Désiré Doué | O novo Neymar

Quando ligo a televisão para ver um bom jogo de futebol, há sempre duas ou três exigências que tenho na minha cabeça. Gosto de ver um jogo bem disputado, um bom espetáculo, mas há uma coisa que me satisfaz mais que tudo: aqueles jogadores que tornam tudo mais simples. Nem tudo tem de ser complexo, os movimentos, as marcações, os passes, as aberturas, os remates… há maneiras e maneiras de simplificar processos e definir jogadas com clareza. 

Mas há uma maneira da qual sou fã, a magia, a leveza, o toque diferenciador que nem todos têm, mas que se está a perder ao longo do tempo. Dizem que Neymar foi o último grande intérprete do chamado “joga bonito”, um estilo de jogo que não olhava a estatísticas nem a resultados, olhava sim à plena conciliação de qualidade, irreverência e arte, em estado puro. Com a estrelinha do astro brasileiro perto de se apagar, havia receio em torno do seu sucessor, alguém que pudesse manter a chama do joga bonito acesa, alguém vindo do Brasil. 

Mas o destino fintou toda a gente, e apesar do Brasil ter grandes craques a aparecer, com muito sangue quente nas pernas, como Estevão, por exemplo, há outro jogador que faz parar meia Europa do futebol com a sua boa ingenuidade. Este alguém é Désiré Doué, extremo do Paris Saint Germain formado no Rennes, que tem deixado toda a gente de boca aberta nos quatro cantos do mundo, seja pelas suas fintas, pela forma como lê o jogo ou pela forma destemida em como ataca a baliza adversária. 

Désiré Doué é diferente, aliás se me perguntarem, vejo-o com plena capacidade para superar jogadores como Vini Jr ou Rodrygo naquilo que são as tarefas de um extremo, porque tem tudo e mais alguma coisa.

O seu futebol é muito evoluído e as comparações com Neymar não surgiram apenas por jogar no mesmo clube ou jogar no lado esquerdo do ataque, as comparações surgem porque os seus movimentos são mesmo parecidos com os do craque brasileiro. Tem aquela ginga que bem conhecemos, o movimento constante de anca característico dos brasileiros, aquele atrevimento espelhado no seu rosto, para além de ter um remate preciso, velocidade, e uma destreza no um para um que o torna de elite. 

Aos poucos e poucos tem ganho o seu espaço neste PSG e também na seleção francesa, onde já começa a ser um dos habituais escolhidos, pela diferença positiva que impõe no jogo, e pelas soluções que o seu futebol oferece. Tenho a certeza que vai continuar a ser um dos destaques da turma de Paris, onde esta época soma 13 golos e 12 assistências em 45 jogos disputados, e vai elevar o seu nome à elite do futebol mundial.

Para mim, e se me perguntarem, Neymar ainda joga no Parque dos Príncipes, porque Désiré Doué encarnou o espírito do internacional brasileiro e o seu futebol… Agora já só falta a camisola 10 e o Ballon D’Or para superar o seu ídolo e a sua principal inspiração. 

Certo é que o Paris Saint Germain está cada vez melhor, muito por culpa de Désiré Doué e companhia, que são a cara de uma nova geração, uma geração que vai certamente ganhar, com estilo, irreverência e efetividade máxima. 

Há samba no Parque dos Príncipe, há Désiré Doué na cidade luz!

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeremiah St. Juste a caminho da La Liga: Eis os detalhes

Jeremiah St. Juste está a caminho do Osasuna. O defesa neerlandês foi autorizado pelo Sporting a viajar para Pamplona.

Rui Borges faz revelação sobre Yeremay Hernández: Estava no radar»

Rui Borges realizou durante este sábado a antevisão da partida entre o Sporting e o Arouca, relativo à Primeira Liga. O jogo é válido pela segunda jornada da competição. O técnico falou na Academia Cristiano Ronaldo.

Entre a Glória e o Desgaste: A Última Dança de Pep Guardiola

Pep Guardiola admitiu sentir “exaustão” após 17 anos ao mais alto nível e considerou necessário parar e cuidar da sua saúde mental e física.

Rui Borges: «Compete-nos dar consistência ao que temos conseguido alcançar»

Rui Borges realizou durante este sábado a antevisão da partida entre o Sporting e o Arouca, relativo à Primeira Liga. O jogo é válido pela segunda jornada da competição. O técnico falou na Academia Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta revela que falou com Viktor Gyokeres enquanto jogador ainda estava no Sporting: «Queria ver a reação dele»

Mikel Arteta confirmou que telefonou a Viktor Gyokeres enquanto o avançado sueco ainda representava o Sporting. O jogador mudou-se para o Arsenal neste mercado de transferências, num acordo que pode chegar aos 76 milhões de euros.

FC Porto pretende facilitar a saída de defesa neste mercado

O FC Porto pretende facilitar a saída de Fábio Cardoso, jogador que não entra nas contas de Francesco Farioli. O defesa esteve emprestado na última temporada ao Al Ain, equipa da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Eis o valor da mais recente oferta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu

O Fenerbahçe apresentou uma proposta de 18 milhões de euros por Kerem Akturkoglu, mas a mesma foi rejeitada. O jogador é alvo do emblema turco que vai enfrentar o Benfica no playoff para a Champions League.