Red Bull Salzburg 2-1 Olympique de Marselha: “Ponte” Rolando faz a ligação de Marselha a Lyon

Um ambiente fantástico era tudo aquilo que se esperava na Redbull Arena, em mais um dia de decisões importantes na Liga Europa. Na 2.ª mão das meias-finais da segunda principal competição europeia de clubes, defrontaram-se na Áustria, a equipa da casa, o Red Bull Salzburg, e o Olympique de Marselha.

No quarto encontro entre as duas equipas esta época, ambos os técnicos decidiram operar alterações nos onzes que apresentaram no dia 26 de abril, em Marselha: do lado dos franceses, Rudi Garcia deu a titularidade a Germain, com Mitroglou a não constar da ficha de jogo; já Marco Rose foi mais radical, ao deixar Wolf e Hwang no banco, levando Schlager e Gulbrandsen a jogo.

O Marselha entrou bem na partida. Aos cinco minutos, após livre bem batido por Payet, Lucas Ocampos rematou por cima da trave. Eram os franceses a chegar primeiro à baliza adversária. No entanto, era a equipa revelação da Liga Europa que necessitava urgentemente de marcar. Aos 13 minutos, Dabbur protagonizou o melhor momento da primeira parte, ao rematar para defesa incompleta de Pelé; Luiz Gustavo encarregou-se de afastar a bola da zona de perigo.

Até ao apito do árbitro Sergey Karasev para o intervalo, o jogo manteve-se bastante morno, e algo entediante. Ambas as equipas pareciam algo amorfas, sem mostrar grande vontade de fazer mais.

Grande festa marselhesa em território austríaco
Fonte: UEFA Europa League

Na segunda parte, para o bem de quem pagou bilhete, tudo mudou. Ocampos, logo a abrir o segundo tempo, atirou à malha lateral, após um excelente trabalho individual. Aos 49 minutos, Germain efetuou um bom compasse de espera, entregou de forma exímia a bola a Payet, que devolveu a bola ao colega de equipa; o remate do ex-Mónaco acabou, contudo, por sair um pouco ao lado da baliza do Salzburg. Grande mobilidade dos jogadores da frente do Marselha, com qualidade individual suficiente para a qualquer momento encerrar as contas da eliminatória.

Mas os austríacos são um osso duro de roer. Aos 53 minutos, na segunda vez que o Salzburg chegou à baliza contrária no recomeço da partida, Haidara atirou a contar. 1-0 para a equipa da casa, após um momento de inspiração do maliano, que deixou alguns jogadores adversários para trás. Eliminatória em aberto na Áustria.

Quem mandava agora no jogo era o Salzburg, e cinco minutos após o golo, Ramalho disparou de bem longe um míssil traiçoeiro, para defesa atenta de Pelé. O central brasileiro pedia o apoio das bancadas da Red Bull Arena, que aos 65 minutos foi à loucura. Schlager, um dos jogadores que venceu a final da UEFA Youth League de 2016/2017 contra o Benfica, rematou dentro da área do Marselha, com a bola a sofrer um desvio de Sarr para dentro das redes de Pelé. Autogolo do central francês e estava feito o 2-0, com tudo empatado na eliminatória!

Até ao final do tempo regulamentar houve tempo para algumas boas oportunidades de ambos os lados, mas o resultado final ditou que se jogassem mais 30 minutos. Prolongamento em Salzburgo, numa grande noite de futebol europeu.

Aos 91 e 98 minutos de jogo, os guarda-redes das duas equipas brilharam, ao defenderem com “unhas e dentes” os remates de Anguissa (Marselha) e Caleta-Car (Salzburg). O jogo dava ares de se encaminhar para a lotaria das grandes penalidades.

Mas Rolando, que entrou aos 101 minutos na partida, decidiu que não havia tempo para mais: canto batido por Payet e o central a rematar para o fundo das redes de Walke; a quatro minutos do fim do prolongamento, o internacional português nascido em Cabo Verde arrumava definitivamente com a eliminatória. Os jogadores do Salzburg protestavam (com razão), alegando que o golo surgia de um canto mal assinalado. Num jogo impróprio para cardíacos, ainda houve tempo para Haidara ver o segundo amarelo e ser expulso. O Salzburg, apesar da vitória, cai assim diante dos franceses, numas meias-finais de grande nível. Grande prestação dos austríacos, que seguramente continuarão a dar cartas nestas andanças europeias.

Anotem nas agendas: dia 16 de maio teremos o Marselha frente a frente com o Atlético de Madrid (que derrotou o Arsenal por 1-0 na outra meia-final) na final da Liga Europa 2017/2018, em Lyon.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.