📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Braga com ouvidos a ‘Zoubir’ e defesas a ‘Benzier’

- Advertisement -

Na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, os azeris deslocaram-se até ao Estádio Municipal de Braga e deixaram bem claro ao que vinham: fazer história. Assobios e dificuldades defensivas à parte, a verdade é que o Braga teve uma noite para esquecer muito por culpa destes dois senhores: Abdellah Zoubir e Yassine Benzia.

O domínio interno do Qarabag é indiscutível. Estão neste momento com 16 pontos de avanço sobre o segundo classificado (Sumqayit) e tudo indica que conquistarão o campeonato azeri sem grandes dificuldades. Tal como fizeram em oito (!) ocasiões nos últimos dez anos. Isto permite à formação de Gurban Gurbanov rodar e refrescar a equipa nas competições internas e ter as tropas na máxima força nas deslocações europeias. Ao contrário, por exemplo, do Braga de Artur Jorge que além dos danos morais causados pela humilhante derrota frente ao Sporting, ainda se viu ficar sem Ricardo Horta (sofreu uma lesão frente aos leões) e Adrián Marín. A frescura de pernas dos atletas azeri sentiu-se, e sentiu-se bem, mas não invalida a gigante superioridade mostrada em relação aos minhotos.

A formação de Gurbanov vive, ofensivamente, às costas do quarteto composto por: Zoubir e Benzia (referidos anteriormente), e Juninho (ex-Chaves) e Leandro Andrade (luso-cabo-verdiano). Juntos, os quatro, somam 71 contribuições para golo (entre golos e assistências, entenda-se) dos 93 marcados pela equipa em todas as competições. Números que impõem respeito e impressionam qualquer um. Destes quatro, e voltando ao tema inicial, Zoubir e Benzia são os que me enchem as medidas.

Dois ‘bandidos’ dentro de campo, com um estilo de jogo muito similar, talvez por isso pareça que jogam de olhos fechados entre eles. Frente ao SC Braga, Zoubir, com a ‘10’ nas costas (e que bem lhe fica), começou o jogo caído para o lado esquerdo, e Benzia atrás do ponta de lança, posicionamentos meramente teóricos tais eram as permutas posicionais entre ambos. Se tivesse de adivinhar a expressão dita por Gurbanov sobre aquilo que pretendia dos dois neste encontro, diria: “caos organizado”.

Foi notória a liberdade concedida pelo treinador azeri, a verdade é que muitas vezes essa liberdade “a mais” também atrapalha, mas neste caso não. Se um vinha para dentro, o outro estava na linha. Se um pedia no pé, o outro pedia no espaço. Se um se desmarcava na diagonal, o outro fazia uma paralela. Se um encarava o adversário, o outro sabia que linha de passe oferecer. E o mais impressionante? Pareciam ter uma ligação umbilical, sabiam sempre onde estava o outro (e os outros). Ou não fossem todos os quatro golos marcados frente ao Braga terem o cunho de pelo menos um deles.

Uma coisa é certa, o aviso ficou feito e o Qarabag FK não está apenas a passear na Liga Europa. Se, e segundo as palavras do treinador e dos jornalistas azeris presentes na ‘Pedreira’, toda a gente achava que esta eliminatória ia ser “favas contadas” para o Braga, a coisa ficou bem diferente agora. Nada está ganho, mas os azeris conseguiram o que queriam: merecer a atenção e o respeito do futebol europeu. Será que estamos perante uma página histórica do futebol azeri, pronta a ser escrita por Zoubir, Benzia e companhia?


Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Bolas, carambolas e ressaltos | Benfica

É daí que chegam as carambolas e os ressaltos à imagem de metáfora da participação do Benfica nesta Champions League. Nesses lances casuais, faltou outra sorte, mas também engenho.

Benfica à espera: Eis os onzes prováveis do FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Mercado a mexer no Benfica: os nomes cogitados à saída da Luz

O Benfica pode mexer no seu plantel durante a próxima janela de transferências, com jogadores a serem apontados à saída.

Real Madrid acelera para a contratação de jogador do Cádiz já em janeiro

O Real Madrid está muito interessado em garantir a contratação de Guille González, jogador que pertence aos quadros do Cádiz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.