Mónaco: O que é feito deste projecto?

ligue 1

Na época passada um novo projecto surgiu – chama-se Mónaco e apostava num regresso do clube aos grandes palcos do futebol mundial. O projecto era ambicioso. Contou com contratações sonantes, como as de Radamel Falcao, João Moutinho, Ricardo Carvalho, James Rodriguez ou Eric Abidal. Mas o que mudou de uma época para a outra? A época passada foi sem dúvida um salto imenso para um clube que tinha acabado de chegar da segunda divisão francesa – terminou como segundo classificado e foi apenas superado pelo poderoso Paris Saint-Germain. E agora? Muitos foram os adeptos, e amantes do futebol, que ficaram desiludidos com o que aconteceu no último mercado de transferências: as saídas de Falcao e de James e nenhuma entrada de peso para as colmatar.

O caso deu que falar. Esperava-se que o magnata russo, Vadim Vasilyev, continuasse a levar a cabo a ideologia demonstrada no início da época transacta: contratar nomes sonantes e elevar o estatuto do Mónaco. Tal não aconteceu e o início da época mostrou uma série de resultados negativos que deixou os adeptos do clube monegasco em alvoroço. Chegou mesmo a falar-se em devolução de bilhetes de época. Para o novo treinador, o ex-leão Leonardo Jardim, o cenário também não se afigurava bonito. Deixou o projecto leonino para se juntar ao Mónaco na expectativa de rumar a maiores destinos, mas viu-se a braço com as saídas de dois pilares da equipa e com um plantel que, aparentemente, não estaria ao nível daquele que lutou pelo título na época passada. O projecto morreu, diziam. Eu discordo.

O projecto não morreu e está longe de morrer. Esta época será ligeiramente antagónica. O fair-play financeiro não permitiu que o clube fizesse grandes movimentações no mercado de transferências, o que fez com que o Mónaco se visse obrigado a apostar essencialmente nos seus jovens ou em jovens talentos provenientes doutros clubes. E talento não falta a estes miúdos! Nomes como Kurzawa, Germain ou Yannick Ferreira-Carrasco representam o talento proveniente das camadas jovens do clube e têm agora maior margem de manobra para jogarem mais minutos e demonstrarem o seu verdadeiro valor.

Moutinho e Bernardo Silva - as caras da experiência e da juventude no meio-campo monegasco  Fonte: Mónaco: madeinfoot.com
Moutinho e Bernardo Silva – as caras da experiência e da juventude no meio-campo monegasco
Fonte: Mónaco: madeinfoot.com

De outros clubes também chegou talento – Wallace, promissor central brasileiro, veio por empréstimo do Sporting de Braga, e Bernardo Silva, médio português proveniente do Benfica que tem brilhado com as cores do Mónaco e que promete cada vez mais vir a ser um dos maiores nomes do futebol nacional a vingar entre a elite mundial do futebol. Juntando estes novos talentos à experiência e qualidade de nomes como Berbatov, João Moutinho ou Ricardo Carvalho, acho que a equipa tem uma margem de progressão enorme, com idades e culturas muitos diferentes a convergirem e a crescerem juntas.

Este projecto está longe de morrer. Este ano, por razões externas, o Mónaco foi forçado a adoptar uma postura mais passiva no mercado de transferências e a apostar em empréstimos e em jovens talentos. As coisas têm vindo a melhorar e o mau início de época tem vindo a ser colmatado por um crescente rendimento no campeonato e por uma campanha sólida na Liga dos Campeões. Para além de tudo isto, ninguém me tira da cabeça que Vadim Vasilyev, juntamente com Leonardo Jardim, estará a preparar uma nova lista de alvos a contratar para a próxima época (ou até mesmo já no mercado de inverno) que irá deixar os seus adeptos muito satisfeitos e a recuperar a ideia original do projecto: grandes nomes para reerguer um grande clube.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador foi associado ao Sporting e admite: «A Premier League é um sonho»

Clayton Silva já foi associado ao Sporting. O avançado do Rio Ave foi um dos destaques da formação de Vila do Conde na última época.

Maurizio Sarri pode regressar a clube que bem conhece

Maurizio Sarri está livre no mercado, mas pode assinar nos próximos dias com a Lazio, equipa que já orientou.

UD Leiria proibida de inscrever jogadores pela FIFA

A UD Leiria está proibida de inscrever jogadores. A SAD do clube da Segunda Liga terá que regular a situação, para poder contratar novos elementos.

Gil Vicente fecha a porta de saída a médio

O Gil Vicente não tem intenções de perder Facundo Cáseres no mercado de transferências de verão e quer renovar contrato com o médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Cremonese e Spezia empatam e mantêm esperança na subida à Serie A

O Cremonese e o Spezia empataram a zero durante a noite desta quinta-feira, em jogo da primeira mão do playoff de promoção à Serie A.

Paulo Lopo fala da relação de Rui Costa e Frederico Varandas: «Se calhar há muitos anos que não existia uma relação tão próxima e...

Paulo Lopo assumiu que a relação entre Rui Costa e Frederico Varandas é muito positiva e próxima, admitindo que a final da Taça de Portugal não a afetou.

Portugal apura-se para a final do Euro Sub-17 2025 e já conhece adversário

Portugal e Itália enfrentaram-se durante a noite desta quinta-feira, em encontro das meias finais do Euro Sub-17 2025.