podem ser uma das equipas a acompanhar nesta edição da prova.

Apesar de terem uma Taça das Taças no palmarés, conquistada em 1965, os “Hammers” não são uma presença habitual nas competições europeias. Na Taça UEFA, só estiveram em duas ocasiões e sem grande sucesso. Em 1999/2000 foram afastados na segunda ronda e em 2006/2007 caíram logo na primeira ronda, aos pés do USC Palermo. De ressalvar que esta “primeira eliminatória” de 2006/2007, apesar de anteceder a fase de grupos, já fazia parte do torneio principal, ao contrário das “pré-eliminatórias” e “play-off”, que são considerados fases de qualificação.

Depois da surpreendente campanha da época transata, onde até lutaram pelo acesso à Liga dos Campeões, os “Hammers” mantém grande parte das peças-chave e o mesmo treinador. Para além disso, David Moyes recebeu alguns reforços de peso como, o guarda-redes, Areola, o central, Kurt Zouma e, os médios, Alex Kral e Nikola Vlasic.

É certo que o impacto de jogar mais uma competição, num já sobrecarregado calendário inglês, pode trazer novas dificuldades ao West Ham. Mas é também dado adquirido que há muita qualidade no emblema londrino e David Moyes sabe como meter a máquina a funcionar. A deslocação a Zagreb, na primeira jornada, vai ser um bom teste.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

Eis as últimas novidades quanto ao regresso de Nuno Santos ao Sporting após lesão

Nuno Santos está mais próximo do regresso aos treinos. Recuperação do português acelerou e há expectativas para esta paragem de seleções.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior conta ao detalhe o processo de saída do Arsenal e de chegada ao FC Porto: «Não acho que tenha dado um passo...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Portugal voltou a treinar e Roberto Martínez voltou a sorrir sem qualquer surpresa negativa

Portugal voltou a treinar com o grupo completo. 25 convocados continuam à disposição do selecionador nacional.