Bielsa e o novo projeto do Lille

- Advertisement -

Depois de apresentadas as ideias do seu modelo de jogo que é quase como uma forma de viver a vida, quais teses filosóficas a postular, Bielsa também sorriu. Sim. Uma raridade, mas aconteceu. É que, após propor os seus conceitos, acrescentou: “Precisamos igualmente de adversários que o permitam”.

Já para não falar da “ordem” que recebeu da esposa de que “sorrisse e olhasse as pessoas nos olhos” em jeito, mais uma vez, bem-humorado. Marcelo Bielsa está diferente, está feliz e confiante e sente companhia no pensar o futebol como ele próprio o sente.

Não é só o líder López que o acompanha, mas também o vice-presidente, Marc Ingla, empresário catalão, e ex-vice-presidente do FC Barcelona, tendo sido, inclusive, candidato nas eleições do clube ‘blaugrana’ em 2010. Luís Campos, português, ex-coordenador de scouting do Real Madrid e coordenador de scouting e desportivo do Mónaco, assume o papel de conselheiro junto do presidente, auxiliando o clube através da sua rede de contactos e conhecimentos vastíssima. “Luís Campos será um elemento muito importante no desenho do nosso plantel”, disse Bielsa.

Pouco tempo depois da apresentação do técnico, Gerard López foi entrevistado pelo canal do clube, onde contou a história de quando conheceu Bielsa, bem como outros elementos que podem ajudar a perspetivar um projeto que, consolidado, dará que falar.

“Ele fez-me uma pergunta que nunca nenhum treinador me havia feito. Perguntou-me como eram as pessoas de Lille”. Bielsa é assim, envolve-se muito no treino, no jogo e com os jogadores e quer sentir a mesma dedicação por parte dos adeptos.

“Partilho da sua ideia de jogo e de equipa e o nosso objetivo, em termos de resultados é terminar no top 5 do campeonato desta primeira época e no top 3 da segunda”, referindo-se aos dois anos de contrato de ‘El Loco’.

Fonte: Site Oficial do LOSC Lille Legenda: O centro de treinos, em Luchin, Lille, que Marcelo Bielsa tanto elogiou e escolheu para o plantel realizar a pré-época 2017/18 Fonte: LOSC Lille
Fonte: Site Oficial do LOSC Lille
Legenda: O centro de treinos, em Luchin, Lille, que Marcelo Bielsa tanto elogiou e escolheu para o plantel realizar a pré-época 2017/18
Fonte: LOSC Lille

Bem, eu não sou partidário nem do romantismo nem do pragmatismo dos estilos de jogo das equipas. Encontro maravilha num estilo que garante recordes em termos de resultados, como também em ideias fiéis a um estilo que pode até nem dar, no imediato, tão estonteantes resultados.

Marcelo Bielsa e Gerard López são os dois grandes aficionados de cinema e vão contracenar neste projeto comum que se chama LOSC Lille.

Há uma semana, precisamente, Mourinho dizia que “poetas do futebol não ganham títulos” e Bielsa não ganhou muitos até agora, mas quando a filosofia é forte e está na pele desde sempre, como se fosse uma forma de ser, a derrota começa quando se gera a mínima incoerência ou dúvida.

Essa é a grande vitória de Marcelo Bielsa. A determinação e confiança inabalável num estilo. Esta etapa parece ser diferente de todas as outras anteriores.

Caro amante do futebol, esteja atento ao Lille 2017/18. Um projeto que emana da cabeça de dois poetas.

Foto de Capa: Facebook do Lille

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas propôs Supertaça Ibérica: evento já foi jogado em 2022 e o Benfica perdeu

André Villas-Boas propôs a criação de uma Supertaça Ibérica. Benfica e Sevilha já disputaram um duelo com esse nome, mas sem carácter oficial.

Kylian Mbappé sai em defesa de Lamine Yamal: «Têm de o deixar em paz»

Kylian Mbappé deixou elogios a Lamine Yamal, assumindo que devem dar espaço ao internacional espanhol.

Pedro Caixinha fala em exclusivo ao Bola na Rede: «O sucesso do Paulinho no México abre a porta ao mercado europeu e aos jogadores...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou sobre o futebol brasileiro e elogiou Paulinho.

Pedro Caixinha e relação com Neymar no Santos: «Desenvolvemos uma boa empatia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou da experiência de treinar Neymar no Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas destaca desafios do futebol português e lamenta pouca operacionalização do VAR: «É uma das maiores vergonhas que podemos enfrentar»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

André Villas-Boas abre caminhos à mudança do número de equipas na Primeira Liga e do formato do campeonato: «Um FC Porto x Sporting ou...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

Alexander Bah e Manu Silva abordam recuperação e esperam poder ajudar o Benfica: «Estava a concretizar um sonho de criança»

Alexander Bah e Manu Silva estão a finalizar as suas recuperações das lesões sofridas ao serviço do Benfica.