📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Teste exigente em momento delicado | Braga x Feyenoord

- Advertisement -

Europa League, Fase de Liga – 1.ª jornada: quarta-feira, 23 de setembro de 2025, 20h.

A ANTEVISÃO: BRAGA QUER ENTRAR NA EUROPA COM O PÉ DIREITO APÓS TRÊS ENCONTROS SEM VENCER

Nove pontos amealhados nas seis primeiras jornadas da Primeira Liga e outros nove de distância para o líder FC Porto. São estas as contas que vão ser “postas de parte” durante esta semana, enquanto o Braga vira as atenções para o primeiro confronto europeu da temporada. O adversário é um dos mais exigentes nesta fase de liga e o líder isolado da Eredivisie.

O Feyenoord tem uma única derrota nesta temporada, desaire em Istambul frente ao Fenerbahçe que custou ao emblema de Roterdão a participação na Champions League. No principal escalão neerlandês, o único empate aconteceu no último fim de semana em Alkmaar, num jogo de loucos que acabou com três golos para cada lado. Está claro o bom momento de forma dos homens de Robin van Persie.

Em casa, a turma orientada pelo espanhol Carlos Vicens terá a responsabilidade de assumir e jogo e, dominando a posse de bola, procurar o que tem faltado: uma melhor definição no último terço do terreno. A influência de Guardiola é percetível no estilo de jogo que Vicens tem tentado implementar em Braga, mas o próprio técnico já admitiu também uma certa flexibilidade e pragmatismo nas suas ideias táticas, considerando que o Braga não é o Manchester City.

O “clube do povo” de Roterdão não virá à pedreira fazer turismo. A intensidade física e pressão constante sobre o portador da bola são incentivadas por Van Persie e dificultarão a construção ofensiva à equipa da casa. Mesmo cedendo alguma posse de bola, numa abordagem mais cautelosa em terreno “desconhecido”, o contra-ataque vai seguramente dar trabalho à defesa bracarense.

O Braga vai defrontar duas equipas neerlandesas e uma belga na primeira fase da Liga Europa, federações vizinhas de Portugal na classificação por coeficientes de clubes da UEFA. Há assim uma importância acrescida na campanha arsenalista, que poderá ter forte influência nas vagas europeias disponíveis para clubes portugueses em épocas futuras.

A equipa de arbitragem será liderada pelo montenegrino Nikola Dabanović.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 1.º encontro oficial entre os dois emblemas.
  2. Será o sétimo confronto entre o Braga e um emblema dos Países Baixos.
  3. Nos seis encontros anteriores frente a equipas neerlandesas, os minhotos venceram três e empataram um.
  4. Apenas dois desses seis jogos aconteceram em Braga, com os arsenalistas a derrotarem Vitesse e Groningen.
  5. Em oito deslocações a território português, o Feyenoord tem apenas uma vitória: contra o Benfica, na época passada.
  6. No total de  15 encontros contra equipas portuguesas, a equipa neerlandesa conseguiu apenas quatro vitórias
  7. João Moutinho sabe o que é derrotar o Feyenoord: fê-lo por duas vezes na época 2004/05, ao serviço do Sporting.
  8. Gonçalo Borges é o único português ao serviço do Feyenoord e jogou apenas 59 minutos nesta temporada.
  9. O Feyenoord já venceu a competição por duas vezes, em 1973/74 e 2001/02.
  10. Atualmente, o Feyenoord ocupa a 20.ª posição no ranking de clubes da UEFA, 36 lugares acima do Braga.

JOGADORES A TER EM CONTA

Leonardo Lelo Braga
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Leonardo Lelo – Chegado do Casa Pia (a custo zero) para assumir a titularidade na lateral esquerda do Braga, Lelo tem sido uma das principais figuras individuais dos minhotos.

Sem comprometer no momento defensivo, o defesa natural de Olhão sobe frequentemente no terreno para causar estragos. Leva já cinco assistências em nove jogos realizados, fazendo muitas vezes uso da sua velocidade para chegar à linha de fundo e cruzar.

Jordan Bos – O socceroo de 22 anos chegou neste defeso a Roterdão proveniente do Westerlo, da Liga Belga, e não será uma grande surpresa se em breve der outro salto. É um dos jogadores com maior potencial do plantel neerlandês e os bracarenses dcfeverão mantê-lo debaixo de olho.

Tem já dois golos e uma assistência no seu registo da época, o que não acontece por acaso: alinhou frequentemente como extremo no passado e está por isso habituado a desempenhar papeis mais ofensivos.

XI´s PROVÁVEIS

Braga: Hornicek; Victor Gómez, Lagerbielke, Niakaté e Lelo; Gorby, Moutinho e Ricardo Horta; Gabri, Zalazar e Navarro

Treinador: Carlos Vicens

«Temos pela frente um adversário que está a fazer um início de temporada muito bom, que sabemos que não nos vai facilitar a vida e que tem uma história importante na Europa. Estamos focados no nosso processo (…), queremos dar uma vitória aos nossos adeptos e temos de usar essa energia e motivação para fazer um bom jogo».

Feyenoord: Wellenreuther; Nieuwkoop, Ahmedhozic, Watanabe e Bos; Valente, Timber e Steijn; Borges, Sliti e Tengsted.

Treinador: Robin van Persie

«O Braga, tal como nós, gosta de pressionar alto e recuperar a bola rapidamente. Têm padrões atacantes interessantes, alguma rotação de posições e vários jogadores de qualidade. Este jogo poderá ser um espetáculo interessante».

PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 1-1 Feyenoord

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Sempre que uma das médias, no caso a Beatriz Cameirão, saltava na pressão nas centrais teria de...

Ivan Baptista analisou a vitória do Arsenal sobre o Benfica na Champions League Feminina. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Renée Slegers responde ao Bola na Rede: «Conseguimos manipular a pressão do Benfica»

Renée Slegers analisou a vitória do Arsenal sobre o Benfica na Champions League Feminina. Técnica respondeu à questão do Bola na Rede.

Ivan Baptista feliz com a exibição do Benfica contra o Arsenal: «Não é normal fazer com que o campeão da Europa perca tempo»

Ivan Baptista fez a análise ao encontro do Benfica contra o Arsenal, a contar para a segunda jornada da Champions League Feminina.

Hjulmand antes da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Benfica: «Um real campeão não perde finais. Esta, nem pensar»

O Sporting lançou esta quinta-feira um documentário sobre a dobradinha. Eis o discurso de Morten Hjulmand antes da final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica já está em Trás-os-Montes: José Mourinho deu origem a momento especial

O Benfica já está em Trás-os-Montes para enfrentar o GD Chaves. José Mourinho protagonizou momento especial à chegada ao Porto.

Prestianni após chegar à final do Mundial Sub-20: «Vamos tentar ganhar e depois voltar ao Benfica para ganhar tudo»

Gianluca Prestianni tem estado em destaque no Mundial Sub-20. Avançado argentino deixa mensagem de agradecimento ao Benfica.

Sporting regressa às vitórias na Champions League de Andebol ao bater o Veszprém

O Sporting recebeu e venceu no Pavilhão João Rocha os húngaros do Veszprém na 5ª. jornada da Champions League de Andebol.