📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Manchester United FC 0-1 Real Sociedad de Fútbol: Resultado histórico para os Bascos

- Advertisement -

A CRÓNICA: UNITED VOLTA ÀS DERROTAS E ENTRA COM O “PÉ ESQUERDO”

A jornada inaugural da Liga Europa trouxe-nos um confronto entre o Manchester United FC e a Real Sociedad de Fútbol. Duas equipas num bom momento de forma, os “Red Devils” que vêm de 4 vitórias nos últimos 4 jogos realizados, e os “Bascos” que, apesar da derrota caseira frente ao poderoso Barcelona na 2ª jornada do campeonato, têm 7 pontos conquistados em 12 possíveis (tendo sofrido apenas 1 golo nas restantes 3 jornadas da La Liga).

Este jogo ficou marcado pelo regresso de Cristiano Ronaldo à titularidade e pela sua estreia na “agora” Europa League, digo agora porque o português já tinha participado num encontro a contar para a Uefa Cup (antiga designação) ao serviço do Sporting CP.

Numa primeira parte muito disputada e equilibrada, interessa reforçar que, apesar das 6 alterações realizadas por Erik Ten Hag no 11 dos ingleses, a equipa da casa manteve-se muito igual a si própria, tentando criar desequilíbrios a partir das alas, e aproveitando os erros adversários (consequência da pressão alto que foi realizando). A Real Sociedad tentava assumir o controlo do jogo e da posse da bola, tentando encontrar espaços entre linhas no meio-campo adversário. Tirando o golo anulado por fora-de-jogo a Ronaldo aos 35 minutos, praticamente não houve lances de perigo.

 Na segunda parte, tivemos um jogo mais animado e com mais oportunidades. Do lado inglês, ETH fez entrar Lisandro Martínez e Bruno Fernandes, que deram mais agressividade ao jogo do United (criaram logo duas oportunidades que Cristiano não conseguiu concretizar), mas ao mesmo tempo, com a saída de Eriksen, a equipa perdeu capacidade na circulação e posse da bola. Quem aproveitou isto foram os espanhóis da Real Sociedad que começaram a mandar no jogo a mandar no jogo e rapidamente chegaram ao golo através de Brais Méndez (minuto 59), numa grande penalidade ganha por David Silva. Depois do golo sofrido, a equipa da casa foi ficando cada vez menos tranquila e o jogo ficou propício para os visitantes que iam aproveitando o facto dos “Red Devils” estarem tão balanceados na frente para causar perigo através de contra-ataques. O resultado manteve-se até ao final, acabando assim a série vitoriosa do Manchester United, que entra com o pé esquerdo nesta competição.

 

A FIGURA

David Silva – Aos 36 anos, El Mago voltou a Manchester e relembrou-nos a todos o porquê de ter uma estátua sua no exterior do estádio do outro “gigante” da cidade. David Silva é o diretor desta “orquestra basca”, pautando os tempos de jogo e descobrindo espaços entre as linhas defensivas adversárias. Ganhou o penálti e mostrou-nos que aos 36 anos ainda tem muito para oferecer ao mundo do futebol.

 

O FORA DE JOGO

Cristiano Ronaldo – Parece continuar esta espécie de maldição entre Cristiano Ronaldo e as balizas adversárias, nesta temporada. Segunda titularidade do craque português e, coincidência ou não, segunda derrota dos “Red Devils”. Nota-se que falta ritmo, e aquela pontinha de sorte e eficácia em alguns momentos do jogo e na cara do guarda-redes adversário. No entanto, é de valorizar a entrega e disponibilidade constantes para o jogo.

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER UNITED FC

O United, com bastantes alterações, entrou em campo num 4-3-3, em que Fred e Eriksen jogavam um pouco mais adiantados em relação a Casemiro, mas os fundamentos foram os mesmos. Pressão alta até ao guarda-redes adversário, provocando o erro (aconteceu várias vezes na 1ª parte) e obrigando o guardião basco a esticar muitas bolas na frente. Os “Red Devils” iam criando algum perigo através destes erros da Real Sociedad, mas maioritariamente através dos espaços criados nas laterais, onde Elanga e Antony davam largura, e Malacia e Dalot apoiavam por dentro, criando situações de superioridade com bola. Reforçar ainda que era Eriksen quem ia controlando os tempos de jogo e ia permitindo, a espaços, que o United conseguisse assumir as rédeas do jogo e ter mais bola. Na 2ªa parte, a equipa de Ten Hag passou a jogar num 4-2-3-1 declarado, com Bruno a jogar à frente de Casemiro e de Fred. A equipa ganhou mais agressividade e verticalidade, mas perdeu o elemento-chave no controlo da bola, Eriksen, deixando assim que o jogo se fosse “partindo”, o que favoreceu sempre a equipa visitante.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

De Gea: (6)

D. Dalot: (6)

V. Lindelof: (5)

H. Maguire: (5)

Malacia: (6)

Casemiro: (5)

Fred: (5)

C. Eriksen: (6)

A. Elanga: (5)

Antony: (5)

C. Ronaldo: (4)

SUBS UTILIZADOS

Martínez: (6)

Fernandes: (6)

Sancho: (5)

Garnacho: (5)

McNeill: (-)

ANÁLISE TÁTICA – REAL SOCIEDAD DE FÚTBOL

A Real Sociedad jogou olhos nos olhos do gigante de manchester, e manteve-se sempre fiel aos seus princípios de jogo. A tentar sair a jogar desde trás, mesmo com a forte pressão do adversário (principalmente na 1ª parte), tentando encontrar sempre uma referência no meio-campo para saltar essa primeira fase de pressão e poder encarar os defesas do United. Os bascos conseguiram fazer isto muitas vezes, porque apesar de jogarem num 4-4-2 em que, no papel, Kubo “fazia” dupla com Sadiq e David Silva era mais um 10 do que médio de construção, estes dois craques jogaram praticamente sem posição definida e estavam constantemente a encontrar espaços entre as linhas defensivas dos “Red devils”. Kubo maioritariamente descaía para a esquerda, e Silva criava a superioridade no meio-campo, permitindo à Real Sociedad sair várias vezes da pressão adversária e chegando com muito perigo à baliza de De Gea.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

A. Ramiro: (6)

Andoni Gorosabel: (5)

Aritz Elustondo: (6)

Jon Pacheco: (6)

Aihen Muñoz: (6)

Martin Zubimendi: (6)

Mikel Merino: (6)

Brais Méndez: (6)

David Silva: (6)

Takefusa Kubo: (6)

Umar Sadiq: (4)

SUBS UTILIZADOS

A. Sorloth: (6)

M. Cho: (5)

Barrenetxea: (5)

Turrientes: (-)

Álex Sola: (-)

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.