Monstro mas não tanto

- Advertisement -

ligue 1

Edison Cavani foi a contratação mais sonante a chegar ao Parque dos Príncipes para a época 2013/2014. Nasser Al-Khelaïfi continuou a investir no clube francês e, mais uma vez, sem mãos a medir: pagou 64,5 milhões de euros pelos serviços do avançado uruguaio.

O ponta-de- lança era a figura do Nápoles e veio para o clube milionário com o rótulo de monstro, de matador! E vinha com provas dadas. Na sua última época no clube italiano Cavani marcou 38 golos num total de 42 jogos divididos entre Serie A, Liga Europa, Supertaça de Itália e a TIM Cup, tendo sido coroado como melhor marcador da Serie A (2012/2013). O Paris Saint-Germain investiu num valor seguro; Cavani decidiu abraçar um projecto e elevar as suas ambições, principalmente nas competições europeias.

Cavani foi uma das contratações  mais sonantes do verão de 2013 Fonte: Getty Images
Cavani foi uma das contratações mais sonantes do verão de 2013
Fonte: Getty Images

No verão de 2013 o monstro sul-americano chegou a Paris deixando tudo e todos em sentido. Agora o Paris Saint Germain, só no ataque, tinha argumentos para deixar os guarda-redes adversários de bexiga apertada: Ibrahimovic e Cavani. Que dupla! Esperava-se dois dos melhores pontas-de-lança do mundo, matadores por natureza, assassinassem cada conjunto de redes e postes que lhes aparecesse à frente. Ibrahimovic cumpriu. Com pormenores fantásticos e com a sabedoria de toda uma carreira, leva 40 golos em 43 jogos na presente temporada. Cavani não se mostrou tão “matador” quanto se esperava. Pedia-se mais do que 22 golos em 39 jogos a um activo de 64,5 milhões de euros. A verdade é que não é fácil viver na sombra de Ibrahimovic, mas mesmo quando teve a oportunidades (sem o sueco) Cavani pouco mostrou. Com pequenas lesões a afectar o seu jogo, o uruguaio queixa-se de não conseguir encaixar no jogo de Blanc: “atualmente no PSG eu tenho de defender muito e vinha com uma ideia diferente do que seria o meu papel na equipa”, disse recentemente o n.º 9.

O que esperar de Cavani? Que se imponha? Uma saída no final da época? Quem irá cobrir o investimento feito pelo PSG? O avançado vinha para matar e pouco matou. Ibrahimovic continua a ser o rosto da equipa e nem a idade, nem a vinda de Cavani pareceram afectar o gigante sueco. O ex-jogador do Nápoles fala numa “revisão de papel na equipa” e já demonstrou interesse em jogar na Liga Inglesa. Será isso? Será que o futebol francês não é para Cavani? Encaixará Cavani num jogo mais físico e directo na melhor liga do mundo? Temos de esperar para ver. Esperemos que em breve Cavani confirme o rótulo de classe mundial com que veio do Nápoles. Ou no PSG ou noutro país. Agora aguardemos pelo Mundial. Vamos lá ver se Cavani consegue encaixar na selecção uruguaia ou se, à semelhança do que aconteceu com Ibra, Suaréz o vai remeter para um plano menor na equipa, sendo o goleador de serviço.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.